LOGO ZEND Framework. FRAMEWORK  O que é?  Um framework nada mais é do que uma arquitetura “padrão” que fornece várias ferramentas comuns a todo tipo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mini-curso desenvolvendo aplicações com Zend Framework
Advertisements

Instalação e Configuração
Programação em Java Prof. Maurício Braga
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Framework para desenvolvimento web
Iniciando na plataforma Eclipse
OLÁ IPHONE! Entendendo o básico do xcode por Glauco Primo.
Tutorial I: Criando a interface de uma aplicação em Java
Emitindo seu Certificado Digital
Tutorial de utilização do
Templates/ Modelos Templates são documentos que podem ser usados como um modelo para outras páginas com o mesmo lay-out, ou seja, é uma espécie de frame.
WebWork e JSP Keven andrade
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
Tecnologias para Internet
TUTORIAL – MICRO SERVIDOR OS PASSOS NESTE TUTORIAL TERÃO QUE SER EXECUTADOS NO MICRO SERVIDOR, OU SEJA, O COMPUTADOR QUE IRÁ SER GRAVADO O BANCO DE DADOS.
Informática 2° Bimestre Luiz Antônio.
Instalação e Configuração
Servidor HTTP (Apache)
7 - Criação de Páginas Web DREAMWEAVER Pt.2
Mini Curso Ferramentas de Manutenção: R – Studio
Programação II Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Utilizando recursos especiais do Webnode
Daniel Alexandro/Reniê Delgado/Vanessa Ogg
Desenvolvendo para a web com Grails
Gpnet Criando um novo módulo.
Framework gpnet.
WINDOWS Professor: Leandro Crescencio
Microsoft® Lync™ 2010 Treinamento do Representante
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Sistemas Operacionais
GERENCIANDO PORTAIS COM O CMS Prof. Bruno Catiari - Faculdade São Mateus.
Tutorial 14 Descompactando uma pasta de arquivos Use a seta do teclado para avançar.
Sistemas Operacionais
1. Aprenda o básico sobre o Google
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
Prof. Alexandre Monteiro Recife
Prof. Roberto Rosa Aula 9.  Agora vamos inserir dados no Banco de Dados. Para isso precisamos de 3 coisas:  Netbeans instalado.
Acessando o WI Após fazer o deploy pelo Tomcat, digite
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
Felipe Ferreri Tonello
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
Implementação MVC Pedro Antonino.
Unidade 6 – Formulários HTML Prof.: Henrique Santos
TUTORIAL – MICRO SERVIDOR OS PASSOS NESTE TUTORIAL TERÃO QUE SER EXECUTADOS NO MICRO SERVIDOR, OU SEJA, O COMPUTADOR QUE IRÁ SER GRAVADO O BANCO DE DADOS.
7 - Criação de Páginas Web
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
LOGO ZEND Framework. FRAMEWORK  O que é?  Um framework nada mais é do que uma arquitetura “padrão” que fornece várias ferramentas comuns a todo tipo.
ZEND Framework Alexsander Muraro.
Programação para Internet
LOGO ZEND Framework. application.ini e.htaccess  Configurações do aplication.ini:  Baixe o arquivo no site do mini curso
Protegendo pasta na rede com senha no windows -XP
21/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
Medidor de Tanques VEEDER ROOT - TLS-300/350.
Ferramentas para Sistema Web Sistemas de Informação Aula 9 – 08/05/2013.
Como usar HTML em seus anúncios no MercadoLivre
Utilizando subversion como controle de versão
Universidade Federal de Sergipe Departamento de Sistemas de Informação Bruno Cruz Jessica Rodrigo Aragão – ASP.NET MVC 3.
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Acesso à Dados – ZEOS x Delphi
Parte III: Criando a primeira aplicação
Duvidas Frequentes 09/01/2009. Atualizando o SISMOURA.
Microsoft SQL Server 2008 Como instalar a versão Express Edition.
Aplicações em Três Camadas MVC – Model, View, Control.
INTRODUÇÃO AO FRAMEWORK YII Prof. Marcelo Paravisi.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Playframework 2.0. O que veremos hoje Playframework 2.0 Instalação Criação e Execução de uma Aplicação Estrutura de uma Aplicação Exemplos.
Transcrição da apresentação:

LOGO ZEND Framework

FRAMEWORK  O que é?  Um framework nada mais é do que uma arquitetura “padrão” que fornece várias ferramentas comuns a todo tipo de projeto;  Utilizam os mais variados tipos de padrões de projeto para proporcionar um ambiente de desenvolvimento extremamente produtivo.

