UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas econômicos e sociais
Advertisements

“OS REIS ABSOLUTISTAS QUERIAM CADA VEZ MAIS RIQUEZAS”
TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
SÉCULO XIX ATÉ 1914 Acontecimentos Políticos com Reflexos na Economia
Capitalismo / Socialismo
Formação do mundo atual
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
Geografia – 8ª série Unidade de Trabalho 1 Prof°: Tiago
CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL NOME: Jader Casarotto
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
A FORMAÇÃO DA ECONOMIA GLOBAL
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Macroeconomia Global Contemporânea
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias.
Regionalização por nível de Desenvolvimento
Trabalho de História NOME:JOANA AGOSTINI TURMA:83 PROFESSORA:SOLANGE.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Política econômica dos Estados nacionais europeus
Geografia Politica.
Geografia Geral Prof. JORGE.
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
A globalização Econômica até os anos 1940
Crises do Capitalismo Financeiro
As etapas do Capitalismo
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA
O mundo dividido: capitalismo / socialismo
As etapas do Capitalismo
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
MUNDO DO TRABALHO.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Antigo sistema Colonial
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Processo de formação do espaço capitalista
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem?.
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
CAPITALISMO.
Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura.
Globalização e avanço tecnológico
O CAPITALISMO EM CRISE A CRISE DE 29.
Professor Ulisses Mauro Lima
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A Evolução do Capitalismo
Divisão Internacional do Trabalho
O processo de desenvolvimento do capitalismo
DIT.
GEOGRAFIA O processo de desenvolvimento do capitalismo Ensino Médio.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
Geografia Módulo 3 Betim – 2015/2.
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
Capitalismo x Socialismo
Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO NOME: Diego Zimmermann PROFESSOR: Dejalma Cremonese DATA: 20/04/2007

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo ( Ásia, África, Oceania), que estava sendo incorporada na economia mundial. Seus principais mecanismos foram sendo alterados para se adaptar às novas formas de relações políticas e econômicas estabelecidas entre as nações ao longo do tempo.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Para entender melhor a evolução do capitalismo, vamos considerar três fases principais nesse processo: 1- fase: Capitalismo comercial ou pré-capitalismo 2- fase: Capitalismo industrial 3- fase: Capitalismo financeiro ou monopolista As duas primeiras fases são caracterizadas pelas relações entre as colônias e metrópoles, que praticamente estabeleceram as relações econômicas do capitalismo monopolista.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO COMO FUNCIONA O CAPITALISMO Tem como principal objetivo o lucro. Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção. Tem no dinheiro ou seus similares(cartões de crédito, cheques) o seu principal meio de troca. Funciona conforme a lei da oferta e da procura – economia de mercado Nas relações de trabalho predomina o trabalho assalariado. O trabalhador “vende”seu trabalho para os donos dos meios de produção. No sistema capitalista, a sociedade é baseada na divisão de classes.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo comercial É o período das grandes navegações ou descobrimentos, quando novas terras – principalmente do continente do continente americano Novo Mundo – passaram a fazer parte do mundo até então conhecido: o Velho Mundo. Nessa época países da Europa ocidental (Portugal, Espanha, França e Inglaterra) obtiveram grandes conquistas territoriais no Novo Mundo e fizeram dos territórios recém-conquistados suas colônias.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo comercial As regras das relações entre as metrópoles e colônias foram estabelecidas pelo Pacto Colonial, segundo o qual a colônia só podia manter relações comerciais com a metrópole. Surgiu , assim, a primeira divisão internacional do trabalho (DIT). Metais preciosos, especiarias COLÔNIA METRÓPOLE Produtos manufaturados

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo comercial Inspirados na teoria mercantilista, os países colonizadores, através do comercio com suas colônias, geraram acúmulo de capital, que permitiu o desenvolvimento do que muitos consideram o inicio do verdadeiro capitalismo, isto é, a sua fase industrial.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Pontos Fundamentais da Política Mercantilista Balança comercial favorável. Todo país deveria exportar mais do que importar. Protecionismo. Conjunto de medidas que visavam proteger a produção nacional da produção de outros países. Metalismo. A riqueza e a importância de um país eram avaliadas pela quantidade de metais(moedas) que conseguisse acumular. Monopólio. A metrópole tinha exclusividade com o comercio com a colônia.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo industrial Essa fase se estendeu do século XVIII ao XX, foi marcada pela a Primeira e pela Segunda Revolução Industrial e pela partilha da África e da Ásia entre as potencias colonialistas européias – o imperialismo.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo industrial A produção industrial tornou-se a maior fonte de lucro, e o trabalho assalariado passou a ser a relação típica do capitalismo: quem recebia salário acabava consumindo os produtos que ajudava a fabricar.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo industrial O trabalho tornou–se mercadoria. Aquele que não possuía meios de produção, nem capital, vendia a sua mercadoria, ou seja, a sua força de trabalho.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo industrial A DIT da fase do capitalismo industrial, na realidade mudou muito pouco em relação à do capitalismo comercial. A diferença principal é que as metrópoles passaram a ser industrializadas. Matérias-primas COLÔNIAS METRÓPOLES Produtos industrializados

