SIMBOLISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Espiritualidade do Encantamento
Simbolismo.
Romantismo Século XIX.
Fernando Pessoa.
SIMBOLISMO Professor Kássio.
Diante da Vida, quem somos?.
Filosofia
Exercício de produção textual
MENSAGENS REFLEXIVAS NATUREZA, MÚSICA E REFLEXÃO
Filosofia Professor Breno Cunha
Apaixone-se.
As Asas do Espírito....
(Poema: “FELICIDADE”)
Simbolismo Poesia no fim do século
SIMBOLISMO.
As crianças são seres espirituais
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Professora: Aíla Rodrigues
As duas canções do homem
Pensamentos de Santa Teresa de Jesus
Frases Para Meditar...♥.
Enquanto Houver Amizade
Aula 6 – Hume e o Empirismo
MENSAGENS REFLEXIVAS BELEZA E SABEDORIA - NATUREZA E PENSAMENTO
- As asas do espírito -.
Simbolismo Suzete Beppu.
Favor dar um clique a cada página Da mesma forma como o deserto necessita de chuva,
CITAÇÕES DE ALVES FERNANDES Tudo depende do nosso ponto de vista COM SOM CLIQUE PARA PASSAGEM DE SLIDES.
O Desejo.
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
Simbolismo. O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas é um estilo literário, do teatro e das artes plásticasliterárioteatroartes.
Facebook.com/Atisha_ma
Asas do Espírito.
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
O que semear, colherás.
Profª. Taís Linassi Ruwer
– Asas do Espírito – Da mesma forma como o deserto necessita de chuva,...
2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Alberto Caeiro (O Mestre)
Da mesma forma como o deserto necessita de chuva, da mesma forma como uma criança necessita de um nome, da mesma forma como as rosas necessitam de água,
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
As asas do espírito.
NA NOVA ALIANÇA, o verdadeiro templo já não é produto de mãos humanas: o Templo de Deus por excelência é a santa Humanidade de Jesus. Ele mII. AS IGREJAS.
SIMBOLISMO NO BRASIL (Final do século XIX)
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias –Português
CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ ”Jesus”
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
“Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em.
By Búzios Slides BELEZA E SABEDORIA Avanço automático.
Oração da Mulher Sagrada
A música da Morte, a nebulosa, estranha, imensa música sombria, passa a tremer pela minh'alma e fria gela, fica a tremer, maravilhosa... Onda.
Literatura Prof. Keila Garcia
SIMBOLISMO.
O budismo considera que todos os nossos sofrimentos se originam dos desejos. O desejo move o mundo. Ele pode nos arrastar ao inferno ou nos elevar ao.
Os Pré-Socráticos Prof. Dr. William B. Gomes Aula 2 Atualizado em 15/03/2006.
A natureza do desejo - Osho
PARCEIROS DE POETRIX: ENIGMAS E MISTÉRIOS ...
O que foi? O Simbolismo é uma escola literária que se manifesta especificamente na poesia e em outras esferas artísticas nascidas na França em fins do.
As asas do espírito Da mesma forma como o deserto necessita de chuva,
Profª Sandra. No Brasil, o movimento Simbolista foi quase inteiramente ofuscado pelo movimento Parnasiano, que desfrutou de prestígio social nas camadas.
O conceito de Razão “O conceito de Razão” Karl Jaspers ( )
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
Sempre que um novo dia amanhece e os nossos sentidos buscam captar as belezas que nos cercam, temos vontade de abrir as janelas da alma e inspirar com.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
LIÇÃO 6 A LEI, A CARNE E O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
Ateus e Agnósticos. Ateus – negam a existência de qualquer DEUS e da veracidade de qualquer religião teísta. Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando.
Religiosidade e Religião... Progressão automática.
Transcrição da apresentação:

SIMBOLISMO

Reação ao espírito materialista e positivista. Sugestão de conteúdos emotivos, sentimentais. Mais que tocar o inconsciente, pretendiam examiná-lo. Linguagem indireta figurada. São frequentes metáforas e analogias sensoriais. Literatura mais próxima da música e da pintura.

