A importância da disciplina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BAIXA IDADE MÉDIA AULAS 9 E 10 Cruzadas: Movimentos de caráter social, político, econômico e religioso. (sécs. XI - XIII) Luta X infiel (muçulmano) Avanço.
Advertisements

A) MOVIMENTOS EMANCIPACIONISTAS(XVIII)
Manifestações contra a Metrópole
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
CARACTERÍSTICAS DO ANTIGO REGIME:
MÓDULO 04 - A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e o período Pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da.
A AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL
3 ordens (estados): clero, nobreza e “povo”
Revoltas Nativistas e Anticoloniais
Alunos: Samara Letícia Taís Giovanni
MODOS DE PRODUÇÃO.
REBELIÕES COLONIAIS Profº Paulo Henrique.
Historia Geral Periodização da História
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO OBJETIVOS EXPLICAR.
A América Espanhola Formação.
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
A Expansão territorial
PRODUÇÃO AÇUCAREIRA PECUÁRIA / DROGAS DO SERTÃO MINERAÇÃO
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Transição do Feudalismo para o Capitalismo
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
“O Futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”
ILUMINISMO As luzes da razão.
Crise do sistema colonial: Conjuração Mineira e Conjuração Baiana
Movimentos nativistas e separatistas
CHEGA A INDEPENDÊNCIA.
Inconfidência Mineira Professor Ulisses Mauro Lima
Diversidade O Tempo O papel Cultural Cronológico e o da escrita
CONTEÚDOS: 1º BIMESTRE O Feudalismo
América Latina A construção da ideia de América Latina e a América Latina no mundo global Prof. Tiago Fuoco.
HISTÓRIA HISTORIA DO BRASIL PERIODO COLONIAL ( )
Nem tudo que reluz é ouro.
O Brasil colonial CONSEQUENCIAS DA MINERAÇÃO:
O Brasil no fim do século XVIII
As Primeiras Reações contra a Metrópole
Independência da América Espanhola
CRISE DA ECONOMIA PORTUGUESA
Revoltas emancipacionistas
SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL.
CONGRESSO DE VIENA ( ) E REVOLUÇÕES LIBERAIS NA EUROPA ( )
Produção literária no Brasil-colônia
Objetivos Centrais: Entender a inserção da América no contexto mundial da europeização; Compreender a exploração das terras americanas por parte das potências.
BAIXA IDADE MÉDIA (XI-XV)
Revisão P3 História pontos importantes!
Introdução à História Medieval
Quadro geral da transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea
Quadro geral da transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
Aula 1 Renival Oliveira.  Resultado de Instituições complementares e sobrepostas ◦ Patrimonialismo ◦ Cidadania ◦ O estado ◦ O capitalismo ◦ Desigualdade.
Como as colônias da América reagiram à ideia de liberdade?
BRASIL COLONIA III PERÍODO POMBALINO
Crise do sistema colonial: Conjuração Mineira
ILUMINISMO.
BRASIL PERÍODO COLONIAL
Mineração e Revoltas no Brasil Colonial
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Brasil Colônia Estrutura Político-administrativa
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Processo de Independência brasileiro: o declínio colonial Prof. Alan.
Hanna F. Caparelli 5º ano B Pirlimpimpim Professora: Paula Nogueira.
Capítulos 33-34: O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Aulas
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
Como informado em sala de aula a 1ª prova é uma revisão de conteúdo - AULA 69 e 70. O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Relembrando fatos importantes.
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan.
Panorama geral (caderno do aluno pág )
AS REVOLTAS COLONIAIS (SÉCULOS XVII E XVIII) Prof. Rafael Chaves -
Transcrição da apresentação:

A importância da disciplina História A importância da disciplina Enfoque integrado Saber pensar Conteúdos Alguns conceitos

