Parceiros na realização da proposta:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Programa de Ética e Cidadania
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ponto de vista empresarial
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
A Escola e as Mudanças Sociais
Educação Ambiental - GPEEA
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Tecnologia e Educação.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Programa Segundo Tempo e Programa Mais Educação Encontro Nacional de Avaliação do PST São Paulo (SP) - Dezembro/2010 Encontro Nacional de Avaliação do.
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
Portal Educacional Clickideia
Aula com base nos textos:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
Políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Encontro Estadual de Formação
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Vera Lucia Reis, Inciativa MAP,
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
MODALIDADE DE ENSINO EJA TEMPOS FORMATIVOS Tempos de Formação I e II Tempo de Saber.

Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Pra poder ir para a escola
Políticas Públicas em Educação do Campo SEDUC/RS
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia.
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
Transcrição da apresentação:

Parceiros na realização da proposta: PROJETO SERINGUEIRO Busca instrumentalizar extrativistas* no desenvolvimento da consciência cidadã. Parceiros na realização da proposta: SEE, AMOPREB, AMOPREX, ASPD, STR/XP, CNS, FNLIJ e PROLER

Isolamento Prevalência do Concreto Vivem no presente Final de 1800 Formação dos Seringais Desenvolvimento da Economia Extrativista no território BUM DA BORRACHA MIGRAÇÃO CORRERIA / GENOCÍDIO Seringal Nativo GRANDE DISPERSÃO GEOGRÁFICA Isolamento na AUSÊNCIA DO PODER PÚBLICO Desenvolveu-se a CULTURA do da AVIAMENTO AGRAFA ABUNDÂNCIA Prevalência do Concreto Vivem no presente Relação de DEPENDÊNCIA , sob modelo baseado no AUTORITARISMO E SUBMISSÃO Que acirra INSTITUIÇÃO DE SUJEITOS COLETIVOS Dificulta INDIVIDUALISMO PRIVATIVISTA

PROJETO SERINGUEIRO Histórico do projeto Seringueiro Anos 70 DESVALORIZAÇÃO DA BORRACHA FALÊNCIA DOS SERINGAIS MIGRAÇÃO DE FAZENDEIROS promovem (assessorias) Seringueiros reagem DESMATAMENTO EXPULSÃO DOS SERINGUEIROS BUSCAM ORGANIZAÇÃO Chegada da CONTAG Início da CONSCIÊNCIA DE DIREITOS FORÇA DA UNIÃO SINDICATO DE BRASILÉIA 1975 Obtenção de resultados / busca de EMANCIPAÇÃO SOCIAL Pela via da luta organizada PROJETO SERINGUEIRO Xapuri, 1981, nasce o

INDEPENDÊNCIA ECONÔMICA ACESSO À LEGISLAÇÃO TRABALHISTA SAÚDE Projeto Seringueiro INDEPENDÊNCIA ECONÔMICA ACESSO À LEGISLAÇÃO TRABALHISTA SAÚDE Implantação mais adiante de um (NÚCLEOS DE PRODUÇÃO E CONSUMO) POSTO DE SAÚDE Direito de trabalhadores rurais Controlar os termos em que se dá a Libertar-se dos intermediários Treinamento COMERCIALIZAÇÃO DA BORRACHA AGENTES LOCAIS Para o atendimento primário de saúde Necessidade da cultura letrada Altos índices de analfabetismo ESCOLA: CONDIÇÃO SEM A QUAL NÃO.

Necessidade de escolarização e formação pedagógica 1988 / 89 MONITORES (maioria gráficofuncional) APRENDEM HOJE PARA ENSINAR ONTEM Necessidade de escolarização e formação pedagógica A PROPOSTA DE FORMAÇÃO TRABALHO EM GRUPO PROBLEMATIZAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA LÍNGUA MATERNA E MATEMÁTICA Diálogo conhecimento Particular-universal Linhas mestras Sob o par CURRÍCULO OPERACIONAL Por vezes EXPERIMENTAL CURRÍCULO FORMAL PROGRAMÁTICO CONTEXTUALIZAÇÃO TRANSDISCIPD. A co-presença SINTAXE E LEXICO DA LÍNGUA MATERNA OPERAÇÕES LÓGICO-MATEMÁTICAS PENSAMENTO RELACIONAL Levam a

A problematização como prática pedagógica nomeia uma construção que intera três distintos espaços ou contextos geradores:

Áreas de atuação Resex Chico Mendes / PAE Cachoeira e entorno (Xapuri/Brasiléia) Flona Macauã (Sena Madureira) PAE Remanso (Capixaba) PAE Porto Dias (Acrelândia)

Resultados / impactos Comunitários escolarizados e com formação pedagógico; Redução dos índices de analfabetismo; Aprovação da proposta político-pedagógica pelo CEE/AC para o ensino fundamental a partir das condições da floresta e sua interface com a cidade; Criação e construção, através de mutirão, de 44 escolas espalhadas no interior da floresta. 34 ativas; Formação de quadros/lideranças do movimento de seringueiros; Alunos, professores e comunitários contribuindo na produção regionalizada de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil; Contributo da identidade cultural e permanência das pessoas na mata, organização social das comunidades;

Financiamento CESE OXFAM MEC BID Fundação ABRINQ Prêmio Itaú-Unicef NOVIB Embaixada do Canadá SEEC/AC

Desafios Contrubuir para o fortalecimento das Unidades de Conservação e PAE´s em domínios ecológicos, ambientais, sociais (economia) e culturais; Conseguir que a proposta seja encampada e extendida pelo poder público a outras microregiões do estado, sem descaracterizar; Conseguir financiamento das ações junto ao poder público