DEUS Você acredita em DEUS?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aliança da Ciência e da Religião
Advertisements

Deus Módulo III Objetivo Geral
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
ESPÍRITO E MATÉRIA Clicar para avançar.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
O ESPIRITISMO É UMA RELIGIÃO?.
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 3ª AULA
RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo: contexto histórico; conceito; tríplice aspecto; Módulo II – A Codificação Espírita: Hydesville.
Dois modos de ler a Bíblia.
Módulo III - DEUS Objetivo Geral
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Espiritualidade do Encantamento
Programa III Roteiro 01.
D E U S.
Caráter da Revelação Espírita
O PLANO ESPIRITUAL.
Espiritismo e Ecologia
Sobre as leis da Espiritualidade
ESPIRITISMO CIÊNCIA, FILOSOFIA, RELIGIÃO
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
DOUTRINA DE DEUS AULA 1: DEUS EXISTE?.
A Trindade Santa: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
FILOSOFIA.
Colégio Batista Brasileiro
O Espiritismo.
A necessidade de nascer de novo
QUARTA-FEIRA- 10 AGOSTO FACILITADORA: CLÉA ALVES
O BEM E O MAL Introdução ao Espiritismo – Lição 12
Federação Espírita Brasileira
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
DEUS.
PENSAMENTOS Longe das vistas, longe do coração. Esse prolóquio tem mais malícia que ciência, mais epigrama que justiça, mais engenho que filosofia.
Teorias do conhecimento
A EXISTÊNCIA DE DEUS DAMIÃO - Agosto/1999.
Deus Módulo III Objetivo Geral
DEUS.
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
Apresentação O Poder da Fé
POWERPOINT: ROSANA CARDOSO
8 DE AGOSTO ROSANA CARDOSO.  Milagre: (mirari=admirar) admirável, coisa extraordinária, surpreendente  Um ato do poder Divino contrário às.
Profª. Taís Linassi Ruwer
O LIVRO DOS ESPÍRITOS PENAS E GOZOS FUTUROS
Série: O maravilhoso caráter de Deus
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
CICLO II OS MILAGRES NO EVANGELHO
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
ROTEIRO DEUS E O INFINITO COMO JESUS NOS APRESENTA DEUS
SÉRIE ARTE/REFLEXÃO FLORES, OBRAS DIVINAS DA NATUREZA
Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha – 07/09/2014.
DESENCARNAÇÃO A vida futura
Porque Só Deus tem o atributo da Unidade? Em que sentido?
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Módulo III – Roteiro 3 Atributos da Divindade e Providência Divina
Módulo III – Roteiro 4 Atributos de Deus A Providência Divina
NOSSO ESPÍRITO.
ORIGENS COMO TUDO COMEÇOU.
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
Aula de hoje: Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.
A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA
Deus e a Criação do Universo
Livro dos Espíritos, parte terceira, Capítulo ix
Professor: Suderlan Tozo Binda
A QUESTÃO DE DEUS DESCARTES.
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
“O que é Deus?” “- Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” L.E- 1 Tudo o que existe é Sua criação O ser humano compreende.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 1ª PARTE DAS CAUSAS PRIMÁRIAS.
Atributos da divindade
Atributos da divindade
Transcrição da apresentação:

DEUS Você acredita em DEUS?

“A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências “A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada”. Albert Einstein 1879-1955

O principio a ser analisado na questão da existência Divina é o da obra e autor; Toda obra que manifeste um aspecto inteligente necessariamente deve ter uma inteligência que a concebeu e criou; O acaso e a coincidência podem levar a suposição de um efeito inteligente em alguma coisa, mas quando o efeito inteligente se manifesta em uma série seqüencial, desaparece essa possibilidade; Todo efeito comprovadamente inteligente manifesta uma inteligência criadora;

Por exemplo, analise-se a questão da criação do Universo Por exemplo, analise-se a questão da criação do Universo. Ela pode ser explicada pelo acaso, pela coincidência? Analisemos apenas alguns aspectos, já definidos pela ciência: Como um único elemento gerador pode formar todos os demais, diferenciados entre si, sem alguma força os “moldassem” para tal? Se a forças gravitacionais envolvidas na criação do Universo variassem em uma parte em 10 dozilhões (1:10 seguidos de 40 zeros), a matéria não se agregaria da forma que houve e que propiciou a existência do mesmo;

Também no campo subjetivo, podemos continuar analisando o Universo: Se a força nuclear forte, uma das forças que compõe o átomo fosse infinitamente diferente, os átomos não se estruturariam; Por que as estrelas produzem equilibradamente a mesma proporção de Carbono e Oxigênio, os elementos básicos da vida orgânica? Também no campo subjetivo, podemos continuar analisando o Universo: Por que as Leis da natureza são do jeito que são? O que as organiza dessa maneira?

