TERRITÓRIO RURAL DA REFORMA -MS-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
Advertisements

Sessão sobre Mapa de ativos
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
SEMINÁRIO INTERNACIONAL
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Políticas Públicas de Desenvolvimento Agrário e Proposições para Inclusão Quilombola José Alfredo Jr. Sec. Agricultura Familiar/MDA.
(Diretor de Cooperativismo, Associativismo, Negócios e Comércio)
O desafio institucional frente a um novo cenário de desenvolvimento rural X CONFASER Murilo Flores.
CIAT - ÓRGÃO COLEGIADO DO TERRITÓRIO (Provisório)
CIAT - COMISSÃO DE INSTALAÇÃO DAS AÇÕES TERRITORIAIS
PROPOSTA GESTÃO E PLANEJAMENTO MST/CREATIO ASSISTÊNCIA TÉCNICA E PARCERIA NA GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS NO CENTRO DE TREINAMENTO DO MST DE VÁRZEA.
GESTÃO E PLANEJAMENTO DO PROJETO ATES INCRA/CREATIO
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
TERRITORIO DO CONESUL Articulador: ITAMAR MARIANI.
Cooperação e Governança
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS TERRITÓRIOS RURAIS
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Elaborado pela Equipe da Secretaria Adjunta de Agricultura Familiar
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Câmara Técnica de Bovinocultura de Leite do CEPA
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
ORIENTAÇÕES PARA A INDICAÇÃO DE PROJETOS
AGENDA SOCIAL Florianópolis, Agosto de 2008.
SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO Missão Promover o desenvolvimento rural sustentável do estado do Ceará, com ênfase nos agricultores e agricultoras.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO. Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional.
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Objetivos Específicos:
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
1 1.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
I ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DAS CÉLULAS DE ACOMPANHAMENTO E INFORMAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE “REFLEXÕES SOBRE OS COLEGIADOS TERRITORIAIS” 05/08/2010 MINISTÉRIO.
Agregação de Valor e Consolidação de Mercados Sustentáveis
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
POLÍTICAS PÚBLICAS LES 129- Sociologia e Extensão
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Objetivos Específicos:
Consórcio Energético do Rio Uruguai
. A despeito de normas que asseguram direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais aos atingidos por barragens, a efetivação dos mesmos somente.
Encontro Intercontinental de Desenvolvimento Territorial Sustentável
MATUPÁ. FÓRUNS REGIONAIS DO PPA PÓLO DE MATUPÁ (Peixoto de Azevedo, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte e Guarantã do Norte)
Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável
A Educação Florestal Educação ambiental focada na valorização do patrimônio florestalEducação ambiental focada na valorização do patrimônio florestal.
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
1. EQUIPE LOCAL Atividade realizada de 2015 Programa Água para todos foi beneficiadas 50 Famílias da agricultura familiar. (parceria da secretaria.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
Transcrição da apresentação:

TERRITÓRIO RURAL DA REFORMA -MS-

LOCALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO Território Rural da Reforma 1 –ANASTÁCIO 2 – DOIS IRMÃOS DO BURITI 3 – GUIA LOPES DA LAGUNA 4 – MARACAJÚ 5 – NIOAQUE 6 – SIDROLÂNDIA 7 – TERENOS 8 – BONITO 9 – JARDIM 10 – BELA VISTA 11 - BODOQUENA

ATIVIDADES ECONÔMICAS A bovinocultura de leite é a atividade principal para os estabelecimentos. As propriedades familiares do território possuem também atividade economica baseada em lavouras temporárias . POTENCIALIDADES Bacia Leiteira; Turismo rural; Artesanato; Avicultura familiar (frango caipira) Apicultura, Mamona e Mandioca.

ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS Secretaria do Desenvolvimento Territrial (SDT); Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário-MS; IDATERRA; Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA); Prefeituras Municipais e Câmaras de Vereadores; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR); Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRs); Cooperativas e Associações de Agricultores Familiares; Universidades (UFMS, UCDB, UEMS);

COLEGIADO Comissão de Instalação dos Ações Territoriais (CIAT), Composto por (21) instituições: Prefeituras Municipais, CMDRS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, IDATERRA, Associação Indígena, UFMS, UEMS, CPT, MMC, CEPPEC, Quilombolas. Núcleo Dirigente – PM Anastácio, PM Sidrolândia, CMDR de Nioaque e IDATERRA. Núcleo Técnico: IDATERRA, UFMS, UEMS, CEPPEC

PRINCIPAIS DIFICULDADES - Mobilização e sensibilização dos atores sociais, - Falta de comprometimento de alguns representantes; - Falta de solidariedade de atores locais; - CMDRs com pouca participação qualitativa no Território

VISÃO DE FUTURO cooperativada; Acesso ao Mercado pela Comercialização associativa e cooperativada; Educação do Campo segundo a realidade do campo; Fortalecimento dos STRs e dos CMDRS; Capacitação dos agricultores para organização da produção e comercialização; Recuperação e Conservação dos recursos ambientais; Geração de formas alternativas de renda.

Eixos do PTDRS Econômico Educacional Ambiental Saúde