E SPIRITUALIDADE L ÚCIDA : DESAFIO PARA O CONVÍVIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- O assunto é vocação A meta da vida humana (não só religiosa) é a transcendência de si mesma: o ser humano não é.
Advertisements

Campanha Tema do Ano 2012.
A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
Escola de Formação Política Miguel Arraes
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM. O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes,
Os Atributos de Deus: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs
Deus Pai: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Semana Teológica Prof. Dr. Pe. Pedro Gilberto Gomes,sj
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Perspectiva Histórica Vanildo Luiz Zugno
Convidamos você a dedicar um espaço de seu dia e orar com: A primeira prioridade de trabalho de nosso Projeto Apostólico Comum como Províncias Jesuíticas.
As memórias de libertação
Projeto “Eu estudo a Lição"
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Convidamos vocês a dedicar um tempo à oração introdutória para a assimilação progressiva de nosso Projeto Apostólico Comum, como Províncias Jesuíticas.
As cores missionárias.
Pastoral do batismo Formação para agentes
Grupos de Evangelismo na Escola
Mudando a Percepção sobre os Animais O artigo do Professor Linzey faz parte de uma série sobre "Literatura Teológica" que foi publicada em 97/98 no BTI.
Religiões Uma síntese geral.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Desenvolvimento Comunitário
Servos Consagrados a Deus
Documento de Aparecida
PJ – Ns. Sra. Do ROsário de Fátima
O Amor é construído sobre dois pilares;
Mesmo sem ver a santa face do Senhor Jesus e Teu trono acima no céu longe de mim está.
O Estado Qual é a sua função.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Emile Durkheim e o fato social
MOVIMENTO MINEIRO DE FÉ E POLÍTICA “Paixão, Luta e Resistência”
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
Teatro brasileiro Língua Portuguesa Professora Karen
Religiosidade do brasil
Conversão de São Paulo, Apóstolo
O Papa e as sua atuação O que mais chama a atenção no Papa é que ele parece não ter medo de tocar em assuntos tradicionalmente polêmicos para a instituição.
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
Estes estudos são baseados na revista Compromisso, publicada pela Editora Convicção para servir de base à Escola Bíblica Dominical da Convenção Batista.
LUA AZUL.
SINAIS DA ESPERANÇA.
PJ – Ns. Sra. Do ROsário de Fátima
Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
Pr. Hérisson Gonçalves Mensagem.
Diversidades Religiosas
Conceitos e tendências
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
2011 “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital” 2010 “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”
Igreja:Igreja: Prof.:Prof.: TEXTO ÁUREO “E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente;
QUANDO Realizou-se nos dias quatro (04) a seis (06) de Junho de dois e quinze (2015) 0NDE Casa de Retiro Assunção, em Brasília/DF CONTEXTO a partir do.
LIBERDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS
O QUE DOM BOSCO NOS ENSINA?
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
PLANO DE AÇÃO DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2009 ÁGUAS VERMELHAS.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
O QUE É O JUBILEU? Na tradição católica o Jubileu é um grande evento religioso a nível planetário, significativo e envolvente. JUBILEU recorda, por.
Pedrinho Guareschi 15 de maio de 2010 – Centro de Pastoral – Caxias do Sul CURSO FÉ E POLÍTICA Da alienação à conscientização para uma prática transformadora.
A Realidade da Evangelização do Brasil e a Partir do Brasil
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
CAMPO DE CRUZEIRO CLAME AO SENHOR DEUS PELO NOSSO BRASIL. Min. belém.
C olégio do A mor de D eus Educação Moral e Religiosa Católica UL 2 a universalidade do FENÓMENO RELIGIOSO.
A grupamento de E scolas de A brigada EMRC Educação Moral e Religiosa Católica A UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO.
Domingo Sangrento. Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste.
Jesus prepara os discípulos para o serviço Objetivos: Compreender sua missão como discípulo de Jesus e a necessidade de preparação para essa tarefa Identificar.
Religião na colônia Sagrado X profano.
Tecnologia, vida e adoração Professor Nabarrete Evangelismo e a Conexão Global: Evolução e Perspectivas.
Transcrição da apresentação:

E SPIRITUALIDADE L ÚCIDA : DESAFIO PARA O CONVÍVIO

É a percepção de si no mundo e como parte integrante da totalidade da criação (Casa Comum); Requer não apenas a apreciação da realidade, mas desenvolve uma nova epistemologia; Posicionar-se no mundo, compreendendo-nos como recebedores/as, doadores/as, sujeitos e parte de um enredo maior. O que significa uma espiritualidade lúcida?

