Linguagens Orientadas a Eventos Visual Basic, Delphi Visual C++ Editor de Tela interativo - permite ao usuário definir diretamente a interface sobre a tela do computador “widgets" previamente definidos: formulários - base para os demais “widgets” menus, caixas de diálogo, botões de comando, barras deslizantes, etc.
Interface do Departamento de Produção
Diagrama de Transição de Estados Departamento de Produção
Implementação Cada “widget” está implementado na forma de uma classe de objetos o usuário pode instanciar quantos objetos quiser de cada classe o usuário não tem liberdade para alterar o funcionamento dos objetos pode-se alterar as respostas dos “widgets” aos eventos que ocorrem no sistema.
Eventos Eventos de entrada: "click" (simples ou duplo) do "mouse" acionamento do botão 1 (ou 2 ou 3) do "mouse" nas bordas de subida ou de descida pressionamento de teclas ou acordes no teclado a ocorrência de um evento de entrada sobre um determinado "widget" ativa o procedi-mento do objeto associado a este evento. A linguagem permite que o projetista edite os procedimentos definidos pela classe e asso-ciados a cada objeto instanciado, determinan-do assim como o objeto deve reagir ao evento. O tratamento e sequencialização dos eventos é feito pela linguagem.
Botão de controle Alocar Alocar.Click( ); r1; fim-Click; Como este é o único procedimento definido para este objeto, qualquer outro evento não terá nenhum efeito sobre ele.