É possível também admitir Deus do ponto de vista racional: Por que o universo é feito das coisas que é feito, e como elas apareceram? Como conseguiu o universo a sua organização perfeita e absolutamente exata? É possível também admitir Deus do ponto de vista racional: Toda obra tem um autor; Todo efeito inteligente manifesta uma razão que o criou; Todo efeito tem uma causa; Toda obra perfeita e harmônica revela um planejamento bem feito e inteligente;

O ensino das diversas religiões em todos os tempos; A existência de Deus também pode ser admitida a partir das revelações das diversas crenças e religiões. Mesmo o homem primitivo tinha essa crença dentro de si: O ensino das diversas religiões em todos os tempos; Mensageiros divinos; A crença intuitiva do ser humano. Existem outras vias para o conhecimento de Deus, tais como: Emocional - Moral - Percepção Espiritual

Segundo o grande cientista ALBERT EINSTEIN, “Deus é a Lei e o Legislador do Universo” Pode-se afirmar que Deus é Razão, com infinito amor e justiça para guia-la. Não temos ainda evolução espiritual e inteligência suficiente para conhecer completamente Deus, mas sem sombra de dúvida, podemos compreende-lo por seus atributos, que acabam definindo sua existência.

ETIMOLOGIA E SIGNIFICADO DE DEUS DEUS é um dos conceitos mais antigos e fecundos do patrimônio da humanidade. Deriva do indo-europeu deiwos (resplandecente, luminoso), que designava originariamente os celestes (Sol, Lua, Estrelas, etc) Tomou esta palavra a significação de principio de explicação de todas as coisas, da entidade superior, imanente ou transcendente ao mundo (cosmos), ou principio ou fim, ou principio e fim, ser simplicíssimo, potentíssimo, único ou não, pessoal ou impessoal, consciente ou inconsciente, fonte e origem de tudo, venerado, adorado, respeitado, amado nas religiões e nas diversas ciências.

Para o ESPIRITISMO, Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos nas perguntas 4 a 9 – Diz: Duvidar da existência de Deus seria negar que todo o efeito tem uma causa, e avançar que o nada pode fazer alguma coisa. Atribuir a formação primária ao acaso seria falta de senso, porque o acaso é cego e não pode produzir efeitos inteligentes. Um acaso inteligente já não seria acaso.

De acordo com o Espiritismo, a fé é inata no ser humano, ou seja ela é um sentimento natural, que precisa, contudo, ser raciocinado. Não adianta apenas crer; é preciso saber porque se crê. É nesse sentido que Allan Kardec elaborou a codificação. Observe que junto ao título de O Evangelho Segundo o Espiritismo, o Codificador colocou uma frase lapidar: “Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade”. Quer dizer, nunca aceitar nada sem o crivo da razão.

ATRIBUTOS DE DEUS Eternidade Imutabilidade Imaterialidade Unicidade Onipotência Justiça Bondade Perfeição

Deus é Eterno: Se ele tivesse tido um começo, teria saído do nada, ou, então, teria sido criado por um ser anterior. É assim que pouco a pouco, remontamos ao infinito e à eternidade. É Imaterial: Quer dizer, sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria, pois de outra forma Ele não seria imutável, estando sujeito às transformações da matéria.

É Imutável: Se Ele estivesse sujeito a mudanças as leis que regem o Universo não teriam nenhuma estabilidade. É Único: Se houvesse muitos Deuses, não haveria unidade de vistas nem poder na organização da matéria.

É Todo Poderoso: Porque é único É Todo Poderoso: Porque é único. Se não tivesse o poder-soberano, haveria alguma coisa mais poderosa ou tão poderosa quanto Ele, que assim não teria feito todas as coisas. E aquelas que não tivesse feito seriam obra de um outro Deus. É Soberanamente Justo e Bom: A sabedoria providencial das leis divinas se revela nos menores como nas maiores coisas, e esta sabedoria não nos permite duvidar da sua justiça nem da sua bondade.