As Leis Morais: ensino e prática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
Advertisements

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita
Deus Módulo III Objetivo Geral
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
AS BASES DO TRANSFORMAR-SE
Pontos Principais da Doutrina Espírita
Reflexos do Aborto Sobre o Espírito e o Perispírito
Sobre a Lógica da Ética Espírita
RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo: contexto histórico; conceito; tríplice aspecto; Módulo II – A Codificação Espírita: Hydesville.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
MÓDULO VIII LEI DIVINA OU NATURAL
Programa IV Roteiro 12.
Programa III Roteiro 01.
CONCEITOS DE ÉTICA E MORAL APLICADOS À MEDIUNIDDE
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
Caráter da Revelação Espírita
I. Necessidade do Estudo ESDE/ESME
Federação Espírita Brasileira Lei de Destruição e Lei de Conservação
DEUS existe?. DEUS existe? O que nos dá a certeza da existência de DEUS?
O Espiritismo.
Existem espíritos errantes de animais no mundo espiritual?
NINGUÉM PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO
Elaboração: Provas e Expiações Elaboração:
Encarnação e Reencarnação
Ciclo II A e B Lei de justiça Amor e caridade
Lei de Justiça, Amor e Caridade Caridade e Amor ao Próximo Capítulo XI
O BEM E O MAL Introdução ao Espiritismo – Lição 12
Princípio Vital L.E cap 4 Perg. 60 A 75 Ler: L.E. 540, 592, 597, 607.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Alex Junior André Carlos Bruna Pires Cidiane Melo
LEIS DIVINAS OU NATURAIS REGEM A A HARMONIA DO UNIVERSO E COMANDAM AS NOSSAS VIDAS E A NOSSA EVOLUÇÃO.
FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA
B a s e s d a D o u t r i n a E s p í r i t a
Deus Módulo III Objetivo Geral
Para vocês pesquisarem.
Sobre a estrutura didática de “O livro dos Espíritos”
LIVRO DOS ESPIRITOS CAPITULO 4
Evangelização e família
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - ESDE
Perfeição Moral Terceiro Livro capítulo XII itens 893 a 919a
8 DE AGOSTO ROSANA CARDOSO.  Milagre: (mirari=admirar) admirável, coisa extraordinária, surpreendente  Um ato do poder Divino contrário às.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
CICLO II OS MILAGRES NO EVANGELHO
ROTEIRO ESCOLHA DAS PROVAS MISSÃO E OCUPAÇÃO DOS ESPÍRITOS
Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha – 07/09/2014.
Reencarnação: Lei da Natureza janemaiolo.
Lei de justiça, amor e caridade
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Objetivo Geral:
Módulo III – Roteiro 3 Atributos da Divindade e Providência Divina
Objetivo Geral Existência e Sobrevivência do Espírito
Centro Espírita Allan kardec
Módulo III – Roteiro 4 Atributos de Deus A Providência Divina
TODAS AS LEIS DA NATUREZA SÃO LEIS DIVINAS, POIS DEUS É O AUTOR DE
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
Evangelho Espiritismo
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
Existência e Sobrevivência do Espírito
Lei de Destruição e Lei de Conservação
LEI DO TRABALHO Quando eu mudo o mundo muda
Livro dos Espíritos, parte terceira, Capítulo ix
ROTEIRO Relação existente entre a justiça e os direitos naturais
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
Estudo de Outubro de Outubro
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
A justiça de Deus e a reencarnação
Transcrição da apresentação:

As Leis Morais: ensino e prática Definições sobre Lei Localização do tema na Doutrina Espírita O que é lei moral? Quais são as leis morais? Como praticar as leis morais? O caminho de nossa evolução JAL Balieiro USE Intermunicipal de Ribeirão Preto Departamento de Orientação Doutrinária

As Leis Morais: ensino e prática Definições e Posturas: Humana Lei é regra de direito ditada pela autoridade estatal e tornada obrigatória para se manter a ordem e o progresso numa comunidade Lei é obrigação imposta pela consciência e pela sociedade. Divina? Há outra lei? Qual? Como é definida? Como divina? Avaliada como a lei humana? Em qualquer situação: Direitos e Deveres

As Leis Morais: ensino e prática a lei divina (ou natural) “As leis divinas, que é o que compreendem no seu âmbito? Concernem a alguma outra coisa, que não somente ao procedimento moral? Todas as da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o autor de tudo. O sábio estuda as leis da matéria, o homem de bem estuda e prática as da alma.” – LE-617 Humanas ou divinas, as leis têm a mesma origem, criam e alimentam a vida, povoando os mundos e os espaços. Todas são divinas, todas são de Deus. As leis físicas regulam o mundo material, as leis morais regulam as nossas relações.

Espírito (PI) “C” Matéria (pm) As Leis Morais: ensino e prática DEUS Espírito (PI) “C” Matéria (pm) “c” Criação Seres Vivos Fluído Cósmico Universal forças inerentes: presidem metamorfoses da matéria leis imutáveis: necessárias e que regem o mundo Gravidade Atração Coesão Afinidade Magnetismo Eletricidade Ativa Forças Agentes: som, luz, calor, etc.

