Menina dos Olhos de Atibaia Avaliação e triagem dos alunos

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Transcrição da apresentação:

Menina dos Olhos de Atibaia Avaliação e triagem dos alunos MARIA APARECIDA ONUKI HADDAD LARAMARA SETOR DE VISÃO SUBNORMAL FACULDADE DE MEDICINA DA USP

POSE (1973) 1. Contribuir para o bem-estar do escolar, assistindo-o em seus problemas oftalmológicos. 2. Procurar diminuir a incidência da morbidade oftalmológica entre os escolares. 3. Contribuir para a melhoria do desempenho escolar. 4. Procurar evitar que os problemas oftalmológicos da infância se tornem definitivos ou incapacitantes. 5. Contribuir para o desenvolvimento de pesquisas referentes a realidade local.

Importância do professor na triagem visual “Especialistas em saúde escolar são unânimes quanto à propriedade de o professor observar o estado de saúde dos alunos, salientando a posição estratégica do mestre para desempenhar essa essa tarefa devido ao seu contato diário e prolongado com os estudantes. Tal convivência lhe propicia vantagem incomum para conhecer o modo de ser de cada um deles e notar mudanças na aparência ou na conduta, que podem ser prenúncio de defeitos ou enfermidades” (Temporini, 1988)

KARA-JOSÉ e SOUZA CARVALHO(2005) Facilidade maior da criança para entender e responder ao teste quando aplicado pelo professor, situação habitual da vida escolar Geralmente, a criança se sente mais à vontade para relatar suas queixas e dificuldades visuais com o professor que ela tem contato diário

Sinais de problemas oculares Estrabismo Lacrimejamento Terçóis Crostas nos cílios Vermelhidão Franzimento de olhos e testa Piscar excessivo Fechar os olhos à claridade

Queixas Tontura Dor de cabeça aos esforços visuais Visão embaçada Dificuldade de leitura Náuseas Sensibilidade excessiva à luz (fotofobia)

Alterações no comportamento Irritabilidade Posições de cabeça Esfregar os olhos Falta de interesse nas atividades Aproximação excessiva da lousa ou do caderno para leitura e escrita Fadiga fácil ao esforço visual

Medida da acuidade visual Acuidade visual: capacidade de resolução do sistema visual (identificação de detalhes) Quanto menor o objeto que pode ser identificado – melhor é a acuidade visual

Escala de Snellen “E”

Medida da acuidade visual Necessidades Domínio da técnica de aplicação do teste Preparo do material e do local Treinamento das crianças Preparo do material para registro do resultado Teste aplicado na escola Reteste somente para as crianças que apresentaram alteração da visão no teste inicial.

Material para medida da acuidade visual Escala de Snellen Lápis preto Cartão oclusor de cartolina ou papelão Cadeira (opcional) Metro ou fita métrica Impresso para anotação dos resultados

Preparo da sala para a aplicação do teste Boa iluminação Marcar no piso (giz ou fita adesiva) a distância de cinco metros da escala de sinais (tabela) Colocar a cadeira em que o escolar irá sentar de modo que as pernas traseiras coincidam com a linha traçada no piso As linhas de sinais correspondentes a 0,8 e 1,0 devem estar situadas na altura dos olhos do examinando. Evitar circulação de pessoas e barulho próximo à criança

Preparo dos alunos para o teste Treinamento em grupo antes do teste Solicitar que mostre para que lado está virado cada sinal Explicar que cada criança terá um e outro olho coberto para avaliação de cada olho Os sinais são apontados com lápis preto colocado verticalmente a 2 cm abaixo do sinal O escolar deve cobrir o olho sem fechar ou apertar. Mesmo com o oclusor, os dois olhos devem estar abertos Quando não conseguir ver o sinal, falar de forma clara “não enxergo”

Aplicação do teste Se o escolar usar óculos, realizar o teste com os óculos Testar sempre o olho direito primeiro Começar de cima para baixo, mostrando 2 ou 3 sinais de cada linha, alternando os E posicionados na horizontal e vertical Testar, ao menos, 3 sinais das linhas Se o escolar tiver dificuldade em uma determinada linha, mostrar um número maior de sinais da mesma linha. Caso a dificuldade continue, voltar à linha anterior

Aplicação do teste Durante a medida da visão, verificar se a criança apresenta queixas e sinais, como lacrimejamento, inclinação de cabeça, piscar contínuo dos olhos, estrabismo e se franze a testa O reteste será feito se o escolar apresentar visão igual ou inferior a 0,7 na escala.