DOR A dor é a maneira de o corpo avisar que há alguma coisa errada. As raras pessoas que nascem sem a capacidade de sentir dor podem experimentar, graves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecido Muscular.
Advertisements

AUDIÇÃO OLFATO PALADAR.
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS II.
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso é o sistema que coordena todas as atividades do nosso organismo. Desde o movimento dos membros até a produção dos glóbulos sangüíneos,
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.
O corpo humano... nossa central de análises!. o corpo humano... nossa central de análises!
Transmissão do impulso nervoso em neurônios mielínicos
Visão.
OS SENTIDOS.
Aula 2 São dois modos de individuação, dois modos de temporalidade muitos diferentes. De um lado, Cronos, “o tempo da medida, que fixa as coisas e as pessoas,
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
A evolução humana através dos sabores
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
A GUSTAÇÃO A gustação é um sentido fundamental para o complexo processo alimentar. Sem o paladar, o homem não teria tanto interesse pela comida.
2. Órgãos dos Sentidos.
Olfato Katiane,karen,Luana.
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
SISTEMA SENSORIAL.
Alguns dos cinco sentidos.
SISTEMA SENSORIAL Órgãos do Sentidos.
Os Sentidos Percepção e sensações.
Saúde, vida e cérebro.
Sentidos somáticos Soma = corpo; somático = relativo ao corpo
Componentes do Sistema Nervoso Central
Ciências Cap. 09 – Sistema sensorial Prof.: Samuel Bitu.
OS CINCO SENTIDOS.
Encare as perguntas e mostre o que você sabe sobre os sentidos.
Sistema Sensorial.
Unidade 4 Capítulo 12 Funções de relação 2
Órgãos dos sentidos Prof. Marcos Areal.
SISTEMA NERVOSO.
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO CENTRAL CENTRAL : ENCÉFALO E MEDULA ESPINHAL
Como se denomina a alteração brusca na carga elétrica das superfícies interna e externa da membrana plasmática, causada por um estímulo de natureza.
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º Bimestre/2010 – 8º Ano
Sistema Sensorial Caderno 3 (grupo 08) Teoria: páginas 127 – 134
SISTEMA SENSORIAL II AUDIÇÃO E EQUILÍBRIO
OLFATO O olfato humano é pouco desenvolvido se comparado ao de outros mamíferos. O epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais,
OS SENTIDOS.
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 8º Ano 4º bimestre/2011
FISIOLOGIA DA GUSTAÇÃO & OLFAÇÃO
Funcionamento Global do Cérebro Humano
PPB – Aula 2 Os sentidos.
Sistema Nervoso.
NEUROFISIOLOGIA IV - Sensibilidade.
FATOS SOBRE SEU CÉREBRO. ATRIBUTOS FÍSICOS PESO? 3 lbs.
O corpo humano sistema nervoso e órgãos sensoriais parte 2
Os sentidos.
ESCLEROSE MÚLTIPLA.
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães
Os 5 Sentidos.
O RITMO DO SONO.
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS: SENSAÇÃO
Consciência do corpo: Eu e os meus 5 sentidos
Sistema Nervoso.
Estesiologia Profa. Dra. Marta Luppi.
Nossa relação com o mundo: os órgãos sensoriais.
Processamento da informação visual
Processos Psicológicos Básicos. Sono & Aprendizagem Maas (1999, apud Myers, 2006, p.202) Assinale “V”, para “verdadeiro” ou “F”, para “falso”: 1) Eu preciso.
Odores e Sabores.
Sistema Nervoso.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI GINCANA GÉSSICA CRUZ ROZELI MARIA.
SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir.
SISTEMA NERVOSO.
OS SENTIDOS PALADAR.
Transcrição da apresentação:

DOR A dor é a maneira de o corpo avisar que há alguma coisa errada. As raras pessoas que nascem sem a capacidade de sentir dor podem experimentar, graves ferimentos sem serem alertados pelos sinais de perigo da dor. Em geral, morrem no início da vida adulta. Sem a dor, os efeitos das lesões e infecções incontroladas se acumulariam.

O que é a dor? A dor é uma propriedade não apenas dos sentidos da região em que a sentimos – mas também do cérebro. Também em 7 de 10 amputados podem sentir dor ou movimento em membros inexistentes (membro fantasma). Uma teoria da dor (controle e/ou do portão de entrada), diz que um “portão” na medula espinhal se abre para permitirmos que os sinais de dor percorram pequenas fibras nervosas para alcançarem o cérebro, ou fechar para impedir sua passagem.

Como a dor é um fenômeno ao mesmo tempo fisiológico e psicológico muitas vezes pode ser controlada por tratamentos clínicos e psicológicos (drogas, cirurgia, acupuntura, estimulação elétrica, massagem, treinos, hipnose, e exercícios de relaxamento e distração do pensamento).

Paladar O sabor da comida é formado por uma complexa combinação de paladar e olfato. Se você tapar o nariz enquanto come, a maior parte do sabor dos alimentos desaparecerá, embora você ainda seja capaz de reconhecer sabores amargos, salgados, ácidos ou doces.

As células receptoras para o paladar localizam-se nos botões gustativos, em sua maioria presentes na ponta, nos lados a na parte de trás da língua. A ponta da língua é mais sensível ao que é doce e ao que é salgado; a parte de trás é mais sensível aos sabores amargos, e as laterais, aos ácidos.

Um adulto possui cerca de 10 mil bastões gustativos Um adulto possui cerca de 10 mil bastões gustativos. Esse número diminui à medida em que envelhecemos, fato que explicam em parte, porque os idosos geralmente perdem o interesse pela comida. Lembrando que também o fumo e o álcool aceleram o declínio nas papilas gustativas.

Os botões gustativos estão embutidos nas papilas gustativas, saliências que podem ser vistas se você olhar sua língua no espelho. A interação química entre as substâncias alimentares e as células do paladar faz com que os neurônios adjacentes disparem, enviando um impulso nervoso para o lobo parietal do cérebro e para o sistema límbico. O paladar, assim como os outros sentidos, apresentam adaptação.

Olfato Como o paladar, o olfato é um sentido químico. Mas não há sensações básicas para o olfato, como acontece com o tato e o paladar. Ao contrário das células receptoras da retina, cerca de 5 milhões de células receptoras olfativas reconhecem moléculas de odor individuais, com alguns odores acionando uma combinação de receptores. Como outros estímulos, os odores podem despertar memórias e sentimentos de forma espontânea.

É importante salientar como curiosidade, de que a respiração vem em pares – inalar, exalar-, exceto em dois momentos:nascimento e morte. A cada dia, você inala e exala quase 20.000 vezes o ar que sustenta a vida, você banha as narinas com um fluxo de moléculas impregnadas de cheiro.

Posição e Movimento do Corpo Os humanos estão equipados com milhões de sensores de posição e movimento. Encontram-se por todo o corpo – nos músculos, tendões e articulações – e transmitem incessantemente informações para o cérebro. Esse sentido da posição e movimento do corpo é a cinestesia.

Um sentido vestibular monitora a posição e o movimento da cabeça (e assim do corpo). O giroscópio biológico para esse sentido do equilíbrio situa-se no ouvido interno. Se você der várias voltas e parar de repente, o líquido nos canais semicirculares e receptores cinestésicos não retorna de imediato a seu estado neutro. O efeito posterior engana seu cérebro com a sensação de que ainda está girando.