Lição 5 - Exilados missionários

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“E aquele que vive, estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos” (Ap 1:18).
Advertisements

“Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.” (Lucas 7:47).
São Joaquim e Santa Ana Pais de Nossa Senhora.
história da salvação A História da Salvação
Culto de Celebração 03/01/10.
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
Vimos a Estrela.
Com a graça de Deus, a família cristã vencerá os desafios da vida.
DEUS ESTÁ PRESENTE Senhor, tu me sondas e me conheces.
Compreender que o sucesso de um discípulo não depende de títulos nem de símbolos de autoridade. Aceitar que o Espírito Santo colocará nos discípulos.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Hebreus 7 A Aliança Superior
O Livro da Sabedoria.
JUSTOS INJUSTOS 1ª RESSURREIÇÃO JESUS VOLTA MORTOS VIVOS ÚLTIMOS DIAS
A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS, NO MONTE TABOR
Transformado pela provação
Estudo para Crianças, Intermediários e Adolescentes
PROSSEGUINDO PARA OS NOSSOS ALVOS
VENCER AS OPOSIÇÕES PARA PROSPERAR
A fidelidade e integridade do mordomo José
As indiscutíveis marcas dos cristãos
VITÓRIA CONTRA OS FARAÓS
Ministério da Devoção Pessoal. Ministério da Devoção Pessoal.
TEMAS BÍBLICOS.
REUNIÃO DA AREPE SER UM HOMEM CHAVE.
CAMPANHA DE JEJUM DA LUZ APOSTÓLICA
Série: Atos dos apóstolos Atos
Cesar e Deus.
14 O cristão e a cidadania. 14 O cristão e a cidadania.
#FÉqueMUDA. Como é que o nosso antepassado Abraão foi aceito por Deus? Foi pelo que fez quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar.
Daniel da cova dos leões
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
A verdadeira conversão
No princípio Deus criou os céus e a terra
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
“Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e valente, o Senhor valente nas guerras.” Sl 24.8.
Ansiar por uma fidelidade à Aliança com Deus, sem cedências. Levar o povo de Deus à presença do Senhor mediante a oração intercessora.
LIÇÃO 4 A PROVIDÊNCIA DIVINA NA FIDELIDADE HUMANA
Os amigos que ganhamos para Jesus São tão valiosos como os diamantes
ASSUNTO: A PÉROLA DE GRANDE VALOR TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 13:45-46
SINAIS DA ESPERANÇA.
UM LIVRO PARA TODOS OS TEMPOS PALAVRA DE DEUS UM LIVRO PARA TODOS OS TEMPOS.
DANIEL Cap. 1.
“...Pois eu sou o SENHOR que os cura.” Ex 15.26b
SLIDE ANTERIORPRÓXIMO SLIDE “Como o bramido do leão, assim é a indignação do rei; mas seu favor é como o orvalho sobre a erva” (Provérbios 19.12)
Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Leia antes os capítulos 5 e 6 Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
Exilados que se tornaram missionários 05 “Foi –lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas O servissem;
Lição da Escola Sabatina Missionários Exilados
Ele não aparece no Antigo Testamento usado pela comunidade que produziu os manuscritos do Mar Morto; Deus não é citado; Não há referências à oração, aos.
38 - A INFLUÊNCIA SOBRE OS VIZINHOS
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
AS MISSÕES INTERCULTURAIS
No mês de setembro, dedicado à Bíblia,
O Mundo Inteiro Precisa Ouvir ?
A Cruz Era Nossa Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida.
1. Introdução – Num show, repleto de fãs, Fred Mercury, já contaminado com AIDS, fez a seguinte pergunta: “Para que serve a vida?” – Ninguém soube responder.
LIÇÃO 11 A SUPEREXPOSIÇÃO MIDIÁTICA DA IGREJA
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS.
01. Quão determinantes foram as influências familiares e culturais na formação do rei Josias? Podemos culpar o meio em que vivemos pelos nossos defeitos.
01. Por que o remanescente que Nabucodonozor deixara em Jerusalém tinha tanto interesse em se refugiar no Egito? Por escolheram não permanecer em Jerusalém?
01. O que uma leitura demorada e atenciosa do livro de Jeremias revela sobre o caráter de Deus? Qual a impressão que os personagens do Antigo Testamento.
DANIEL O FIEL. “Fidelidade é o atributo de quem conserva, mantém ou preserva suas características originais. Constância, firmeza nas afeições e nos sentimentos,
Lição da Escola Sabatina 24 de janeiro a 30 de janeiro de 2016
6ª AULA – CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS
23 DE ABRIL DE 2016 A autoridade do Filho do Homem E todos ficavam deslumbrados com o seu ensino, pois que sua palavra era ministrada com autoridade. (Lc.
$ 72 Bilhões de Dolares $ 70 Bilhões de Dolares $ 53 Bilhões de Dolares.
Atos 7. 1 Então o sumo sacerdote perguntou a Estêvão: "São verdadeiras estas acusações? 2 A isso ele respondeu: "Irmãos e pais, ouçam-me! O Deus glorioso.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