As Leis Morais: ensino e prática Postura Espírita (ciência positiva - experimental) fatos novos se apresentam, não podem ser explicados pelas leis conhecidas (delimita-se o campo de atuação da ciência em estudo); ele os observa, compara, analisa e remontando dos efeitos às causas (apresenta-se uma análise detalhada do universo a ser estudado); chega à lei que os rege (formulação de leis reguladoras do universo); deduzindo-lhes as conseqüências e busca as aplicações úteis (o que se pode obter da aplicação das leis). A Gênese – Capítulo 1º.

As Leis Morais: ensino e prática O que é lei moral? “Entre as leis divinas, umas regulam o movimento e as relações da matéria bruta: as leis físicas, cujo estudo pertence ao domínio da ciência. As outras dizem respeito especialmente ao homem considerado em si mesmo e nas relações com Deus e com os semelhantes. Contêm as regras da vida do corpo, bem como as da vida da alma: são as leis morais.” - (LE-617) As Leis Morais regulam a conduta dos Espíritos. As leis físicas regulam o mundo material. Através da Mediunidade, pode-se verificar a ação da lei moral da vida de um Espírito. Através da experimentação, em laboratório testa-se uma lei física.

As Leis Morais: ensino e prática Ao Espiritismo cabe estudar as Leis Morais. Elas estabelecem os deveres do Homem: 1º. Para com Deus 2º. Para consigo mesmo 3º. Para com o próximo DEUS HOMEM PRÓXIMO 1 2 3

As Leis Morais: ensino e prática

As Leis Morais: ensino e prática

As Leis Morais: ensino e prática Estabelecem os deveres do Homem: 1º. Para com Deus 2º. Para consigo mesmo 3º. Para com o próximo DEUS HOMEM PRÓXIMO 1 2 3 Adoração Trabalho

As Leis Morais: ensino e prática

As Leis Morais: ensino e prática

As Leis Morais: ensino e prática

As Leis Morais: ensino e prática Estabelecem os deveres do Homem: 1º. Para com Deus 2º. Para consigo mesmo 3º. Para com o próximo DEUS HOMEM PRÓXIMO 1 2 3 Adoração Trabalho Reprodução Conservação Destruição

As Leis Morais: ensino e prática

As Leis Morais: ensino e prática

As Leis Morais: ensino e prática

As Leis Morais: ensino e prática

As Leis Morais: ensino e prática Estabelecem os deveres do Homem: 1º. Para com Deus 2º. Para consigo mesmo 3º. Para com o próximo DEUS HOMEM PRÓXIMO 3 1 2 Sociedade Progresso Igualdade Liberdade Adoração Trabalho Reprodução Conservação Destruição Esta apresentação das leis morais (didática e seqüenciada), é similar à Lei de Deus revelada por Moisés, abrange as circunstâncias da vida.

As Leis Morais: ensino e prática

As Leis Morais: ensino e prática JUSTIÇA AMOR CARIDADE DEUS HOMEM PRÓXIMO 3 1 2 Sociedade Progresso Igualdade Liberdade Adoração Trabalho Reprodução Conservação Destruição Deus que é justo, por amor criou o homem, que para viver bem com o próximo tem que praticar a caridade.

As Leis Morais: ensino e prática Qual é a finalidade da encarnação? (LE-132) Deus a impõe com o fim de levá-los à perfeição: para uns, é uma expiação; para outros, uma missão. Mas, para chegar a essa perfeição, eles devem sofrer todas as vicissitudes da existência corpórea: nisto é que está a expiação. A encarnação tem ainda outra finalidade, que é a de pôr o Espírito em condições de enfrentar a sua parte na obra da Criação. É para executá-la que ele toma um aparelho em cada mundo, em harmonia com a matéria essencial do mesmo, a fim de nele cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. E dessa maneira, concorrendo para a obra geral, progredir também. A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do Universo. Mas Deus, na sua sabedoria, quis que eles tivessem, nessa mesma ação, um meio de progredir e de se aproximarem dele. É assim que, por uma lei admirável de sua providência, tudo se encadeia, tudo é solitário na Natureza.

As Leis Morais: ensino e prática Como praticar as leis morais? egoísmo e orgulho vícios e virtudes o bem e o mal progresso individual: o conhecimento de si mesmo o homem de bem “Examinai o que pudeste ter obrado contra Deus, depois contra o vosso próximo e, finalmente, contra vós mesmos. As respostas vos darão, ou o descanso para a vossa consciência, ou a indicação de um mal que precisa ser curado”. – (LE-919.919ª.)

As Leis Morais: ensino e prática Finalizando... as leis morais estão gravadas em nossa consciência... os Benfeitores Espirituais cuidam para que delas não os esqueçamos... vivenciadas nos aproximam de Deus, não seguidas Dele nos distanciamos... neste caminhar, Jesus é o nosso roteiro mais seguro... Qual é o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo? (LE-625) - “Vede Jesus.”