Os livros poéticos II – O livro de Jó

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Estudo 01.
Advertisements

Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (4) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.
no Evangelho de S. Marcos
A aliança do começo O pacto de com Adão.
Os profetas menores (I) - Oséias
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
“Cristo morreu pelos ímpios”
Os profetas menores (I)
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
A vida do cristão no Espírito Texto bíblico – Romanos
A DECISÃO DE DANIEL DANIEL 2ª AULA.
A Trilha de Deus.
Culto de Celebração 03/01/10.
40 dias de Oração e Jejum pela Família

11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Assim é a Vida....
A DOUTRINA BÍBLICA DA ORAÇÃO
Família, Criação de Deus
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO
Mistérios e Intrigas da Vida Cap 1: permanecendo firme em Cristo
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
“[…] Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, […]” (Gn 12:1-4).
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
E assim os fariseus disseram uns aos outros: "Não conseguimos nada
A doutrina bíblica da oração
CONFIANÇA.
CONSTRUINDO AMIZADES VERDADEIRAS
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS
Hebreus 7 A Aliança Superior
No mês de Setembro comemoramos o
LIVROS POÉTICOS MÓDULO 2 O LIVRO DE JÓ.
Vencendo os Gigantes do Dia a Dia
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE, SERÁ QUE ISTO É POSSÍVEL?
Estudo Panorâmico da Bíblia O livro de Jó
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
CRER SEM VER: DESAFIO DA FÉ CRISTÃ
Jesus e a oposição dos fariseus
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
João ; NVI. João ; NVI.
O PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS ( A origem do mal ) Parte 1
AS REVELAÇÕES DO APOCALIPSE
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
O casamento de Isaque e Rebeca
LIVROS POÉTICOS A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
A Hermenêutica na Idade Média
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA DE ELISEU
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO.
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
INTEGRIDADE Jó 1.1- “ Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem ÍNTEGRO e RETO, TEMENTE A DEUS e que SE DESVIAVA DO MAL”.
Os livros poéticos II – O livro de Jó
Transcrição da apresentação:

Os livros poéticos II – O livro de Jó O primeiro livro dos cinco livros poéticos da Bíblia (Um dos livros sapienciais da Palavra de Deus)

Jó, cujo nome significa ( Jó, cujo nome significa (*) “voltado sempre para Deus”, é um personagem de um dos livros mais antigos da Bíblia. Ele foi um homem que viveu na terra de Uz, em princípio o Iraque de hoje. Estudiosos chegam a demarcar o seu tempo de vida entre os séculos XX e XVI a.C.

O Livro de Jó é um dos livros sapienciais do AT, e surge como o primeiro livro poético da Bíblia. Ele é considerado como uma obra prima da literatura do movimento de Sabedoria, tal como Provérbios e Eclesiastes. Também é considerado uma das mais belas histórias de prova de fé. Conta a história de um personagem que nos primórdios da civilização era um homem temente a Deus e que o agradava com sua conduta.

A autoria do livro é incerta. Alguns eruditos atribuem o livro a Moisés. Outros atribuem a um dos antigos sábios, cujos escritos podem ser encontrados em Provérbios ou mesmo Eclesiastes. Para alguns, o próprio Salomão tenha sido seu autor. O livro de Jó também é tido como o livro mais antigo da Bíblia, mais até que o livro de Gênesis.

As inúmeras lições e discussões presentes neste livro são tentativas clássicas para conciliar a coexistência do mal e do pecado diante do poder benévolo de Deus. A época em que se desenrolam os fatos, ou quando este livro foi redigido, é controversa. Esta discussão está inclusive no Talmud, o célebre livro de ensino dos judeus (o mishna).

O livro de Jó é um dos mais surpreendentes registros históricos na Bíblia. Para muitos estudiosos e comentaristas chega mesmo a se constituir num enigma de difícil compreensão de como foi se colocar ele no cânon judaico, tendo em vista sua difícil investigação histórica. Jó, o nome, teria algo a ver com o significado de “odiado”, para alguns em função do ostracismo em que cai o personagem, enquanto para outros teria o sentido de “retorno ou voltado para Deus” (*), em razão da restauração moral e social que lhe é permitida por Deus.

