Informática na Educação

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Informática na Educação
Transcrição da apresentação:

Informática na Educação Evolução e Tendências Prof.: Moacy Flávio Farias de Castro

Informática na Educação O que é?

Informática na Educação Educação em Informática  Informática na Educação

Informática na Educação Educação em Informática Computador é objeto de estudo.

Informática na Educação Não significa aprender sobre computadores. Significa aprender com o apoio do computador. Saber explorar as potencialidades do computador e saber criar ambientes que enfatizem a aprendizagem.

Mecanização da criança Informática na Educação Questionamentos Mecanização da criança Indivíduos desumanos e robóticos.

Desumanização da educação Informática na Educação Questionamentos Desumanização da educação Professor será substituído pelo computador.

Informática na Educação Questionamentos ...Se o professor se colocar na posição de somente transmitir informação para o aluno ... Sim!! Será substituído ... ... por outro professor

Enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. Informática na Educação Por que Informática na Educação? “Desenvolver o raciocínio” ou possibilitar situações que propiciem a resolução de problemas. Enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. Se todos chegamos aonde estamos graças às boas e velhas cartilhas do Ivo viu a uva, por que precisamos agora dos computadores?

Informática na Educação Formação do professor Proposta metodológica

Informática na Educação O Início Máquina de ensinar Versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino. O computador era visto como recurso auxiliar do professor no ensino e na avaliação.

Informática na Educação Evolução histórica do uso da Informática na Educação no Brasil - 1981- I Seminário Nacional de Informática na Educação, na Universidade de Brasília patrocinado, em conjunto, pela SEI (Secretaria Especial de Informática), MEC e CNPq. Temas principais: Implicações sociais, econômicas e políticas da utilização do computador no processo educacional em países em desenvolvimento. Integração do computador no processo ensino-aprendizagem. Vantagens, limitações e viabilidade do uso do computador no processo ensino-aprendizagem dentro do contexto da educação brasileira.

Informática na Educação Evolução histórica do uso da Informática na Educação no Brasil - 1982- II Seminário Nacional de Informática na Educação. Universidade Federal da Bahia, também patrocinado pelo MEC, SEI e CNPq. Tema central: O Impacto do Computador no Processo Educacional Brasileiro à Nível de 2º grau.

Informática na Educação Evolução histórica do uso da Informática na Educação no Brasil – 1983, 1984- Comissão Especial de Informática na Educação da SEI Projeto EDUCOM - primeiro projeto oficial de Informática na Educação (1983) vários projetos EDUCOM (1984)

Informática na Educação Evolução histórica do uso da Informática na Educação no Brasil – Década de 90- I Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (I SBIE) - novembro de 1990, no Rio de Janeiro, organizado pela COPPE/ Sistemas/ UFRJ e pelo Departamento de Educação da PUC-Rio, tendo o apoio da IBM Brasil. II SBIE - novembro de 1991, organizado pelo Instituto de Informática da UFRGS, com o apoio da IBM Brasil, CNPq e FAPERGS. III SBIE, realizado dentro do XII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), no Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro.

Informática na Educação Evolução histórica do uso da Informática na Educação no Brasil – Década de 90- Inovações - Introdução do uso da Multimídia, de Redes e do Trabalho Cooperativo na Educação.

Quais os paradigmas que poderiam integrar a Informática à Educação? Informática na Educação Quais os paradigmas que poderiam integrar a Informática à Educação?

Informática na Educação Novos Paradigmas Software Educativo. Redes: O Professor conversando com o Mundo. Tendências e Mudanças na Sociedade e a Informática Educacional. Multimídia Educacional Hoje...Realidade Virtual Amanhã. A Escola Pública na Era da Multimídia: O Direito de Acesso das Crianças às Linguagens do Mundo Moderno Educação à Distância e Auto-Formação Novas Tecnologias apoiando a Educação Formal e a Construção do Conhecimento

Informática na Educação Como utilizar o computador? O computador deve ser utilizado, não como máquina para ensinar, mas como ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo, que proporcione ao aprendiz, diante de uma situação problema, investigar, levantar hipóteses, testá-las, e refinar suas idéias iniciais, construindo, assim, seu próprio conhecimento

Informática na Educação Ferramenta de apoio Aprendizagem Ensino Utilização de ambientes/software Modelagem/construção

Informática na Educação Exemplos de Aplicações Editores de Texto Jogos Editores Gráficos Enciclopédias Eletrônicas Sistemas de Autoria Linguagens de Programação

Informática na Educação A introdução da Informática na Educação, exige uma formação bastante ampla e profunda do professor. Não se trata de criar condições para o professor dominar o computador ou o software, mas sim auxiliá-lo a desenvolver conhecimento sobre o próprio conteúdo e sobre como o computador pode ser integrado neste.

Informática na Educação O Papel da Informática na Educação Evitar a mera replicação de situações tradicionais de ensino aprendizagem Novas abordagens Novos paradigmas educacionais Tecnologias de redes para prover suporte

Informática na Educação O problema que se apresenta para a maioria dos professores, que durante o curso de formação não teve nenhuma experiência com computador e tampouco o utiliza nas atividades que desenvolve, é, portanto, entender como o computador pode ser útil na sua vida e saber orientar-se na escolha responsável de seu uso.

Informática na Educação Açoes do Governo PROINFO - Programa Nacional de Informática na Educação Visa à introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na escola pública como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem. Iniciativa do Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância - desenvolvido em parceria com os governos estaduais e alguns municipais. Cada unidade da federação possui uma Comissão Estadual de Informática na Educação. Papel principal: introduzir as novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas de ensino médio e fundamental.

... Mas sim pelo processo histórico que é irreversível. Informática na Educação ... Esta questão já está decidida e não é somente pelo MEC ... ... Mas sim pelo processo histórico que é irreversível. À medida em que se consegue unir Educação e Informática, supera-se preconceitos/pré-conceitos. O computador está aí, cada vez mais presente fora da escola. A escola pode até fechar os olhos para ele, mas estará deixando de lado aspectos significativos da realidade extra-escolar e de toda a sociedade. O que se precisa discutir é como incorporá-lo ao processo educacional.