Conteúdos 2015 As civilizações do Oriente Próximo: Egito, Hebreus, Babilônicos. Grécia Roma e suas instituições. Idade Média: Império Carolíngio: e a preparação para o primeiro renascimento. Idade Média: Império Islâmico: origens históricas- paralelo com os dias atuais. Idade Média: Cruzadas. O conceito de Guerra Santa. A Crise do Feudalismo Europeu. A Formação dos Estados Nacionais e o Mercantilismo: O Caso Português, Espanhol, Inglês e Francês O Brasil Encontrado pelo Europeu a questão cultural. O Brasil Colônia: A Colonização, A Grande Lavoura: Escravidão Indígena - A representação do Indio na História do Brasil. Paralelo os índios hoje. O Brasil Colônia: A Colonização, A Grande Lavoura: Escravidão Negra. Tráfico.Identidade cultural africana. O Brasil Colônia: A Ação da Igreja: a catequese as missões, o Santo Ofício. O Brasil Colônia: A Ação político Administrativa: Capitanias, Gov. Geral, Municípios. O Brasil Colônia: A União Ibérica e Invasão Holandesa. O Brasil Colônia: A pecuária no Norte e no Sul e as Drogas do Sertão. .

O Brasil Colônia: A formação das Fronteiras. A colonização Espanhola na América: Sociedade e Cultura- povos pré colombianos. A Colonização Inglesa na América: tipologia, norte e sul: origens do federalismo. A Colonização Francesa na América. A Crise do Sistema Colonial Ibérico séc. XVI e XVII: Conjunturas. Brasil: Amador Bueno, Beckman, Emboabas, Mascates, Vila Rica/Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana, a Maçonaria. Conceito de revoltas coloniais. Iluminismo: Despotismo Esclarecido. Revoluções Inglesas no século XVII: A Revolução Puritana e a República de Crommwell. A Revolução Industrial Inglesa no século XVIII: Acumulação de Capital e Trans. nas Guildas. Independência da America Inglesa: federalismo, Congresso Continental, a questão da escravidão. Revolução Francesa: antecedentes/grupos sociais e suas identidades. Revolução Francesa: Monarquia Constitucional e o conceito de Revolução Burguesa. Revolução Francesa: A radicalização e a República Jacobina e o caso do Haiti. Revolução Francesa: Terror e o fechamento da Revolução Burguesa. Revolução Francesa: legado político para o mundo ocidental

Competências a serem desenvolvidas nesse ano

Alguns conceitos: Historiografia Historiografia: A escrita da História. Casos: Escrita sobre a Morte de Tiradentes Historiografia no Enem- exemplos. Pedro Américo: Tiradentes Esquartejado (1893)

Alguns conceitos: Memória/Lugares de Memória Memória: recuperar a História, como se conta a História. É subjetiva, e geralmente, seletiva. Lugares de Memória: tentativa de fixar a memória; colocar marcos para que a história não seja esquecida. Monumentos são lugares de Memória. Uma das entradas para Auschwitz

Alguns conceitos: Relativismo e Verdade. Van Ascher: Relativity (1953) Relativismo X Verdade: Vários ângulos e interpretações do mesmo ato.

Representação: 1.Tornar novamente presente de modo distinto; 2.Fingir Alguns conceitos: Representação Salvador Dali: A Persistência da Memória ( 1931) Representação: 1.Tornar novamente presente de modo distinto; 2.Fingir

Outro exemplo de representação..... Rene Magritte: Os Amantes (1928)

Cultura e Identidade Cultural Alguns conceitos: Cultura e Identidade Cultural É possível viver em novas paradigmas culturais, quando já nos acostumamos com os contemporâneos? É possível viver sem facebook? Cultura e Identidade Cultural Identidade Cultural: quando elementos culturais fornecem coesão a um grupo: Tais elementos podem ser usos, costumes, lingua, experiências culturais comuns,tradições

A identidade pode ser dada por um fator político A identidade pode ser dada por um fator político. Nesse caso, a Política é o fator aglutinador, que identifica grupos com hábitos culturais diferentes, ou até de áreas geográficas distintas. O marxismo é um desses exemplos. http://www.marxismo.org.br/ Termos próprios do marxismo são: alienação, Luta de classes, ditadura do proletariado.

Exemplos no Enem:: 1- Questão do Enem –ano passado.+ Questão adptada repres._identidade. 2- Questão 16 ENEM

Validade das representações? Liberdade de Imprensa X Representações? Sobre a linguagem dos cartuns ou imagética. Validade das representações? Liberdade de Imprensa X Representações?