Jó será o primeiro livro dos chamados poéticos (II) que estudaremos neste 1T12, conforme podemos ver no Suplemento acima.

“Bendito seja o nome do Senhor” Os livros poéticos II O livro de Jó Estudo 01 “Bendito seja o nome do Senhor” A vida de Jó: Princípio e fim Texto bíblico: Jó 1,2,42 Texto áureo: Jó 1.21: “Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou: Bendito seja o nome de Senhor”

Neste primeiro trimestre de 2012, procuraremos compreender um tanto mais do livro mais antigo do AT, segundo os comentaristas e estudiosos da Bíblia. O livro de Jó com sua mensagem de profunda beleza poética e de mais profunda conceituação teológica ainda, numa época em que o conhecimento humano, praticamente engatinhava, é um verdadeiro milagre para os intelectuais e teólogos de hoje. 

No plano original de Deus, não havia lugar para o sofrimento, pois a criatura humana viveria na presença do Senhor que com ela conversava todo o dia ao cair da tarde (Gênesis 3.8). No entanto, a “queda do ser humano”, trouxe para a vida humana, o estigma do pecado, e com ele toda a decorrência do mal, da dor, do sofrimento, da angústia, da tragédia, da morte. É diante de um panorama absoluto e único como este que a vida de Jó se desenrola. Para começar, vamos deter-nos apenas nos três capítulos acima apontados para, sem entrar no mérito do problema, ver como se desenhou a vida desse personagem marcante da Palavra de Deus.

Uma vida na presença de Deus: 1.1-5 A vontade de Deus: 1.6-12 e 2.1-6 O texto bíblico desta lição (Jó 1, 2 e 42) pode ser dividido em 5 partes: Uma vida na presença de Deus: 1.1-5 A vontade de Deus: 1.6-12 e 2.1-6 A conseqüência do mal: 1.13-19 e 2.7-10 Exemplo de resignação: 1.20-22 e 2.11-13 A recompensa divina: 42.1-17 (Vamos abrir a Bíblia para a leitura pela classe do texto bíblico desta lição)

Uma vida na presença de Deus: 1.1-5 “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto que temia a Deus e se desviava do mal... (Versículos de 2 a 5 lidos intercaladamente pelos alunos em suas Bíblias)

2. A vontade de Deus: 1.6-12 e 2.1-6 “Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles” (Versículos de 7 a 12 lidos pelos alunos) “Chegou outra vez o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor; e veio também Satanás entre eles” (Versículos de 2 a 5 lidos pelos alunos)

3. A conseqüência do mal: 1.13-19 e 2.7-10 “Certo dia, quando seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho em casa do irmão mais velho,” (Versículos de 14 a 19 lidos pelos alunos) “Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor, e feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça.” (Versículos de 8 a 10 lidos pelos alunos)

4. Exemplo de resignação: 1.20-22 e 2.11-13 “Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça, e, lançando-se em terra, adorou;” (Versículos 21 e 22 lidos pelos alunos) “Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo esse mal que lhe havia sucedido, vieram cada um do seu lugar: Elifaz... Bildade... Zofar... Pois tinham combinado para virem condoer-se dele e consolá-lo” (Versículos de 8 a 10 lidos pelos alunos)

5. A recompensa divina: 42.1-17 “Então, respondeu Jó ao Senhor...” (Versículos 2 e 6 lidos pelos alunos) “Sucedeu pois que, acabando o Senhor de dizer a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, Bildade e Zofar...” (Versículos 8 e 9 lidos pelos alunos) “O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos... E deu a Jó o dobro...” (Versículos 11 e 17 lidos pelos alunos)

Crer para ver, antes de ver para crer. CONCLUSÃO Crer para ver, antes de ver para crer. Esta deve ser a nossa expectativa, a nossa disposição de vida, pois, no mundo em que vivemos dominado pelo mal e pelo pecado, só pelos caminhos da fé é que teremos a vitória sobre a dor e o sofrimento