Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto:  Ressurgimento das cidades e apresentação de uma nova classe social: Burguesia. Com grandes.

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Transcrição da apresentação:

Aula: Renascimento e Modernidade

 Renascimento:  Contexto:  Ressurgimento das cidades e apresentação de uma nova classe social: Burguesia. Com grandes riquezas, mas sem influencia (poder), esta classe passou a defender o trabalho (considerado degradante, “coisa de pobre” que precisa).  Pensamento:  Valorização das capacidades humanas (antropocentrismo/humanismo) e conhecimentos técnicos (aprimoramento dos objetos). Discussão da subjetividade no mundo (tendo como centro de visão/discussão o homem)

 Antigos, medievais e Modernos AntigosMedievaisModernos Mundo. Ordem racional na natureza. Foco no objeto. Fundamento na razão. Ordem racional na natureza. Foco na relação do indivíduo com Deus. Fundamento em Deus. Início da problematização do pressuposto da ordem racional. Foco no sujeito. Razão/experiência Política. Sociedade natural. Homem = animal social. Hierarquia natural Política ligada à moral. Sociedade e hierarquia - vontade divina. Sociedade como convenção. Problematização do poder Moral. Harmonizar-se com o kosmos (lugar na natureza). Virtude válida por si mesma (ética estética). Compreender e viver de acordo com o bem. Bem definido pela vontade de Deus. Bem definido pela razão ou pelos costumes. Fundamentado no ser humano

Para filosofar...  Como conhecemos as coisas?

Para filosofar...  O que é a verdade?  É possível alcançá-la?  Como? Onde?

Para filosofar...  Os sentidos nos enganam? Ex:  A mente nos engana? Ex:  Tudo pode ser uma ilusão?

Para filosofar...  Implicações em outros aspectos da vida...  Moral/ética/justiça...  Política...

Para filosofar...  Que tipo de saber a ciência Moderna produz?  Todas as ciências produzem o mesmo tipo de saber?  Quais são as suas limitações?

 Correntes principais no pensamento moderno:  Racionalismo - características:  Alega-se que a razão é o único recurso confiável para o conhecimento da verdade.  Há a crítica aos sentidos, que podem levar a falsas conclusões (ilusão de ótica, por exemplo).  Modelo de pensamento baseado na matemática (o mais alto uso do raciocínio/intelecto humano).  Existem ideias inatas (que nascem conosco). A razão já vem, de certa forma, “programada” no homem.

 Correntes principais no pensamento moderno:  Empirismo – características:  Defende que todo conhecimento é adquirido através dos sentidos e das experiências. A razão serve para “organizar” essas informações coletadas.

 Para casa:  Assistir ao vídeo: sobre-a-mudanca-de-modelo-de-pensamento-entre-os-antigos-e-a-modernidade/ sobre-a-mudanca-de-modelo-de-pensamento-entre-os-antigos-e-a-modernidade/  Pesquisar sobre:  1) Anomalias que alteram a percepção do sujeito Assistir ao vídeo: mundo-e-como-realmente-parece/ mundo-e-como-realmente-parece/... e ler o artigo: faz-o-individuo-nao-entender-nada-de-musica/ faz-o-individuo-nao-entender-nada-de-musica/  2) René Descartes Livros, sites, vídeos, etc...

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