PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
Advertisements

Trata-se de uma apresentação feita por Sandra Teixeira no dia 17 de Agosto de 2006, no II Seminário de Desenvolvimento Gerencial e Organizacional da Secretaria.
O que se passa? O adolescente e a passagem para o Ensino Médio
Fatores de Risco Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados.
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
CADCAMP = CADASTRO SUS CAMPINAS
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
ESTUDO DE CASO.
Escola Secundária de Gama Barros Ano lectivo 2008/2009 Alunas: Ana Catarina Araújo Ana Rita Caetano Ana Rita Mixão Joana Brito 12ºCT1 Alunas: Ana Catarina.
Vila Nova Esperança Caracterização Socioeconomica.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
MANEJO E ABORDAGEM DAS CRISES EM SAÚDE MENTAL
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Relatório de Atividade
SANASA: UM OLHAR ALÉM DAS CONTAS
Admissão do paciente na unidade
Visitação Ao final da visita, o propagandista deve registrar por produto, o Objetivo de sua propaganda e o Assunto da Visita que realizou. Essas classificações.
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO
Anamnese Paulo Henrique J. Silva.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
Distúrbios alimentares
SAÚDE MATERNO INFANTIL
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Projeto de Vivência na Integração Médico Paciente - PROVIMP Agressividade na Prática Médica Luziane Santiago Silva.
Prevenção de doenças – Caso clínico
Conclusões e recomendações
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
Aspectos éticos e legais
A Oncologia Pediátrica no Brasil
C ASO 03 Caroline nº18 Felipe nº Germano nº. Radiologia EFHS, 32 ANOS, SOLTEIRO, NATURAL E PROCEDENTE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, CAMINHONEIRO, CATÓLICO,
TERRITORIALIZAÇÃO UBS Centro CAMBÉ-PR.
Inscrições nas ONGs 31 de JANEIRO a 4 de FEVEREIRO ONG Casa dos Meninos Rua Açucena do Brejo, 16ª - Tel.: ONG: Instituto Paulista de Juventude.
Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SIBILÂNCIA NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL.
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO ED
Fórum Permanente de Combate CENTROS DE CONVIVÊNCIA INFANTIL
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
Caso Clínico e História Natural das Doenças
Os problemas de saúde da Paula e de uma de suas filhas são graves, relacionados ao cérebro, conforme avaliação de um psiquiatra que nos acompanha nas.
SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS
O Programa ATITUDE – Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus familiares – é coordenado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento.
A articulação entre os serviços da proteção social básica PAIF e SCFV
Miriam Rafaela Raphael Quedayr.  NCS, 23 anos, do lar, 2º grau completo, entrevistada.  PSS, 33 anos, pedreiro, 1º grau incompleto, marido.  NCSS,
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
A Prevenção do Uso de Drogas na perspectiva da Associação Terra da Sobriedade Belo Horizonte 2015.
MÓDULO III - OBJETIVOS Determinar se é necessário referir urgentemente ao hospital Determinar os tratamentos necessários Para pacientes que precisam ser.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
Avaliação de Risco: Comportamento Suicida
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Psicopatologia.
C.A.I.S.M. DA ÁGUA FUNDA GERÊNCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE I
Depressão.
CASA DE AMPARO BOM JESUS Toioko Kussumoto 72 anos Tamanho: M Calçado: 34 Moradora há 02 anos e meio Solteira, nunca teve filhos, morava com os pais, aos.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA.
EE PROF. JOSÉ ARANTES TERRA PROGRAMA “CUIDE-SE BEM” Diretora – Rosemeire Esteves PMEC – Isabel Moura.
O HOSPITAL Enfª. Adriana santos. Hospital Hospital Produto Produto Cenário Cenário Empresa Empresa Saúde Saúde Sistema de Saúde/ Sistema de Saúde/ Sistema.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Compilação dos Dados Pólo III Ana Carla Dantas Keila Márcia Luciana Carceroni Paola Batista.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Acidente de Trabalho e suas repercussões: Estudo de caso Tatiana Thiago Mendes Psicóloga – CEREST Piracicaba.
CASOS CLÍNICOS Regras desta atividade científica:
AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.
Transcrição da apresentação:

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR CS Integração Adriana da Paz Mendonça João Paulo Rossato Sandra Castilho

Situação Problema Paciente adolescente apresentando distúrbio comportamental e hipoacusia à esquerda

Como este caso chegou até nós? Consulta durante atendimento aos adolescentes 11/08/09 18/08/09 14/08/09 13/08/09 Visita domiciliar Nova visita Retorno

Projeto Terapêutico Singular Keferson Igor Santos da Silva, 15 anos, negro, solteiro, natural e procedente de Campinas, estudante - cursando 8ª série do ensino fundamental, sem religião.

Projeto Terapêutico Singular Faz acompanhamento na Unidade Básica de Saúde Integração, mesmo a família pertencente a região de atuação da Unidade Básica de Saúde Pedro de Aquino – Balão do Laranja, mãe do adolescente, Ivanide, alega que não gosta do atendimento prestado no Balão, e não gostaria de ser transferida do Integração, apesar de morar mais perto do Balão. Paciente nasceu na Maternidade Celso Pierro em 18 de outubro de 1993, apresentando Apgar 9 no primeiro minuto e 10 no quinto minuto, pesando aproximadamente 2700g, parto vaginal, sem intercorrências.