“Nomear um objeto é suprimir três quartos do prazer do poema, que é feito da felicidade de adivinhar pouco a pouco; sugeri-lo, eis o sonho, (...) pois deve haver sempre enigma em poesia, e é o objetivo da Literatura – e não há outro – evocar os objetos.” Mallarmé

Impressão – Levantar do sol, de Claude Monet

Antes de qualquer coisa, música ( Antes de qualquer coisa, música (...) É preciso também que não vás nunca Escolher tuas palavras sem ambiguidade: Nada mais caro que a canção cinzenta Onde o indeciso se junta ao impreciso. Paul Verlaine

Assim, o que Mallarmé apreciava em era a maravilhosa transposição sensível e intelectual que a pintura atingia. Essa é a grande diferença entre Zola e Mallarmé. O primeiro queria agarrar a verdade, enquanto que o segundo queria transpô-la, criá-la. Para Mallarmé, o real não é só o existente, mas também o possível e o maior acesso que se pode ter a “verdade”, a “existência de fato” é via ficção, via literatura, ou seja, através da linguagem. Há entre os pintores impressionistas e a poética de Mallarmé uma certa semelhança. MALLARMÉ E MANET, SIMBOLISMO E O IMPRESSIONISMO

Bases Filosóficas Henri Bergson: não é a inteligência que chega a compreender a vida. É a intuição, forma de conhecimento que dispensa a experiência sensível. Arthur Schopenhauer: O prazer é momento fugaz de ausência de dor. A vontade cega e inconsciente move o universo. Soren Kierkegaard: existência – a subjetividade encontrada como aventura pessoal em face de cada um e de Deus.

O Simbolismo é originário da França e se iniciou com a publicação de As Flores do Mal, de Baudelaire, em 1857. Nome inicial: Decadentismo.

Características Os autores voltam-se à realidade subjetiva, às manifestações metafísicas e espirituais, abandonadas desde o Romantismo. Buscavam a essência do ser humano, a alma; a oposição entre matéria e espírito, a purificação do espírito, a valorização do inconsciente e do subconsciente.

Correspondências A natureza é um templo onde vivos pilares Deixam filtrar não raro insólitos enredos; O homem o cruza em meio a um bosque de segredos Que ali o espreitam com seus olhos familiares. Como ecos longos que à distância se matizam Numa vertiginosa e lúgubre unidade, Tão vasta quanto a noite e quanto a claridade, Os sons, as cores e os perfumes se harmonizam. Há aromas frescos como a carne dos infantes, Doces como o oboé, verdes como a campina, E outros, já dissolutos, ricos e triunfantes, Com a fluidez daquilo que jamais termina, Como o almíscar, o incenso e as resinas do Oriente, Que a glória exaltam dos sentidos e da mente. Charles Baudelaire

CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM SIMBOLISTA 1. Linguagem vaga, fluida, que prefere sugerir a nomear. 2. Utilização de substantivos abstratos, efêmeros, vagos e imprecisos; 3. Presença abundante de metáforas, comparações, aliterações (repetições de consoantes), assonâncias (repetições de vogais), sinestesias(mistura de sensações – sentidos); 4. Subjetivismo e teorias que voltam-se ao mundo interior; 5. Antimaterialismo, anti-racionalismo em oposição ao positivismo; 6. Misticismo, religiosidade, valorização do espiritual para se chegar à paz interior; 7. Pessimismo, dor de existir; 8. Desejo de transcendência, de integração cósmica, deixando a matéria e libertando o espírito; 9. Interesse pelo noturno, pelo mistério e pela morte, assim como momentos de transição como o amanhecer e o crepúsculo; Interesse pela exploração das zonas desconhecidas da mente humana (o inconsciente e o subconsciente) e pela loucura.