GEOGRAFIA DAS DROGAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Por que estudar Geografia?
Advertisements

AS REGIÕES CONFLITUOSAS DA AMÉRICA
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
ERA UMA VEZ….
25 de Abril de 1974.
Colômbia (Álvaro Uribe)
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
Imigração japonesa Inícios da imigração.
O TERRITÓRIO BRASILEIRO: FRONTEIRAS, REGIONALIZAÇÃO E A AMAZÔNIA.
Conflitos na América e na Europa
AMÉRICA ANDINA E GUIANAS
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO JAPONÊS OBJETIVOS.
Revolução Mexicana.
América Latina Unidade e diversidade.
AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
Colômbia.
HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Lisiane – 8ª série.
Prof. José Victor GayLussac
Memória Nacional.
INTERVENÇÕES ESTADUNIDENSES NA AMÉRICA LATINA
IMPERIALISMO Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões.
Entre o Caribe e os Andes
« Pela sede aprendemos a água. » Emily Dickinson
Curso Direito à Memória e à Verdade
AS AMÉRICAS 2 MÉXICO.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
2ª Guerra Mundial.
PODER PARALELO.
AMÉRICA ANDINA O DOMÍNIO DOS ANDES.
O Poder das Corporações Globais
Recursos hídricos e direitos humanos na fonte d’água OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO.
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Por quê nas fronteiras da Amazônia?
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
Irlanda do Norte e País Basco
GUERRA DO CONTESTADO.
Alunos:Carine Miranda, Lara Cristina,Patricck Willian e Saore Bispo
POLÍTICAS DE MASSAS E REFORMAS SOCIAIS. COLÔMBIA.
INFLUÊNCIA NORTE-AMERICANA NAS AMÉRICAS
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Prof. Ruy Sérgio Incerti Júnior
Colômbia: quem está no poder?
AMÉRICA ANDINA “O GRITO COLETIVO”.
Parte 1: Território e Nação
GUATEMALA.
Conflitos atuais na América Latina. Conflitos na Venezuela Em dezembro de 2006, Chávez é reeleito com 63% dos votos válidos, frente a 37% de Manuel Rosales,
SOCIALISMO O socialismo visa a igualdade social
PRP 2 período Geografia 8 ano Prof. José Victor Gaylussac.
REVOLUÇÃO NA NICARÁGUA
Antes da Guerra do Paraguai possuía um invejável desenvolvimento. Após ter perdido essa guerra ( ) introduziu o capitalismo. A base da economia.
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
ABRIL 1974.
Conflitos no campo.
LUTAS SOCIAIS NO MÉXICO
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Cap Crise do 2º Reinado.
Após a Guerra Fria, uma das características mais importantes foi o início do novo modelo econômico neoliberal. NEOLIBERALISMO  é a retirada progressiva.
Agora vamos mudar o nosso olhar
Fundamentalismo religioso mortal. Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico.
PORTUGAL ANTES DE 25 DE ABRIL O Antes do 25 de Abril de 1974, em Portugal, não havia liberdade, as pessoas não podiam dizer o que pensavam nem exprimir.
América Porções Central e Sul
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
 Grupos: 1 - Guerra da BIAFRA 08/04 4 – IUGOSLÁVIA 09/04 2 – RUANDA E BURUNDI 08/04 5 – CÁUCASO 15/04 3 – BASCOS E IRLANDA 09/04 6 – CURDOS E TIBET 15/04.
Terrorismo  Definição atual: “Terrorismo é o uso da violência por um sub-grupo do Estado para inspirar o medo através de ataques a civis e/ou alvos significativos,
 Grupos: 1 - conflitos no IRAQUE 08/ BÓSNIA 10/04 2 – ISRAEL E PALESTINA 08/04 5 –CAXEMIRA 15/04 3 – PRIMAVERA ÁRABE 10/04 6 – KOSOVO 15/04.
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
Jean-Jacques Rousseau ( )
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Transcrição da apresentação:

GEOGRAFIA DAS DROGAS

CONSUMO E TRÁFICO

AMAZÔNIA, DROGAS E A COLÔMBIA

RELEVÂNCIA DA FLORESTA AMAZÔNICA

“Ninguém diz que a Estátua da Liberdade pode ser roubada dos Estados Unidos, ou que alguém vai tirar a Torre Eiffel da França. O boato de que a Floresta Amazônica pode ser amputada do mapa do Brasil, no entanto, é recorrente – talvez pelo fato de a floresta estar longe dos grandes centros do país, e ser para quem mora neles um lugar inacessível, quase mítico, terreno fértil para lendas.

O medo da cobiça internacional sobre a região começou no século XIX, quando um tenente da marinha americana, Matthew Fontaine Maury, reivindicou a abertura da navegação no Rio Amazonas para barcos estrangeiros. Foi o bastante para que se pensasse que os americanos queriam anexar a Amazônia, assim como haviam feito com o Texas ou com a Flórida (...)”. Veja, 12/02/2003.

ENTENDENDO A GUERRA CIVIL COLOMBIANA

ORIGEM: desde os anos 60, guerrilhas marxistas controlam a zona rural ORIGEM: desde os anos 60, guerrilhas marxistas controlam a zona rural. Nos anos 80, segundo acusações do governo, elas passaram a se financiar com dinheiro cobrado dos traficantes.

AS GUERRILHAS MARXISTAS: - ELN (Exército de Libertação Nacional) – constituída por cerca de 5 mil homens, a guerrilha guevarista exige a desmilitarização de uma zona no norte do país;

- FARC-EP (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) – lideradas por Manuel Marulanda, contam com aproximadamente 20 mil homens, principalmente camponeses pobres. Opõem-se ao Plano Colômbia e exigem o combate aos paramilitares e as reformas sócio-políticas;

FARCLÂNDIA

PLANO COLÔMBIA – sob pressão dos Estados Unidos, o governo lançou o plano, pacote militar bilionário para combater os narcotraficantes e as guerrilhas marxistas. O primeiro alvo são as plantações de coca;

COMBATES AS GUERRILHAS – em reação ao avanço das guerrilhas, militares e latifundiários criam milícias ou grupo paramilitares como a AUC (Autodefesas Unidas da Colômbia). Atualmente esses grupos também são financiados pelo tráfico;

CONTROLANDO A AMAZÔNIA: O SIVAM