Mãe refere que Keferson teve bom desenvolvimento neuropsicomotor. Aos três anos de idade apresentou quadro de meningite meningocócica, ficou internado por cerca de um mês, em coma, no Hospital Mário Gatti. Após alta hospitalar, mãe foi orientada a fazer acompanhamento na Unidade Básica de Saúde. Nesse período notou comportamento de hiperatividade, irritabilidade. Aos nove anos Keferson ficou órfão de pai ( falecido por causas externas), agravando a irritabilidade e provocando episódios diários de insônia. Desde então, mãe refere que Keferson não apresenta bom desempenho escolar ( já repetiu um ano). Relaciona-se com crianças mais novas, gosta de montar e desmontar sua bicicleta, alinhar e desarrumar algumas pedrinhas e palitos que usa como brinquedo. Há dez meses viu seu amigo ser assassinato na rua de sua casa. Refere que sempre sonha com o pai e com o amigo.

História Clínica - Mãe Ivanilde, 39 anos, negra, viúva, desempregada – recebe auxílio doença, escolaridade?, católica. Iniciou acompanhamento na UBS Integração em outubro de 1998, apresentando como queixa: nervosismo, labilidade emocional, irritabilidade. Foi examinada e teve como hipótese diagnóstica Episódio Depressivo leve/moderado, foi instituído tratamento com Imipramina. Retornou à UBS em 2000, revelando os mesmos sintomas, acrescidos de insônia, inapetência, anedonia. Foi instituído tratamento com Amitriptilina. Em 2001, iniciou com sintomas: dificuldade de preensão dos objetos, dor nos braços com irradiação para as mãos. Foi encaminhada para Centro de Saúde do Trabalhador; Há três anos recebe benefício do INSS, por doença ocupacional? Apresenta irregularidade na continuidade do tratamento proposto pela psiquiatria, comparece nos períodos de crise. Não comparece nas consultas, ou chega atrasada, ou comparece apenas para renovar passe de ônibus.

Genograma Família Materna Família Paterna Núcleo Familiar Ivanilde, – mãe Áureo, 23 anos – filho Keferson , 15 anos- filho Outro filho(anotar nome)

Condições de habitação Casa pequena de alvenaria, piso de cimento, divisões entre cômodos feita por panos; Energia elétrica e água encanada; Banheiro?? Esgoto?? Má iluminação e ventilação (presença de uma única “janela”; Ambiente quente, telha de “Brasilit”; Falta de organização na casa e quintal;

Geladeira Pia Fogão Cama Ivanilde Cama Keferson TV + DVD PC Armário Porta Janela

Rede Social de Apoio COMUNIDADE AMIGOS FAMÍLIA TRABALHO

Vulnerabilidade Fatores de Risco Idade 15 anos; Fatores de Proteção Paciente apresentando distúrbio comportamental (infantilização, mau rendimento escolar); Perda auditiva; Mãe com problemas como cuidadora; Pai falecido provavelmente por causas externas; Instabilidade familiar (irmão de 23 anos preso duas vezes: por assalto e falsidade ideológica); Ambiente domiciliar desfavorável (pequeno com má iluminação, ventilação; vizinhança com presença de traficantes e usuários de drogas ilícitas); Descontinuidades frequentes (somente procura atendimento nas crises); Fatores de Proteção Paciente tem planos para o futuro, quer ser cantor ou mecânico ou militar; Tem discernimento de atitudes erradas; Mãe procura atendimento médico sempre que há dificuldades com o filho; Mãe nota, com facilidade, alterações de humor e comportamento no filho; Possuem residência, mesmo que inadequada; Paciente relaciona-se bem socialmente, tem amigos na escola e na vizinhança; Mãe e paciente têm suporte financeiro familiar (filho mais velho ajuda com frequência); Vulnerabilidade

Lista de problemas

Equipamentos Sociais – Campos Elíseos Presença de Unidade Básica de Saúde –Balão do Laranja; Presença de escolas públicas; Presença de supermercados; Presença de igrejas (católicas e evangélicas); Sociedades beneficientes; Bancos; Transporte público.

Equipamentos Sociais – Castelo Branco Presença de Unidade Básica de Saúde – Integração; Presença de Escola Pública; Igrejas Presença de Projetos Sociais - Progen, Casa de Cultura Tainã.

Proposta de PTS Curto prazo: recolocação da pilha do aparelho auditivo; documentação para obtenção de passe de ônibus; iniciar acolhimento com Dr Elson Terapêutico- recuperação da auto-estima Diagnóstico

Proposta de PTS Médio prazo: Longo prazo: investigação sobre estado emocional da mãe; Interface com a Assistência Social; Longo prazo: reinserção da mãe ao mercado de trabalho; curso profissionalizante para Keferson; estudar possibilidades de reinserção social para o irmão recluso.