José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O absolutismo monárquico
Advertisements

França antes da Revolução
QUEM MANDA AGORA SÃO OS REIS
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
O surgimento do Estado Nacional
Absolutismo.
3 ordens (estados): clero, nobreza e “povo”
DEFINIÇÃO: Regime político em que os reis possuem o poder absoluto sobre suas nações (concentração de poderes nas mãos dos reis. Transição entre o feudalismo.
Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos
A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL MODERNO
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
FORTALECIMENTO DO PODER DOS REIS Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
ABSOLUTISMO EUROPEU.
HISTÓRIA GERAL CAPÍTULOS 9 A 12 CAPÍTULOS 12 A 15.
MONARQUIAS ABSOLUTISTAS
Estado, Nação e Política
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
H1 – Aula 17 Prof. Fernando Gondim
Absolutismo Adailton Figueiredo
Professor Vander História Idade Moderna
ABSOLUTISMO.
Absolutismo Doutrina ou regime político caracterizado pela concentração de poderes estatais nas mãos de uma só pessoa. Surge no século XVI para estabelecer.
A aplicação do Absolutismo e As Grandes Navegações
DEFINIÇÃO: Regime político em que os reis possuem o poder absoluto sobre suas nações (concentração de poderes nas mãos dos reis. Transição entre o feudalismo.
ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Modernidade  A Época Moderna é o período compreendido entre os séculos XV e XVIII que marca a transição do feudalismo para o capitalismo. Trata-se de uma.
ESTADO MODERNO.
DEFINIÇÃO: Regime político em que os reis possuem o poder absoluto sobre suas nações (concentração de poderes nas mãos dos reis). Transição entre o feudalismo.
HISTÓRIA.
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
Comercio, Empresa e Industria, sua História e Herança
Formação das Monarquias Nacionais
Absolutismo e mercantilismo
ANTIGO REGIME – O ABSOLUTISMO
O Estado Moderno.
COLÉGIO SALESIANO Prof. Éder Américo
TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA
COLÉGIO SALESIANO Prof. Éder Américo
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Formação das Monarquias Nacionais Absolutistas
História Geral e do Brasil – 2.ª edição. José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
ABSOLUTISMO.
“L’Etat c’est moi” (O Estado sou eu) Frase do Rei Francês Luís XIV
ABSOLUTISMO.
Aula 6 – Absolutismo e Mercantilismo
A Formação das Monarquias Nacionais
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE LIBERAL Prof. Vilmar Carvalho
ABSOLUTISMO.
Absolutismo.
Absolutismo Monárquico
O Antigo Regime Europeu
LISTA 1 – 8º ANO HISTÓRIA.
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:
No século XVII,o absolutismo, consolidou-se na frança, com o apogeu da família Bourbons. Entre eles: *Henrique IV *Luís XIII *Luís XIV *Luís XV *Luís.
Antigo Regime – parte I.
Renascimento comercial e Formação dos Estados Nacionais.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30
A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL MODERNO
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
A Solução para a Crise do Mundo Feudal e o Início da Era Moderna Professora: Arluce Dantas Bezerra.
Prof. Helton Chaves. Absolutismo  Conceito:  Poder absoluto concentrado nas mãos do monarca;  Princípios:  O príncipe está isento da lei;  O que.
 A denominação antigo regime refere-se ao período da história em que os Estados Europeus apresentavam governos absolutos e economia mercantilista. Isso.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
A crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia, 2016.
IDADE MODERNA Prof. David Nogueira O ABSOLUTISMO.
Transcrição da apresentação:

José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História

ANTIGO REGIME 0 poder das monarquias e o Antigo Regime Cap. 11 Antigo Regime: designação dada após a Revolução Francesa à ordem política, social e econômica vigente entre os séculos XV e XVIII. Absolutismo: poder concentrado nas mãos do monarca. CARACTERÍSTICAS DO ANTIGO REGIME Mercantilismo: práticas econômicas marcadas pelo controle do Estado. Sociedade estamental: mobilidade social restrita. A nobreza era o estamento privilegiado, mas havia diferenças entre a própria nobreza.

ESTADO MODERNO 0 poder das monarquias e o Antigo Regime Cap. 11 um Estado é uma unidade política e territorial autônoma: ele pode legislar, julgar, controlar, administrar pessoas e instituições e arrecadar tributos dentro de seu território a formação das monarquias nacionais favoreceu o comércio por superar a fragmentação feudal havendo regras econômicas e legislação únicas para um grande território, a relação comercial é mais fácil o fortalecimento do rei era uma forma de enfraquecer o poder da Igreja, que condenava a usura e os lucros

ELEMENTOS PARA O SURGIMENTO DO ESTADO MODERNO 0 poder das monarquias e o Antigo Regime Cap. 11 restabelecimento do direito romano a criação dos exércitos a serviço dos monarcas sistema fiscal e burocrático intensificação das relações comerciais o papel da diplomacia, com destaque para a política de casamentos entre nobres, levou a incorporação e ampliação de domínios territoriais na Europa

VERSALHES 0 poder das monarquias e o Antigo Regime Cap. 11 o Estado francês foi criado após longas disputas externas e internas a dinastia dos reis Bourbons (Luis XIII, Luis XIV) consolidaram o poder absoluto e o controle do território francês criação da política da “RAZÃO DE ESTADO”: tudo poderia ser feito para fortalecer o Estado francês (cardeal Richelieu) Luis XIV: o “Rei-Sol” e a glorificação pessoal Versalhes é o símbolo deste período absolutista chegou a abrigar 20 mil pessoas entre nobres e serviçais

TEÓRICOS DO ABSOLUTISMO 0 poder das monarquias e o Antigo Regime Cap. 11 Jean Bodin: a noção de soberania do governante Hobbes: o Estado forte para evitar a guerra total, pois “o homem é o lobo do próprio homem” Bossuet: a teoria do direito divino dos reis

MERCANTILISMO 0 poder das monarquias e o Antigo Regime Cap. 11 Mercantilismo: é o nome dado ao sistema político-econômico entre a transição do feudalismo para o capitalismo. metalismo CARACTERÍSTICAS DO MECANTILISMO balança comercial favorável incentivo às novas atividades econômicas, como a navegação concessão de monopólios

O MERCANTILISMO 0 poder das monarquias e o Antigo Regime Cap. 11 COMÉRCIO E INDÚSTRIA NA EUROPA NO SÉCULO XVII Adaptado de: The Times History of the World. Op. Cit.

SOCIEDADE ESTAMENTAL 0 poder das monarquias e o Antigo Regime Cap. 11 posição social definida pelo nascimento mobilidade social restrita na França, era dividida em 3 estados: o clero, nobreza e o terceiro estado, que incluía o restante da população