A Segunda Revolução industrial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Sistemas econômicos e sociais
A Revolução Industrial Séc. XVIII
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
Revolução Industrial.
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
As origens do mundo atual
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
A II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Século XIX Educação Nacional.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
EXPANSÃO BURGUESA CAPÍTULO 1 PÁGINAS: 11 ATÉ 22.
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Espaço urbano e suas paisagens
A Revolução Industrial
NEOCOLONIALISMO Prof. Anísio
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
A Segunda Revolução Industrial
Professora Carol/Geografia
A Segunda Revolução Industrial Séc. XIX
A primeira Revolução Industrial
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Aula Multimídia.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL É TAMBÉM CONSIDERADA UMA DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS-BURGUESAS DA TRANSIÇÃO DA IDADE MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A distribuição territorial das atividades econômicas
A partir do século XVIII
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: transformação radical no processo de produção de produtos para o consumo, que provocou mudanças nas estruturas.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Glauco Martorano Vieira Filho. Condição atual do mundo, processo impulsionado pelo Capitalismo moderno. *Padronizações culturais. *Integração entre mercados.
As Novas Tecnologias da Revolução Industrial
Divisão Internacional do Trabalho
Europa Ocidental – Revolução Industrial
Revoluções Industriais
“O INÍCIO DO CAPITALISMO MODERNO”
O processo de desenvolvimento do capitalismo
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Israel Frois. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

A Segunda Revolução industrial Revolução Científico-Tecnológica

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Revolução ou Evolução? Conceito: Processo de transformação das manufaturas em maquinofaturas iniciado na Inglaterra (século XVIII), consolidando o capitalismo e o poder da burguesia. Esse processo não aconteceu ao mesmo tempo... e nem da mesma forma em todos os lugares.

Segunda Revolução Industrial Século XIX – pós 1850. Expansão: Europa, EUA e Japão. Estreita relação entre ciência e técnica. Aço; Eletricidade; Petróleo. Novas formas de indústrias e empresas. Capitalismo financeiro-monopolista. Imperialismo ou Neocolonialismo (Ásia e África).

A ciência e a Segunda Revolução Industrial Pesquisa científica Progresso técnico Aumento da produção $$$ Acúmulo de capitais Grandes Investimentos

Inventos de destaque 1. Conversor Bessemer, que atuou no processo de fabricação do Aço Indústria de armas, construção civil, construção naval etc. 2. Dínamo, máquina que produz eletricidade. Indústrias variadas, transportes e residências. 3. Motor de combustão interna. E, a partir de 1870, como aproveitar o petróleo e seus derivados (gasolina, diesel etc.) nesses motores. Automóveis, locomotivas, navios.

Novos meios de comunicação: o telefone e o telégrafo. OUTROS INVENTOS Novos meios de comunicação: o telefone e o telégrafo. Novos meios de transporte: a produção e a modernização do automóvel, do bonde elétrico, da bicicleta, do avião, do trem, etc.

A vida nas grandes cidades Muitas famílias da burguesia, foram morar em amplas casas cercadas por bosques e jardins, longe do centro das cidades Tinham acesso aos serviços de esgoto, de água encanada e de eletricidade. Principais consumidoras dos novos produtos industrializados de luxo, como os utensílios domésticos, os automóveis e as máquinas fotográficas. Tinham bastante tempo para o lazer. Tais como: esportes, teatro, ópera, passeios no campo, bailes e saraus.

Os bairros operários Nos bairros operários, que geralmente ficavam próximos às indústrias, não havia rede de esgoto nem abastecimento de água e gás. Além disso, a poluição causada pelas fábricas provocava sérios problemas de saúde nos moradores desses bairros.

Fases do Capitalismo Primeira Revolução Industrial Capitalismo Industrial (fase liberal ou concorrencial) Segunda metade do século XVIII. Inglaterra/ França/ Bélgica/ Holanda. Livre concorrência entre empresas e países. Predomínio da indústria sobre o comércio e as finanças. Empresas pequenas e médias, geralmente sob direção familiar. Segunda Revolução Industrial Capitalismo Financeiro (fase monopolista) Final do século XIX. Europa/ EUA/ Japão. Monopólios: limitaram a livre concorrência, as pequenas e as médias empresas. Controle dos bancos e instituições financeiras (empréstimos e ações) sobre a indústria e o comércio. Formação de grandes empresas, devido a acumulação de capital, controlando o mercado.

A concentração de capital HOLDING Empresas financeiras que controlam complexos industriais através da posse de suas ações TRUSTE Empresas que absorvem seus concorrentes controlando a produção, preços e dominando o mercado. CARTEL Empresas de um mesmo ramo que se associam para evitar a concorrência dividindo os mercados.