Carregamento de Caminhões-tanque & Eletricidade Estática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICA DE EXTINÇÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL
Advertisements

Processos de Eletrização
Processos de Eletrização
NR 13 - CALDEIRAS E VASOS DE PRESSSÃO
ENTRADA EM ESPAÇO CONFINADO AUTORIZAÇÃO NECESSÁRIA
Combate a Incêndio.
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Formas de Controle e Monitoramento de Poluição das Águas
ELETROSTÁTICA parte 1.
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
AVALIAÇÃO MÓDULO II GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Ruptura de Tubos e Vasos
Marcela Martins Cicilio (bolsista); Agustinho Plucenio (colaborador/
ELETROSTÁTICA A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem.
HIGIENE OCUPACIONAL – CONCEITOS DE UMA MEDIÇÃO
IF-UFRGS.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
CONTEÚDO DO PROGRAMA.
Processos de eletrização
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Prof. Diones Charles Física II
SELEÇÃO DA BOMBA HIDRÁULICA DE FLUXO
Segurança do Trabalho na atividade com solda
Conceitos e Definições – Parte 01
Estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos
IVAN SANTOS. CAPACITORES OU CONDENSADORES CAPACITORES OU CONDENSADORES Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga.
Teoria de Incêndio I Ao final da aula o aluno será capaz de:
Válvulas de Bóia. Válvulas de Bóia Válvula de Expansão de Pressão Constante.
Capacitor É um componente constituído por dois condutores separados por um isolante: os condutores são chamados armaduras (ou placas) do capacitor e o.
Condensadores resfriados a ar
ARMAZENAGEM DE GLP EM RECIPIENTES ESTACIONÁRIOS
Montagem, Manutenção e configuração de Micro ENERGIA ELÉTRICA.
Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS
Trabalho e Potencial elétrico (Capítulo 3)
Cinética Química.
ELETROSTÁTICA.
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
Eletricidade Aula 2.
Eletrização e força elétrica
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Materiais x Equipamentos
CALDEIRA.
Sistemas de Prevenção de
Filtração 20 de Março de 2007.
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
A Natureza da Eletricidade
NR 16- ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 9. Acessórios.
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
Geração de Energia Elétrica
Potencial Elétrico FÍSICA
Condutores Esféricos e Pontiagudos
Aula 01 QUÍMICA GERAL 1. Natureza da matéria Tales de Mileto ( a. C.) “Tudo é água” Anaxímenes de Mileto ( a. C.) “Tudo provém do ar e retorna.
AULA 01 - Conceitos e Definições
TRABALHO E ENTRADA EM ESPAÇO CONFINADO AUTORIZAÇÃO NECESSÁRIA
Capítulo 10 - Medições variadas
2011/2012FISICA12 ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO.
Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Prof. André Pires.
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
Eletrostática Professor Simone Carmo da Silva.  Potencial elétrico:  Agora, quando as dimensões do corpo não puderem ser desprezadas, temos duas situações.
Instituto Federal de Santa Catarina
1. Os passarinhos, mesmo pousando sobre fios condutores desencapados de alta tensão, não estão sujeitos a choques elétricos que possam causar-lhes algum.
Processos de eletrização
Filtração Tipos de filtros de pressão: Filtro prensa
Transcrição da apresentação:

Carregamento de Caminhões-tanque & Eletricidade Estática III EPIAEX Carregamento de Caminhões-tanque & Eletricidade Estática Fortaleza- CE 03/2002 Eng Gilberto Nepomuceno Mestrando UFF/ Sistemas Gestão

Ignitions Arising Out of Static, Lightning, and Stray Currents. Fontes de Consulta: API RP 2003 Protection Against Ignitions Arising Out of Static, Lightning, and Stray Currents. NFPA 77 Recommended Practice on Static Electricity Segurança em Eletricidade Fundacentro

Eletricidade Estática Concepção “É um fenômeno de superfície, associado ao contato e posterior separação de duas superfícies não similares.” Geração de Eletricidade Estática

1 2 3 EXPLOSÃO: TRÊS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PRESENÇA DE MISTURA • REUNIÕES COM A LIDERANÇA VISITAS À ÁREA EXAME DAS PRÁTICAS GERENCIAIS VERIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS IAGNÓSTICO --> PLANO DE AÇÃO PRESENÇA DE MISTURA INFLAMÁVEL PPRESENÇA DE UM CAMPO ELÉTRICO DEVIDO À EXISTÊNCIA DE CARGAS ELETROSTÁTICAS, GERADAS E ACUMULADOAS EM UM LÍQUIDO OU SÓLIDO SUBSTÂNCIA ELETRIZADA- COM ENERGIA POTENCIAL ELEVADA, ACARRETANDO UMA DESCARGA SUFICIENTE PARA IGNIR UMA MISTURA EXPLOSIVA EXPLOSÃO: TRÊS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS 1 2 3

CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS Nível potencial eletrostático depende do grau de geração e dissipação das cargas e da capacitância do corpo eletrizado Quando o grau de geração de cargas for igual ao grau de dissipação, não haverá acúmulo de cargas Necessidade de se obter o equilíbrio de cargas, antes que as mesmas atinjam potenciais perigosos Umidade relativa do ar é fator preponderante na dissipação de cargas acumuladas

CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS Hidocarbonetos líquidos refinados tornam-se eletrostaticamente carregados pelas operações de de bombeamento, vazão através de tubulação, filtração, queda livre para enchimento e outras. Produtos melhores condutores são também melhores geradores de eletricidade estática porém, por serem melhores condutores, a eletricidade gerada é descarregada mais rapidamente (tempo de relaxamento) Líquidos diferentes geram quantidades diferentes de eletricidade estática

CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS Tempo de Relaxamento: É o tempo necessário para que uma determinada carga diminua da metade de seu valor original Produtos maus condutores: Maus geradores de cargas Eletrostáticas e Maior tempo de relaxamento Produtos bons condutores: Bons geradores de cargas Eletrostáticas e Menor tempo de relaxamento

CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS Carregamento de Alguns produtos Alta pressão de vapor Ex: Gasolina Vaporiza-se rapidamente. Produz mistura rica no espaço de vapor. Produtos maus condutores: Ex: Óleos Combustíveis Bons geradores de cargas eletrostáticas e maior tempo de relaxamento Mistura não inflamável no espaço vapor Pressão de Vapor intermediária: Ex: Xileno/ Tolueno Bons geradores de cargas eletrostáticas e menor tempo de relaxamento Mistura Inflamável presente no espaço vapor

Carregamento de Caminhões-Tanque - CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS INSPEÇÃO NO COMPARTIMENTO DO TANQUE. PROCEDA COMPLETA DRENAGEM CASO O PRODUTO A SER CARREGADO SEJA DIFERENTE DO CARREGAMENTO ANTERIOR. REMOVA OBJETOS ESTRANHOS, MATERIAIS QUE POSSAM FLUTUAR OU QUE POSSAM SER DESLOCADOS PELO FLUXO DO PRODUTO CONDIÇÕES DO SISTEMA DE ATERRAMENTO DA PLATAFORMA DE CARREGAMENTO ADEQUABILIDADE DO VEÍCULO AO PRODUTO A SER UTILIZADO ATERRAMENTO DO CAMINHÃO-TANQUE IMEDIATAMENTE APÓS TOMAR POSIÇÃO PARA O CARREGAMENTO E ANTES QUE O BICO DE ENCHIMENTO SEJA INTRODUZIDO.

Carregamento de Caminhões-Tanque - CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS UTILIZE UMA VAZÃO BAIXA DE CARREGAMENTO VISANDO REDUZIR TURBULÊNCIAS. OBSERVE OS TEMPOS DE RELAXAMENTO PARA QUE CARGAS ELETROSTÁTICAS DE SUPERFÍCIE SE ESTABILIZEM. ADOTE UM TIPO ADEQUADO DE DEFLETOR NO BICO DE ENCHIMENTO (EVITA DESLOCAMENTO DO BICO PELA FORÇA DE REAÇÃO DO JATO E REDUZ O IMPACTO DO JATO DO PRODUTO EM QUEDA) ADOTE EXTENSÕES METÁLICAS NO BICO DE ENCHIMENTO ATÉ O FUNDO DO TANQUE QUE ESTÁ SENDO CARREGADO.

Carregamento de Caminhões-Tanque - CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NÃO RETIRE O BICO DE ENCHIMENTO DO FUNDO DO TANQUE IMEDIATAMENTE APÓS O CARREGAMENTO. ESPERE PELO MENOS UM MINUTO PARA O RELAXAMENTO DAS CARGAS DE SUPERFÍCIE. NÃO MANTENHA O TUBO DE ENCHIMENTO ALTO , POIS A QUEDA LIVRE DE PRODUTOS PROPICIA A FORMAÇÃO DE CARGAS ELETROSTÁTICAS SE FOR CARREGAR UM PRODUTO DE ALTO PONTO DE FULGOR, VERIFIQUE SE O CARREGAMENTO ANTERIOR FOI TAMBÉM DE PRODUTO DE ALTO PONTO DE FULGOR (caso contrário, remova os vapores do carregamento anterior)

Carregamento de Caminhões-Tanque - CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS ELABORE UM PROCEDIMENTO PARA AS OPERAÇÕES DE CARREGAMENTO DE CAMINHÕES-TANQUE,LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS RISCOS POTENCIAIS EXISTENTES E MEDIDAS PREVENTIVAS. PROCEDA O TREINAMENTO DAS PESSOAS ENVOLVIDAS PRIVILEGIE SISTEMAS QUE COIBEM ACIONAMENTO DO SISTEMA DE CARREGAMENTO SE O CAMINHÃO TANQUE NÃO FOR DEVIDAMENTE ATERRADO. NÃO TIRE AMOSTRAS POR IMERSÃO ATRAVÉS DA ABERTURA DO TÔPO, DURANTE O CARREGAMENTO OU IMEDIATAMENTE DEPOIS ( ESPERE PELO MENOS UM MINUTO PARA O RELAXAMENTO DAS CARGAS DE SUPERFÍCIE) .

         Ponto de Terra Estação            

ATERRAMENTO DO CAMINHÃO-TANQUE. Aterrar o Caminhão imediatamente após tomar posição para o carregamento e antes que o bico de enchimento seja introduzido Elimina a possibilidade de descarga e centelhamento do tanque para uma estrutura aterrada. Não elimina a possibilidade de descarga e centelhamento na superfície líquida do tanque.

 