 Subverte a maneira de ver Deus, pois convida a encontrar o Divino em meio aos prazeres e às mazelas, dentro e fora de nós;  Cria laços de solidariedade, empatias e parcerias para transformar a nós e o mundo.  Lembra que a encarnação nos relembra que o divino nos interpela através do cotidiano e que Deus habita em meio de nós. Espiritualidade Lúcida também...

 Nosso contexto:  Há 33 anos atrás era o de abertura democrática;  TDL e reflexão sobre a responsabilidade social das Igrejas eram referência;  Contexto atual:  Pautas religiosas mais complexas;  Pluralização de atores sociais;  Maior competição religiosa;  Tênue separação entre religião e mercado  Outras formas de articulação intereclesiais (corporativas)  Mudança no cenário religioso brasileiro (IBGE)  Mudança do papel da religião na sociedade  Relação entre religião e política

Reflexão sobre o papel das religiões na sociedade na sociedade atual; Oportunidade de dar o testemunho para o mundo? Qual testemunho dar? Qual o conteúdo da proclamação? A negação do outro e dos direitos como testemunho? O que temos a ver com isso? Instrumentalização da religião na política. É possível, em nome da fé, discriminar o outro?

As intolerâncias no Brasil

RacismoCultural

POLÍTICA Gênero

RELIGIÃO E POLITICA

No Brasil: No estado do Rio de Janeiro, pesquisa sobre intolerância religiosa: dos 840 terreiros de umbanda e de candomblé pesquisados, 430 informaram ter sido alvo de agressão ou discriminação. Em quase 40% dos casos a responsabilidade pelos ataques foi atribuída a cristãos evangélicos.

Relacionada a um projeto de desenvolvimento: hidroelétrica e expansão do agronegócio; Relatório da CPT (2011): 450 projetos econômicos a serem desenvolvidos em territórios indígenas Assassinato de 500 indígenas entre 2003 a Violência Contra povos indígenas

Pesquisa sobre religião realizada na América Latina em fevereiro pela Pew Research: De cada 100 brasileiros, 63 acreditam total ou parcialmente que as mulheres devem obedecer a seus maridos. Número de pessoas entrevistadas: 30 mil Brasil ocupa o Primeiro lugar; Argentina: 31% Colômbia: 50%

Intolerância religiosa no mundo:  Atualmente, 75% da população mundial vive em países com sérias restrições para o exercício da liberdade religiosa (Open Doors);  Estima-se que 200 milhões de cristãos, em mais de 60 países em todo o mundo, enfrentam algum tipo de restrição, discriminação ou total perseguição (equivalente a 10% dos 2,2 bilhões de cristãos no mundo);

Últimos 15 meses 1.Rapto de 270 escolares negerianas; 2.Decapitação de 21 cristãos coptas egípcios na Líbia mortes em um campus universitário no Quênia. 4.Asia Bibi: paquistanesa cristã condenada à forca por não querer se converter ao Islã; 5.Merim Ibrahim: mulher do Sudão foi condenada à morte por apostasia

DESAFIOS  Repensar o papel da religião na sociedade: nunca perder a perspectiva da autocrítica e da ambigüidade da religião.  Divindade é definida mais por uma ação do que por um nome ou forma de culto. Eu sou o que sou (Ex 3.14)  Liberdade religiosa: como direito de todas as pessoas terem liberdade de escolher, praticar, compartilhar de forma não coercitiva e mudar de religião ou crença, incluindo o direito a não ter religião.  Ataques religiosos ligados a circunstâncias econômicas, políticas,...  “ Se quisermos defender a liberdade religiosa em todo o mundo...não vendam armas para quem oprime a liberdade religiosa. Não lavem seu dinheiro...(Justin Welby);  Teólogos/as não estão aqui para ser freios, mas tem o papel de abrir caminhos para o futuro.

O faça-se que criou o cosmo a partir do nada e gerou a vida já mirava o ser humano. Com o ser humano teve início um grande ensaio. Um fracasso pelas mãos humanas equivaleria ao fracasso, à revogação de toda a criação. (Thomas Mann. Elogio à transitoriedade.). E por fim...