FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Advertisements

Política de Atenção à Saúde da Mulher
Assistência a Saúde da Mulher
II JORNADA CATARINENSE DA MULHER ADVOGADA
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
A Medicina e a Condição Feminina
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER Brasília, 2005
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
Saúde e Prevenção nas Escolas
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
SECRETARIA DA SAÚDE DO PIAUÍ
FÓRUM SAÚDE DA MULHER NO SÉCULO XXI
Profª Clair Castilhos Coelho Departamento de Saúde Pública - UFSC
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA SMS - SP
Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
Política Nacional de Humanização
Saúde sexual Habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, de gestações.
POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
Política Nacional de Atenção Integral á Saúde da Mulher
SAÚDE DA MULHER Lutas do movimento feminista: promoção, proteção e recuperação dos corpos femininos, independentes do período reprodutivo e/ou gestacional.
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA
PROGRAMAS DE SAÚDE PROF.ª CHARLENE
Rede de Promoção da Saúde
“A Lei Maria da Penha é uma das mais belas novidades transformadoras do Brasil pós Constituição de Ela coíbe exemplarmente a violência contra a mulher.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Saúde Integral da Criança
EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE ATENÇÃO À SAUDE DA MULHER
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
1.
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
SAÚDE REPRODUTIVA DAS PESSOAS QUE VIVEM E CONVIVEM COM HIV
Políticas Públicas da Saúde da Mulher
Programas e Ações previstos pelo SUS
1.
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
PROGRAMAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Profª Drª Maria Antonieta Rubio Tyrrell Presidenta de la ALADEFE/UDUAL
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS AUDIÊNCIA PÚBLCA CPI DA PEDOFILIA
10ª Reunião Plenária da CNPD
Programa de atenção a saúde do Adolescente
POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Faculdade de Tecnologia e Ciências IV Semestre – Psicologia Saúde Coletiva Amélia Guimarães Jeciana Botelho Thamires Lima Sumaia santos.
Políticas Públicas de Saúde para Mulheres Avanços e retrocessos
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
CRIAÇÃO DO NASF.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA SITUAÇÃO ATUAL Brasília – DF Outubro de 2011 Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas SEPPIR-PR.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS Política Nacional de Atenção integral à Saúde da Mulher As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Freqüentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos.

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS Política Nacional de Atenção integral à Saúde da Mulher ASPECTOS CONDICIONANTES: discriminação nas relações de trabalho sobrecarga com as responsabilidades com o trabalho doméstico. Raça e etnia situação de pobreza Maior longevidade Maior índice de adoecimento

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS Política Nacional de Atenção integral à Saúde da Mulher Breve histórico: Início século XX políticas restritas à gravidez e parto; Décadas de 30, 50 e 70, traduziam uma visão restrita sobre a mulher (dona-de-casa e mãe) 1984, o Ministério da Saúde elaborou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM); no período de 84 a 89 e na década de 90, processo de municipalização e principalmente pela reorganização da atenção básica beneficia os programas de atenção à mulher;

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS Política Nacional de Atenção integral à Saúde da Mulher Breve histórico: 2003, a Área Técnica de Saúde da Mulher identificam necessidade de articulação com outras áreas técnicas e da proposição de novas ações: Atenção às mulheres rurais, com deficiência, negras, indígenas, presidiárias e lésbicas e a participação nas discussões e atividades sobre saúde da mulher e meio ambiente.

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS Política Nacional de Atenção integral à Saúde da Mulher Situação sócio-demográfica: A Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher deve contemplar a população feminina acima de 10 anos, hoje estimada em 73.837.876 pessoas. As mulheres em idade reprodutiva, ou seja, de 10 a 49 anos, são 58.404.409 e representam 65% do total da população feminina, segmento social importante para a elaboração das políticas de saúde.

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS Política Nacional de Atenção integral à Saúde da Mulher Situação de saúde da mulher no Brasil: Mortalidade Materna Precariedade da Atenção Obstétrica Abortamento em Condições de Risco Precariedade da Assistência em Anticoncepção DST/HIV/Aids Violência Doméstica e Sexual A Saúde de Mulheres Adolescentes Saúde da Mulher no Climatério/Menopausa Saúde Mental e Gênero Doenças Crônico-Degenerativas e Câncer Ginecológico

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS Política Nacional de Atenção integral à Saúde da Mulher Objetivos Gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras; garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde; redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil; Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde.

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS Política Nacional de Atenção integral à Saúde da Mulher Estratégias da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher Ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica, inclusive para as portadoras da infecção pelo HIV e outras DST; Estimular a implantação e implementação da assistência em planejamento familiar, para homens e mulheres, adultos e adolescentes, no âmbito da atenção integral à saúde; Promover a atenção obstétrica e neonatal, qualificada e humanizada, incluindo a assistência ao abortamento em condições inseguras, para mulheres e adolescentes;

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS Política Nacional de Atenção integral à Saúde da Mulher Estratégias da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher Promover a atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual; Promover, conjuntamente com o PN-DST/AIDS, a prevenção e o controle das doenças sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV/aids na população feminina; Reduzir a morbimortalidade por câncer na população feminina;

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS Política Nacional de Atenção integral à Saúde da Mulher Estratégias da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher Implantar um modelo de atenção à saúde mental das mulheres sob o enfoque de gênero; Implantar e implementar a atenção à saúde da mulher no climatério; Promover a atenção à saúde da mulher na terceira idade; Promover a atenção à saúde da mulher negra;

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS Política Nacional de Atenção integral à Saúde da Mulher Estratégias da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher Promover a atenção à saúde das trabalhadoras do campo e da cidade; Promover a atenção à saúde da mulher indígena; Promover a atenção à saúde das mulheres em situação de prisão, incluindo a promoção das ações de prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV/aids nessa população; Fortalecer a participação e o controle social na definição e implementação das políticas de atenção integral à saúde das mulheres;