As principais marcas do gênero textual: apresentação oral de trabalho acadêmico CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUGESTÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS SLIDES DE TCCI
Advertisements

E. Município Prof. Regente: Disciplina: Ensino …. Turno:
Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos
POWER POINT 2007 Introdução Colégio Conde Domingos
Título da apresentação (Verdana, cor preta)
1 - Organizando Dados 2- Preparando o Pôster
Aprimoramento Didático Outubro, 2009
POWER POINT O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao
PowerPoint 6ª série.
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
Aula 5: Trabalhando com o Word
Orientações para PowerPoint
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
MANUAL DO ALUNO 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental
Colocando botões e ações
AULA 4: Estrutura de trabalhos
Metodologia de Pesquisa
Disciplina: Prática Profissional II
Microsoft PowerPoint 2007.
INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Marcelo West
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Apresentação oral.
POWER POINT.
Apresentação Microsoft Power Point
Trabalho de Conclusão de Curso - FAQUI -
POWER POWER POINT POINT.
Instruções Detalhadas
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Apresentação de Slides
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Ambiente de trabalho Barra de ferramentas padrão Barras de rolamentos
Sugestões para Apresentação em Eventos Acadêmicos e Empresariais Profª Drª Maria Helena da Nóbrega.
Aula sobre o Power Point
XXIII Seminário de Iniciação Científica Universidade Federal do Acre
Jornada Científica do Curso de Direito
PROEN - DEINF USO DAS TICS NA EDUCAÇÃO
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms
A ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Apresentação Microsoft Power Point
Normatização para apresentações
FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU OUTUBRO / 2014 IV Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica TÍTULO DO TRABALHO, CENTRADO, COM LETRAS MAIÚSCULAS.
Academico Professor Data
DIGITE SEU TÍTULO AQUI SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Mestrado Acadêmico em Educação Tecnológica.
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
Abra um novo arquivo Siga o roteiro desta apresentação para fazer sua atividade.
COMO REALIZAR UMA APRESENTAÇÃO?
Título do Sub-Projeto do orientando 1. INTRODUÇÃO Este trabalho faz parte do trabalho de pesquisa – CNPq/PIBIC – que foi desenvolvida com alunos do terceiro.
PESQUISA DE MARKETING 11a Aula
Apresentação de Slides
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
1 “Infelizmente grande parte da sociedade nos julgam por nossa aparência. E você, escolhe um livro pela capa ou pelo seu conteúdo?”
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
CAPÍTULO RESULTADOS E DISCUSSÃO
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Título Nome do Autor: Nome Orientador: Mês/Ano. Dicas preliminares: Texto no formato justificado; Cuidado com o excesso de informações por ppt; Cuidado.
1 Universidade Federal da Bahia Instituto de Ciência da Informação ICI 021 Tecnologia da Informação.
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
Monografia I Prof. Dr. Leandro Brusadin Texto III Elementos Pré-textuais da Monografia Manual de Monografia.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Normas gerais para apresentação Oral: 1.Tempo de apresentação: mínimo 7 minutos; máximo 10 minutos; haverá 5 minutos extras aberto para perguntas ao final.
Prof. Abrahão Lopes 18 de Setembro de 2013.
“OFICINA INTRODUÇÃO AO POWERPOINT 2007” Cristiane Alves Dantas Glênio Morais Régis.
1 Software de Apresentação PowerPoint. 2 Criando uma Apresentação  A Tela do Power Point  O que é uma Apresentação?  Iniciando uma Apresentação  Inserindo.
Normas da APA Tabelas e Figuras.
REFERENCIAL TEÓRICO -TEXTO CIENTÍFICO -PASSOS: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; ORDENAÇÃO E LEITURA PONTUAL CRONOLÓGICA. -DEFINIÇÃO DOS CAPÍTULOS -ELABORAÇÃO.
Apresentação do projeto de TCC
Transcrição da apresentação:

As principais marcas do gênero textual: apresentação oral de trabalho acadêmico CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE LETRAS – Tecnologias de Edição Disciplina: Oficina de Texto Acadêmico e Comunicação Científica Profa.: Maria Raquel Bambirra Belo Horizonte Outubro de 2012

Preparo Design do slide show; Tipo, cor e tamanho da fonte; Tamanho do slide show; Recursos para enfatizar informação; Composição usual das bancas; O conhecimento presumido (pesquisador e leitor) do público-alvo; Função social do gênero textual; Condições de produção; Definição da informação a ser veiculada.

Planejamento textual Breve roteiro da cerimônia – ritual e formalidades; Timing da apresentação oral – cálculo da quantidade de slides a serem usados; Linguagem simples, objetiva, clara e suficiente. ☺: tópicos frasais, palavras-chave,breves exemplificações.; ?? : uso da cor e de símbolos;  : adj., abreviaturas e marcas do discurso oral. Gêneros textuais: diagramas, esquemas, itens, listas, esquemas, quadros, tabelas etc. (hierarquização de conteúdo, numeração e marcação).

Principais recursos do Power Point a serem considerados Início – fonte, marcação, espaçamento entre linhas, alinhamento do texto, design e layout do slide; Inserir (diagramas, gráficos e tabelas, caixas de texto, figuras, clip-art, arquivos de som, arquivos de vídeo, hiperlinks internos e externos, botões de ação, símbolos); Design – escolher o tema da apresentação, orientação do slide, estilo do plano de fundo; Animações – configurar apresentação (atenção especial para definição do modo e da quantidade de entrada de texto e dos ruídos de som); Botão Office (opções de salvamento e impressão).

Toques finais ‡ Postura do aluno pesquisador Posicionamento do apresentador; Colocação da voz – velocidade, e timbre; ‡ Aparência do slide show ‡ Apropriação do trabalho ($$$)

Seções essenciais Capa; Objetivo geral; Pergunta(s) de pesquisa; Marco teórico; Metodologia; Apresentação e discussão dos dados; Conclusão (retomada das perguntas de pesquisa, sugestões para futuras pesquisas e considerações finais); Referências.