FRAMEWORK  VANTAGENS  Padronização de processos.  Uso constante das boas práticas de desenvolvimento.  Enorme gama de recursos disponiveis.  Re-uso de código.  Flexibilidade e Extensibilidade dos projetos.  Fácil manutenção.  Produtividade.

Framework X Biblioteca de Classes  Bibliotecas:  Bibliotecas são apenas bibliotecas, fornecem vários recursos independentes que as vezes fica dificil interagirem entre si.  Framework:  Além de fornecer vários recursos como biblioteca, proporciona todo um ambiente padronizado, que, uma vez seguido de acordo, fica sendo extremamente produtivo com o reutilização de muitos trechos de código.

Introdução ao Zend Framework  O que é?  Framework open-source para desenvolvimento orientado a objeto escrito em PHP 5.  Mantido pela Zend Technologic Inc.  Usa a arquitetura Model-View Controller (MVC). Isto é usado para separar as diferentes partes de sua aplicação para tornar o desenvolvimento e manutenção mais fácil.

Padrão MVC  MODEL  É a parte que se preocupa com os dados específicos a serem mostrados. Dessa forma, model é geralmente relacionado com a lógica de negócios de uma aplicação e administra o carregamento e o salvamento de dados em um banco de dados, web services, feeds, etc.  VIEW  É a parte responsável pela visualização do que é mostrado para o usuário. Ex:. html, javascript, css.  CONTROLLER  Gerencia o ambiente da requisição, isto é determina o que irá ser o fluxo entre o view e o model para garantir que as informações corretas sejam mostradas na página.

FLUXO MVC Controller Model View HTML CSS JAVASCRIPT Gerenciador do fluxo da aplicação. BANCO DE DADOS; FEED; WEBSERVICES;

ZEND TOOL  A Zend Tool:  É uma ferramenta para criação de controllers, views, models, projetos entre outros recursos do ZF via linha de comando.  Então o primeiro passo para podermos utilizar a Zend Tool é baixar o pacote do Zend Framework no site (disponível na pasta programas na desktop)

ZEND TOOL  Instalação  Primeiramente devemos verificar se o comando php está disponível no nas variáveis de ambiente no windows. Iniciar; Meu computador; Clique direito e vá em propriedades. Na guia ‘Avançado’, vá em Variáveis do Ambiente/Sistema; Em Variáveis do Sistema, procure a PATH; Clique para editá; E adicione no final a caminho do php.exe –;C:\xampp\php Clique em ok, nas vezes em que aparecer;

ZEND TOOL  Instalação

ZEND TOOL  Instalação  Agora iremos fazer o mesmo procedimento anterior. Porém antes vamos descompactar a bibiloteca da Zend Framework na área de trabalho pasta programas. Após decompactar na pasta (C:\Program Files\); Renomearemos para Zend Framework; Em Variáveis do Sistema, procure a PATH; Clique para editá-la; E adicione no final a caminho do zf.bin –;C:\Program Files\Zend Framework\bin Clique em ok, nas vezes em que aparecer;

ZEND TOOL  Instalação

ZEND TOOL  Instalação  Agora reinicie o windows.  Para testarmos a zend tools:  Com a tecla windows + r;  Digite cmd  No console digite: zf show version, tecla enter;

ZEND TOOL  Instalação

ZEND TOOL  Criando um projeto via ZEND TOOL  No console do windows digite: zf create project "C:\Documents and Settings\developer\Desktop\projeto“  Note que foi criada uma pasta projeto na desktop;

ZEND TOOL  Criando um projeto via ZEND TOOL

ZEND TOOL  Criando um projeto via ZEND TOOL

INTEGRAÇÃO ZEND TOOLS e NETBEANS  INTEGRAÇÃO  Essa integração é bastante interessante. Pois o netbeans possui um console extremamente eficaz. Autocompleta os comandos; Mostra os parâmetros de cada comando; Aumenta consideravelmente a produtividade na utilização da IDE Netbeans.

CONFIGURAR VIRTUALHOST NO APACHE  APACHE  Para deixarmos a nossa aplicação mais segura devemos criar um virtualhost. Demonstração –Arquivo: »C:\xampp\apache\conf\extra\ »httpd-vhosts.conf »Reinicie o apache. Abra o arquivo host na pasta: –C:\WINDOWS\system32\drivers\etc –Adicione a seguinte linha: » zend.localhost

INTEGRAÇÃO ZEND TOOLS e NETBEANS  httpd-vhosts.conf Essa configuração veremos na prática mais adiante.

