Romance modernista – 2º tempo – 1930

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encaminhada em 1892 através de um amigo médico por quem vinha sendo tratada de rinite supurativa ;
Advertisements

Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, Clarice Lispector
Tema: Triângulo amoroso entre amigos
Personagens: Hermano e Amália se aproximam da concepção de personagens redondos. Carlos Hermano Aguiar: (duplicidade no nome: Carlos para os íntimos e.
O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
Vidas secas (1938) GRACILIANO RAMOS
Análise Literária DOM CASMURRO DOM.
Naturalismo O discurso.
Memórias de um Sargento de Milícias
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Programação Neurolinguística
CONTO analisando a estrutura
O diálogo em textos narrativos
O ANEL
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Com o tempo....
O ANEL.
O TEMPO Com o tempo aprendes que estar com alguém só porque esse alguém te oferece um bom futuro significa que mais cedo ou mais tarde quererás voltar.
SLIDES COM TIRINHAS ATENÇÃO AO RESPONDER!!!
Trabalho de Português Pollyanna
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
Discurso Direto.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
“TCHAU” Conto de Lygia Bojunga Análise de Alfredina Nery
CASADOS...  .
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
ORALIDADE E ESCRITA A palavra falada é formada por combinações de unidades mínimas de som (fonemas). Na escrita, a representação do fonema ocorre através.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
Com o tempo... Com o tempo... Com o tempo...
A Chave da Felicidade Letícia Thompson.
Discurso direto, indireto e indireto livre
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
Elementos da Narrativa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
É de Judeu e genial !!!!!!!. O Sr. Samuel, judeu, dirigiu-se ao banco onde tem todos os seus depósitos e poupanças, pediu para falar com o Gerente, e.
Narração: personagem/ espaço/ enredo
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR. O FILME  Título: Um Lugar para Recomeçar  Ano: 2005 (EUA)  Direção: Lasse Hallström  Gênero: Drama.
Contando um pouco sobre CONTOS
A Narrativa e seus Elementos Básicos
Professora Cláudia Alencar 9ª série
Preparado por Dinis Bento
GÊNEROS LITERÁRIOS.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O CONTO e seus elementos
A NARRAÇÃO.
Edificando Famílias Saudáveis
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
ELABORAÇÃO DE METAS.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Medite agora neste lindo texto bíblico: Provérbios 18
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
LIÇÃO 11 INTRODUÇÃO: Prov. 3:7; Rom. 14:12.
O que é narração? É o texto que relata fatos ou acontecimentos reais ou fictícios, de forma linear ou não-linear,com a participação de personagens cuja.
Literatura Brasileira
Fazer alguns sacrifícios com o intuito de ver e ter certeza do que quer ou que estão querendo, nem sempre é uma tarefa fácil já que corremos o risco de.
“Trate seu negócio, como um negócio de 1 milhão”
Uma linda história contada por Osho ~ Sobre a Coragem~
A construção do sentido
BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO Autora: Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sérgio PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP – Centro de Formação.
A mentira descoberta.
Ensino Fundamental , 7º ano
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Missões – 10/outubro Takila Zâmbia. Takila é pioneiro da Missão Global no país de Zâmbia, na Divisão Sul-Africana Oceano Índico, cujos projetos missionários.
1. Como Sua Família Lida Com Alguma Situação Estressora?
Tipos de discurso Prof. Chico Arruda.
Transcrição da apresentação:

Romance modernista – 2º tempo – 1930 OS RATOS Dyonélio Machado Romance modernista – 2º tempo – 1930 Intimista

Os Ratos – Dyonélio Machado PERSONAGENS: NAZIAZENO BARBOSA, pequeno funcionário público casado com Adelaide, com um filho ainda bebê e que, por isso mesmo, necessita de leite. O LEITEIRO – que nem nome possui na trama. Exerce um espécie de domínio sobre o protagonista, uma vez que tem a capacidade de escolher entre entregar ou não o leite. ADELAIDE – esposa, mulher que não se impõe, porque é tímida; não grita, empalidece e sofre. Ser submisso e infeliz. Dr. ROMEIRO – o diretor “Tenho eu porventura alguma fábrica de dinheiro?”

DUQUE – na visão de Naziazeno, um batalhador, e parece ao protagonista ser um herói por ter experiência da miséria. Vive de negociatas, acompanhando um eventual amigo em situação difícil ao agiota ou à casa de penhores. ( o corretor da miséria) ALCIDES – envolvido com apostas em corridas de cavalo, jogo de bicho, roleta é outro “fracassado”. Apesar disso é quem tem o “salvador anel”, que, diga-se de passagem não tem sua origem muito clara. (o vigarista) ANDRADE – provavelmente o “rato” espertalhão. Envolvido em alguma negociata com Alcides, passa a responsabilidade da dívida a algúem que sabe ser inacessível a Naziazeno: um diretor de banco. MONDINA – é o que, no momento, é capaz de financiar o problema. E acaba fazendo até sem muita convicção ou desejo; fora “forçado” pela lábia de Duque. (rábula)

Mr. REES – gerente do banco, que segundo Andrade, iria pagar uma dívida que tinha com Alcides. Dr. OTÁVIO CONTI – amigo de Duque COSTA MIRANDA – Naziazeno esbarra com ele e pede 10 mil réis, Costa pede que Naziazeno fale com Alcides sobre uma dívida. No final dá 5 mil réis a Naziazeno para o almoço. HORÁCIO – Sujeito que entrega as concorrências e os ofícios da secretaria. Fernandes, Roco, Assunção, Zeferino – agiotas Martinez – dono da casa de penhores Dupasquier - velho joalheiro

“procura” (do empréstimo) “espera” (do pagamento da dívida) O drama de Naziazeno “procura” (do empréstimo) “espera” (do pagamento da dívida) “medo/prazer” (dominado pela imagem dos ratos) TEMPO Tempo histórico – anos 30 – referências à polarização entre comunismo e Integralismo; a comparação de Alcides entre a situação local e os fatos ocorridos na Alemanha; as duas alusões às medidas para a racionalização das zonas habitadas por estrangeiros. Tempo passado do protagonista – recuperado por meio de alguns rasgos súbitos da memória. Não são recuperações nostálgicas, mas experiências traumáticas. O drama de Naziazeno dura um dia.

Os Ratos – Dyonélio Machado Título – relaciona-se à situação de pobreza em que vive Naziazeno. Como os ratos vai vivendo de migalhas. Um rato não questiona sua situação; apenas busca sobreviver com o que tem. Uso de reticências sugere o suplício mental do protagonista. Cria um certo ar de divagação, de incapacidade de concentração e até de desalento. Também contribui para a agonia do personagem a repetição frequente de palavras para marcar o remoer dos pensamentos obsessivos de Naziazeno: “Aquela esperança é obstinada, obstinada. Entretanto, o duque confia – confia é inegável. Duque confabula, confabula.”

Narrador Narrador onisciente – 3ª pessoa – auxilia o leitor a adentrar ao máximo na problemática. Para apresentar o que se passa na mente do protagonista faz uso do DISCURSO INDIRETO LIVRE. Esse recurso associado ao DIRETO LIVRE confere certa neutralidade e objetividade à narrativa. O condutor da narrativa vai seguindo o “rato” acuado. É capaz de penetrar na agonia do protagonista. O narrador usa também certas marcas gráficas: aspas e itálico, quando pretende reforçar alguma atitude ou palavra que julgue importante na psicologia de seu protagonista.