Lição 5 - Exilados missionários

01. Que convicções altruístas tinham os exilados Daniel, José, Neemias e Ester? Essas convicções são importantes para quem aguarda a volta de Jesus? Eles criam que: (1) Os descendentes de Abraão tinham a missão de evangelizar as nações (Gn 22:18); (2) Eram embaixadores do Céu (Hb 11:13); (3) A fé deve estar fundamentada em Deus e não nas circunstâncias; (4) O Senhor lhes daria a resiliência. Hoje, temos que: (1) Ter espírito missionário e aproveitar as circunstâncias boas ou adversas para pregar o evangelho; (2) Ser embaixadores do Céu (2Co 5:20); (3) Ter a esperança de que a nossa pátria está no Céu (1Pe 2:11). O relato dos jovens exilados mostram que todos aqueles que vivem piedosamente receberão o reconhecimentos das autoridades civis e eclesiásticas, e Deus jamais permitirá que passem por lutas, fornalhas e adversidades.

02. Por que Daniel e seus três amigos são excelentes exemplos de como os cristãos devem se relacionar com a cultura do seu país? Daniel e seus amigos tiveram uma vida ativa no exílio: fixaram residência, estudaram e trabalharam ali. Todavia, priorizaram Jeová (mesmo diante de ameaças) não contaminando-se com comidas impróprias nem com os costumes pagãos de Babilônia. Daniel e seus três amigos, bem como José, Ester e Neemias atuaram diretamente entre seus governantes. São exemplos para adventistas que desejam ser políticos e contribuir para uma política limpa e honesta, com leis mais justas e decentes. Hoje, muitos perdem sua identidade cristã ao absorverem os costumes do seu pais, mesmo aqueles que são contrários aos princípios divinos. Outros, rejeitam a sociedade e se isolam. É preciso ter equilíbrio e aproveitar o que a cultura tem de salutar.

03. Daniel foi presunçoso por orar no alto de seu quarto com as janelas abertas, quando a ordem foi para não orar a ninguém exceto ao rei? Daniel orou na janela para mostrar aos seus oponentes que nenhum mal poderia lhe acontecer, pois: (1) era servo do Deus eterno; (2) era um alto funcionário do governo; e (3) gozava de prestígio e consideração por parte do rei Dario. Daniel não foi presunçoso. Era seu costume orar na janela, voltado para a cidade de Jerusalém (Dn 6:10). Se ele tivesse mudado o seu hábito de oração, teria parecido que estava cedendo às exigências do decreto. Por isso, permaneceu firme. A vida de oração de Daniel parece ter sido marcada pela constância: a hora do dia, a postura e o local. Seria proveitoso se tivéssemos hábitos diários, como oração algumas vezes ao dia e leitura da Bíblia. Esses hábitos fortalecerão no fé em Deus.

04. Quais as características predominantes daqueles que foram levados cativos? Essas características são importantes para quem aguarda a volta de Jesus? Os exilados não abriram mão dos seus princípios religiosos, mesmo sob pressão dos seus superiores pagãos: "Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as iguarias do rei"; "não adoraremos a imagem de ouro que levantaste". Os exilados priorizaram sua fidelidade e lealdade a Deus, mesmo diante de um aparente "abandono" divino. Hoje, muitos cristãos fazem concessões e absorvem o que o mundo oferece: modas extravagantes, casamento com descrentes, alimentos insalubres. "A maior necessidade do mundo é de homens que não se comprem nem se vendam; cuja consciência seja tão fiel aos princípios como a bússola o é ao polo; que permaneçam firmes pelo que é reto ainda que caiam os céus." (Educação, 57).