Usuário de TV Digital: de contemplativo para interativo. Digital TV User: from contemplative to interactive Lílian Simão Oliveira Análise de Sistemas Centro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A produção de conteúdo sobre Saúde para TV Digital Interativa no Brasil - o Projeto SAPSA Angélica Silva Canal Saúde - Fiocruz.
Advertisements

ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
Interface Humano-Computador
Interface Usuário Máquina
Serviços Eletrônicos Sistema de Bibliotecas
Interação Cliente Servidor
Endereçamento de hardware e identificação de quadros
Contexto de Educação a Distância
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO
COS350 ECI - INTERFACES HOMEM-MÁQUINA
MKT EMPREEENDEDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA.
PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI
Projeto de Interface Equipe: Margarete Cardoso Sheila Aguiar
Folha de Cálculo TIC 10.
Engenharia de Software
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
DESCRIÇÃO/OBJETIVOS O Controle de Acesso Nacional foi desenvolvido para suprir a necessidade de maior segurança e controle da informação administrada pelos.
CURSO BÁSICO DE WINISIS
Engenharia de Usabilidade
Introdução aos Sistemas Multimédia
Seminário de Engenharia de Usabilidade
Vírus no ciberespaço. Katylin Nicoli 2PPN.
PROPOSTA DE COMPONENTES DE UM MODELO DE USO GRATUITO (FREEWARE) BASEADO NA INTERNET PARA OPERAÇÃO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS Fernanda Oliveira Granado.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Fundamentos de Engenharia de Software
Uso do Tablet no Ensino Superior (Graduação) na Faculdade Estácio de Sá Grupo: Andreia Alves, Andriele Pereira, Cecilia Almeida, Fernanda Mendes, Graciele.
Usabilidade em Interfaces Gráficas
Projeto de Sistemas De Produto Bacharelado em Design – DADIN – UTFPR
O ingresso na Universidade
Tuning Lílian Simão Oliveira.
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
Nova versão do Portal Mais Emprego. Página atual do Portal Mais Emprego  Aspecto institucional  Pouco interativo  Necessidade de realizar diversos.
Professor: Márcio Amador
DEFINIÇÃO DE QUEM É O USUÁRIO Lílian Simão Oliveira.
EBSCOhost Pesquisa avançada.
Pesquisa e Captação de Recursos Humanos nas áreas de Automação Industrial, Software para Dispositivos Móveis e TV Digital FOMENTO: SAMSUNG.
Projeto Voltado para o Usuário Lição 4. Revise os Cálculos sobre o Tamanho do Mercado Revise os cálculos sobre o tamanho do seu mercado com base no feedback.
UML Diagrama de Caso de Uso Profª. Marcelo Siedler
Projeto de Interfaces Prof. Anderson Mine Fernandes
Profª. Taís Linassi Ruwer
Heloisa Vieira da Rocha (UNICAMP) e Paulo Lima (UEPA)
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Curso sobre Revista.
Segundo Release Rodolfo V C L de Andrade. Agenda A empresa Contexto Nossa proposta Produtos Clientes e usuários Demonstração Equipe e processo Trabalhos.
As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
No momento que o usuário executar o sistema será pedido a sua identificação, para que somente pessoas cadastrados possam acessar o sistema, e conforme.
Sistemas de Informação – mais que tecnologia Profa. Reane Franco Goulart.
Redes Avançadas – Prof. Mateus Raeder Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais MAIO DE 2012.
Aplicativos Web – Web Design
Normas ISO ISO – Projeto centrado no usuário
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
PYXIS.
SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia.
Hardware de Rede Aula 2 Willamys Araújo.
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Edição multimédia aula 09
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
Avaliação de Interfaces Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp) e no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação.
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Tarefa 5 Análise PAM Diagrama de Ontologias IC/Unicamp MO622 Luciana, Marcelo e Martha Novembro de 2007.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Evolução da Televisão Morgana Mattos Garcia.
Transcrição da apresentação:

Usuário de TV Digital: de contemplativo para interativo. Digital TV User: from contemplative to interactive Lílian Simão Oliveira Análise de Sistemas Centro de Ensino Superior Fucapi

Introdução Este trabalho visa descrever as características do usuário de TV Digital e delinear quais as suas formas de interação com essa tecnologia Usuário de TV Digital: de contemplativo para interativo.

A pesquisa A pesquisa analisa aspectos culturais do mundo da televisão e como essa linguagem tenta se adequar ao universo da TV Digital. Um estudo feito por Valdestilhas e Almeida (2005) descreve quatro perfis diferenciados de usuários:  “Curiosos entusiastas”,  “Curiosos Reticentes”,  “Medrosos com orientação” e  “Medrosos desmotivados”. Usuário de TV Digital: de contemplativo para interativo.

Interface Agora a TV brasileira irá incorporar novas funcionalidades evoluindo no sentido de qualidade do serviço oferecido, sofrendo assim uma mudança no aspecto de comportamento do usuário em relação a esta nova tecnologia, que irá passar a interferir no conteúdo, podendo modificar, opinar, escolher, entre outras ações, na programação disponibilizada e além disso terá acesso a novos serviços como t-learning, t-commerce etc. Usuário de TV Digital: de contemplativo para interativo.

Perfil do usuário Fontes do IBGE, 2005 e 2006 e ONU 2008  Possui idade entre 15 – 64 anos;  Nível de escolaridade 7,2 anos de estudo, isto é Ensino Médio Incompleto;  Com acesso principalmente aos seguintes eletrodomésticos: TV colorida, Som, Celular;  Com acesso a internet. Usuário de TV Digital: de contemplativo para interativo.

A Usabilidade e a TV Interativa  Os usuários cometem erros freqüentes de seleção com o controle remoto. Pressionam teclas acidentalmente e acessando coisas que não desejam.  Uma característica referente ao comportamento dos usuários é que eles fixam a atenção na tela, tendendo a olhar o controle remoto somente quando sentem dificuldades e não existe nenhuma sinalização sugestiva na tela. Daly-Jones e Carey (2004). Usuário de TV Digital: de contemplativo para interativo.

 Distância entre a TV e o usuário  Granularidade das informações apresentadas  TV é de uso coletivo  Usuário é menos tolerante a erros  Aspecto da imagem (16x9) ‏  Controle Remoto A Usabilidade e a TV Interativa Usuário de TV Digital: de contemplativo para interativo.

Controle Remoto  Botões coloridos  Botões direcionais  Botões numéricos Usuário de TV Digital: de contemplativo para interativo.

Design de Interação Segundo Norman (1999): “ As coisas mais difíceis parecem fáceis quando os usuários sentem-se no controle, que eles sabem o que fazer, quando fazer e o que esperar do dispositivo sempre que executam uma operação ” Usuário de TV Digital: de contemplativo para interativo.

Obrigada! Interability.wordpress.com