Classe de palavras: substantivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Prof. Leonardo Queiroga
Morfologia e Sintaxe do Substantivo
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
Classes de palavras: adjetivo
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
SUBSTANTIVOS.
SUBSTANTIVO = substância, nome.
COMPLEMENTO NOMINAL.
Revisão – termos da oração
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Mais concordância....
LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia.
LÍNGUA PORTUGUESA Adjetivo - Artigo 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
Gramática da Sapatilha
Comunicação Linguística
Análise Sintática.
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Prof. Francisco Platão Savioli
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Sintaxe.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Adjetivos.
Introdução ao estudo da Sintaxe
Conceito Classificação Flexão de gênero, número e grau
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
Atividade de Recuperação
O NOME.
Substantivo, artigo e adjetivo
Substantivosde Gêneros uniformes
Unidade 2 ______________ é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia.
Período composto por subordinação: orações substantivas
CLASSE GRAMATICAL Nome (substantivo).
Língua Portuguesa – 7º Ano
Classes de palavras: o nome
Estudo do substantivo Colégio Gonzaga – 1º ano.
O substantivo.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
SUBSTANTIVOS Profª Maiara Cristina Segato
CLASSE DE PALAVRAS SUBSTANTIVOS.
Grupos Lexicais Classes de Palavras.
Orações Subordinadas Substantivas
SUBSTANTIVO É a palavra variável em gênero, número e grau que dá nome aos seres em geral.
Quando estou em dúvida, onde procurar??????
CLASSES DE PALAVRAS ou Classes gramaticais
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
PLURAL.
Unidade 2 Adjetivo é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
Substantivos.
Flexões Nominais Formação do Plural 1º caso
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
Pré-vestibular Quilombo Ilha
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
PALAVRAS QUE DESIGNAM SERES EM GERAL, REAIS OU IMAGINÁRIOS.
Flexões do substantivo
Substantivo Gramática – Aula 1.
SUBMÓDULO V PORTUGUÊS BÁSICO.
CLASSES DE PALAVRAS I SÃO 10, AS CLASSES DE PALAVRAS:
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
CLASSIFICAÇÃO DOS ADJETIVOS
Noções básicas.
Resumo Assuntos estudados
Classes de palavras: o nome Porto Editora. O nome pertence a uma classe aberta de palavras, o que significa que a evolução da língua acrescenta constantemente.
O ESTUDO DO SUBSTANTIVO
Classes de palavras: o adjetivo
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
1º ANO Tema da aula O estudo do substantivo: forma e função
Transcrição da apresentação:

Classe de palavras: substantivos Substantivos (nomes) pertencem à classe de palavras que nomeia seres, objetos, sentimentos... Do ponto de vista semântico atribui identidade, sentido, conceito aos termos nomeados. A morfologia encarrega-se da variação (flexão) da palavra (número e gênero). A sintaxe diz respeito à função que o termo representa em uma oração. Um substantivo pode exercer função sintática de: sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, aposto, adjunto adnominal, complemento nominal, adjunto adverbial, agente da passiva.

Na escrita, a escolha adequada de um substantivo favorece a compreensão e a organização das ideias, uma vez que as palavras se relacionam no interior de um texto (coesão e coerência). Exemplo: O carinho que sentia por Eleonor o conduziu ao fundo do poço. A paixão que sentia por Eleonor o conduziu ao fundo do poço.

Classificação dos substantivos Substantivo próprio: nomeia algo em particular. Ex.: Mário (homem), São Paulo (cidade). Substantivo comum: nomeia todos os “seres de uma mesma espécie”. Ex.: cidade, filho, sociólogo, homem... Substantivo concreto: designa o ser com existência própria e independente de outros seres. Ex.: mesa, cadeira, banana...

Substantivo abstrato: designa seres que têm existência dependente de outros seres (ações, sensações...). Ex.: prazer, felicidade, bem-estar... Substantivo coletivo: é aquele que, no singular, designa um conjunto de seres da mesma espécie. Ex.: bando (de aves, de crianças), matilha, coro. Obs.: o substantivo pode se apresentar na forma simples ( couve) ou composta (couve-flor); primitiva (pedra) ou derivada (pedreiro).

Gênero dos substantivos - Pertence ao masculino os substantivos que podem ser precedidos dos artigos o, os: os atabaques, o berimbau. - Pertence ao feminino os que são precedidos de a, as: as pernas, a vida. * Biformes - Regra geral: troca-se -o por –a: aluno, aluna - Terminados em –ês: acrescenta-se –a ao masculino: freguês – freguesa, português – portuguesa. Terminados em -ão: há três possibilidades 1- ão __ ao: patrão – patroa 2- ão __ ã: anão – anã 3- ão __ ona: solteirão – solteirona (aumentativos)

Substantivos terminados em –or: acrescenta-se –a ao masculino: leitor – leitora. Podem ainda ocorrer: -or – eira: arrumador/arrumadeira -or – (tr)iz: ator/atriz –imperador/imperatriz *comum de dois: a indicação se faz por meio de indicadores: O colega/ a colega, imigrante, herege, artista, jovem... * sobrecomum: apresenta uma única forma para designar masculino e feminino. A identificação se dá pelo contexto. Ex.: criança, indivíduo, pessoa, vítima, ídolo, cônjuge * epicenos: apresentam uma só forma para os dois gêneros que designam alguns animais, especificando-se pelas palavras macho/fêmea. ex.: antílope, camelo, crocodilo, jaguar...

Número dos substantivos 1- substantivos simples Regra geral: acrescenta-se –s ao singular: pássaro/ pássaros b. Substantivos terminados em –ão: ão – ões: ação/ações (aumentativo) ão – ães: pão/pães Ão – ãos: irmão/irmãos c. Substantivos terminados em -r, -z, -n: acrescenta-se –es ao singular Açúcar/açúcares Vez/vezes Abdômen/ abdômens

d- substantivos terminados em –s: *quando oxítonos acrescenta-se –s Convés/ conveses *quando paroxítonos são invariáveis: pires, lápis e- substantivos terminados em –x: são invariáveis: tórax f- substantivos terminados em –al, -el, -ol, -ul: substitui-se o l por is: canal/ canais, anzol, anzóis, motel/motéis, paul/pauis Terminados em –il: Oxítonos: substitui-se l por s: cantil/cantis Paroxítonos: substitui-se l por eis: fóssil/fósseis

2- substantivos compostos *sem hífen: forma-se o plural como se fosse um substantivo simples: passatempo/ passatempos, pontapé/pontapés *compostos com hífen Regra geral: vão para o plural os elementos variáveis, quando não houver preposição entre eles: Amor-perfeito / amores –perfeitos Ficam no singular os verbos e as palavras invariáveis: Guarda-chuva / os guarda-chuvas Bota-fora / os bota-fora

Regras especiais: Só o primeiro elemento vai para o plural quando o segundo termo da composição é um substantivo que especifica o primeiro. Ex.: banana-prata / as bananas-prata, palavra-chave / as palavras-chave. Quando os elementos se ligam por preposição, só o primeiro é flexionado: Ex.: pé-de-moleque / os pés-de-moleque c) Só o último elemento vai para o plural se formado por palavras repetidas ou onomatopaicas. Ex.: bem-te-vi / os bem-te-vis, corre-corre / os corre-corres d) Não variam os substantivos com a seguinte estrutura: Sabe-tudo / os sabe-tudo e) Não variam os compostos da palavra sem + substantivo. Ex.: os sem-terra.