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo financeiro ou monopolista Desenvolveu-se após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O capital acumulado nas etapas anteriores precisava de outras atividades, além da atividade industrial, para ser multiplicado. Foi quando se desenvolveu os bancos, as corretoras de valores e grandes grupos empresariais e se iniciou o processo de concentração de capital. A união do capital industrial com o capital de financiamento (bancário) deu origem ao capital financeiro, que é a própria essência do capitalismo.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo financeiro ou monopolista A concentração de capital nas mãos de poucas pessoas ou empresas trouxe, como conseqüências, a monopolização e, depois, a oligopolização de vários setores da economia, que passaram a ser dominados por grandes grupos econômicos.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo financeiro ou monopolista O monopólio ocorre quando uma empresa domina a oferta ,de determinado produto ou serviço. Uma forma mais aprimorada de monopólio é o oligopólio, quando um grupo de empresa domina o mercado de determinado produto ou serviço.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo financeiro ou monopolista - Estado-empresário e planejador Nesta terceira fase do capitalismo, o liberalismo econômico foi perdendo terreno, até ser provisoriamente esquecido, após a crise de 1929, decorrente da queda da Bolsa de Valores da Nova York. A partir de então, o Estado assumiu duplo papel como agente econômico: o de empresário, como proprietário de empresas (estatais), e o planejador. Assim, passou na intervir diretamente na economia.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo financeiro ou monopolista O principal teórico e defensor da intervenção estatal na economia oligopolizada foi o inglês John Maynard Keynes (1883-1946). Sua teoria, que ficou conhecida como keynesianismo, propunha a intervenções do Estado na vida econômica com o objetivo de garantir o pleno emprego.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo financeiro ou monopolista Na década de 1980, as idéias do liberalismo clássico foram retomadas. Mas, depois da lição crise de 1929, foram vistas com um pouco mais de cautela. O neoliberalismo prega a não intervenção do Estado na economia, a não ser para controlar as crises. A política neoliberal cresceu e praticamente dominou a economia na década de 1990.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo financeiro ou monopolista Durante o capitalismo financeiro surgiu três DITs bem diferentes.

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo financeiro ou monopolista - DIT do imperialismo. Entre período que vai do final da Primeira Guerra Mundial (1918) até o final da Segunda (1945), algumas potências ocidentais (Inglaterra, França e Holanda) ainda mantinham suas colônias na Ásia e na África. Portanto, a divisão internacional do trabalho permanece a mesma da fase do imperialismo ou capitalismo industrial. Matérias-primas COLÔNIAS METRÓPOLES Produtos industrializados

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo financeiro ou monopolista - DIT clássica. Com a descolonização da Ásia e da África (1947-1975), os novos países surgidos nesses continentes passaram a fazer parte, ao lado das antigas colônias da América, do conjunto dos países subdesenvolvidos. Estabeleceu-se, então, o que dominamos de DIT clássica, que caracteriza as relações entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos não industrializados. Matérias-primas PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS PAÍSES NÃO INDUSTRIALIZADOS DESENVOLVIDOS Produto industrializados, investimentos e concessão de empréstimos

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO Capitalismo financeiro ou monopolista - DIT da nova ordem Mundial. Nesse mesmo período, com a industrialização de alguns países subdesenvolvidos, uma outra DIT passou a conviver com a DIT clássica. É a que expressa o relacionamento entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos industrializados. Produtos industrializados, tecnologia e capital – empréstimos e investimentos (produtivos e especulativos) PAÍSES PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS DESENVOLVIDOS INDUSTRIALIZADOS Matéria-prima, produtos industrializados e capital – lucros das transnacionais e do capital especulativo, pagamento de juros e da dívida externa, royalties pela propriedade intelectual

Bibliografia Livro de Geografia – Lúcia Marina e Tércio