INTEGRAÇÃO ZEND TOOLS e NETBEANS  INSTALAÇÃO  É bastante simples, em poucos passos é possível fazer a instalação. Abra o NETBEANS; Vá em Tools(Ferramentas) > Options(Opções); Clique em PHP; Na aba Zend, tem a input Zend script; Vá em Browse e procure a pasta bin onde foi descompactada o Zend Framework, pois ela contém o zf.bat. –Note que no nosso exemplo, como já fizemos isso para utilização no console, já aparece o caminho correto do nosso zf.bat. Clique em Register Provider, e depois em OK.

INTEGRAÇÃO ZEND TOOLS e NETBEANS  INSTALAÇÃO

CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS  NOVO PROJETO  Iniciando a parte prática do mini curso, iremos agora criar um novo projeto.  O projeto consistirá em uma agenda de contatos; Vá em file(arquivo) > New Project(novo projeto); Na categories(categorias), selecione PHP Application; Clique em next; Em Project Name(Nome do projeto) digite: –zend Em source files(código fonte) digite o seguinte caminho –C:\xampp\htdocs\zend »Caminho que o apache utiliza para disponibilizar as aplicações web; »Pasta zend para o nosso sistema de contatos; Clique em Next >.

CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS  NOVO PROJETO

CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS  NOVO PROJETO  Continuação; Em Run Configuration(Executar Configuração); Run As(Executar como) selecione –Local Web Site; Project URL digite; – (VirtualHost) Clique em Next >;

CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS  NOVO PROJETO

CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS  NOVO PROJETO  Continuação; Em PHP Frameworks(Estrutura PHP); Selecione o check box: –Zend PHP Web Framework; Clique em Finish(Finalizar); Pronto está criado o nosso projeto.

CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS  NOVO PROJETO

CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS  NOVO PROJETO

CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS  ZEND TOOL  Agora vamos utilizar o console no NETBEANS; Na guia Projects(Projetos) –Clique com o botão direito > Zend > Run Command... Isso irá abrir o console do zend tool no NETBEANS.

CRIANDO UM PROJETO NO NETBEANS  ZEND TOOL

VISUALIZANDO O PROJETO  Acesse:

application.ini e.htaccess  Configurações do aplication.ini:  Explicação;  Demonstração; .htaccess(mod_rewrite)  Explicação;  Demonstração.

Model  SQL  Baixe o arquivo no site do mini curso Arquivo: –zend.sql  Abra pgadmin Crie um novo banco com o nome zend. Execute o sql.

Model  Criando DB-Table  Abra o console do zend tool no NETBEANS; –Dica: Marque a opção: Keep this dialog.  No console digite no filter: create db-table  E no Parameters Albuns TB_ALBUNS  O Zend Tools criou na pasta model/DbTable o seguinte arquivo de classe: –Albuns.php  Demonstração.

ZEND LAYOUT  ZEND LAYOUT  Com ele você cria perfis de interfaces comuns e automaticamente o Zend “recheia” seu layout com a template da action requisitada.  Veja na figura a seguir;

ZEND LAYOUT

 ATIVANDO  Abra o console do zend tool no NETBEANS;  No console digite no filter: enable layout  Note a pasta layout foi criada juntamente o arquivo layout.phtml;  Demonstração(layout.phtml)

Listando álbuns  Demonstração  IndexController.php  Demonstração  Index.phtml

Formulário(ZEND_FORM)  Criando FORM  Abra o console do zend tool no NETBEANS; –Dica: Marque a opção: Keep this dialog.  No console digite no filter: create form  E no Parameters Album  O Zend Tools criou na pasta form no seguinte arquivo de classe: –Album.php  Demonstração  forms/Album.php.

CRIANDO ACTION NO CONTROLLER  Criando ACTION  Abra o console do zend tool no NETBEANS; –Dica: Marque a opção: Keep this dialog.  No console digite no filter: create action  E no Parameters add Index delete Index Edit Index  O Zend Tools criou na classe IndexController as seguintes actions: –addAction(), deleteAction(), editAction();

CRIANDO ACTION NO CONTROLLER  Demonstração  addAction() e add.phtml;  editAction() e edit.phtml;  deleteAction() e delete.phtml;

Considerações da Aula 1  Essa aula abordou o básico da utilização do framework.  E foi baseada no tutorial do Rob Allen  Started-with-Zend-Framework.pdf Started-with-Zend-Framework.pdf  Existem muitos outros componentes para utilizar.  Veremos amanhã:  Zend_Auth  Zend_Form(Avançado)  Zend_Session  Zend_Translate  Zend_Validate

Zend_session LOGO

Zend_Translate LOGO

Zend_Validate LOGO

Alexsander Muraro Mauro Marinho