Aula – O que é História? Profº: Renan Sabino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
Matemática para todos Educação Básica
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Empreendedorismo AULA 3
O SÁBIO Um homem, procurando um velho sábio no alto de uma montanha, encontrou um envelope escrito : “FUI AO CINEMA, VOLTO LOGO”
Vamos Relembrar o que vimos na última aula!!
COMPREENSÃO 6º ano. O Surgimento da Filosofia Segundo o sociólogo Carlos Serra, compreender significa que sou capaz de procurar conhecer o sistema de.
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
EE Dom José de Camargo Barros
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
ROSAS VERMELHAS Por:
Antes de iniciar o trabalho com esse site, é necessário criar uma conta de , no gmail, e todos do grupo devem ter esse endereço, login e senha. Todos.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Professora: Rosana Santos
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
Observação da sala de aula
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
O Método Científico Prof Ocimar Santos.
Instituto Superior de Educação Equipe Fundamentos da Ação Pedagógica em Língua Portuguesa I Aluna Raquel Leão Freitas da Motta.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Leitura de Textos Científicos
Com o tempo... Com o tempo... Com o tempo...
RAÍZES.
A Bruxa da Internet História escrita por Renan dos Anjos Dias
A construção da história
Fundamentos das Ciências Sociais
Autoria do Texto: Desconhecida
As coisas que aprendi....
Experiências das Três Leis de Newton
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Metodologia do Ensino de Arte
Programação Neurolingüística
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos.” ( J.Campbell)
Colégio Adventista de Diadema
AULA 5 – ANALISANDO CHARGES
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida.Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos.” ( J.Campbell)
CUIDADOS A TER COM A INTERNTE
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
MATEUS NOS CONTA SOBRE OS MAGOS QUE FORAM VER JESUS
BEM-AVENTURADO (FELIZ)
A ESCRITA COMO CONDIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA – Helenice Ap. B. Rocha ..\..\3º Período\Políticas e Gestão da Educação\A hora da Educação.
BEM-AVENTURADO (FELIZ)
Cartas na Palavra de Deus
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
NAZIFASCISMO CONCEITOS E CONSEQUÊNCIAS. ESTA WEB QUEST NOS LEVARÁ AO ENTENDIMENTO DE IDEOLOGIAS MONSTRUOSAS. QUALQUER FILME DE TERROR QUE VOCÊ TENHA VISTO.
PIAGET. Fatos psicogenéticos (Driver, Asoko, Leach, Mortimer & Scott, 1999; Montoya, 2004)  Evidenciam a necessidade urgente de abolir, no campo educacional,
Gostava tanto de você (Tim Maia) Autoria do Texto: Desconhecida
Você está preste a passar por uma experiência. Vamos lá. 1.Permaneça observando o próximo slide por uns 30 segundos 2.Passe para slide seguinte que é completamente.
Mudanças Climáticas Efeito estufa e alterações no mundo.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
R a í z e s Letícia Thompson Produção e Formatação: VAL RUAS R a í z e s Letícia Thompson Produção e Formatação: VAL RUAS.
É interessante como isso funciona. Mesmo que você não seja religioso, você deve ler isso.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Newton Jr - 4° Sem. Eng. Automação e C. NEO Núcleo de Estudos Orientados.
As objeções demonstram o interesse pelo assunto.
Transcrição da apresentação:

Aula – O que é História? Profº: Renan Sabino

O que é História? O conceito de história como vimos aula passada foi mudando ao longo dos anos. O significado inicial era “ aquele que sabe” depois passou a significar “o saber” e com a influência de Heródoto (ver quadro azul, pág 2) passou a significar “o saber histórico”, ou seja, a busca do conhecimento das coisas humanas.

O que é História? Para os estudiosos a palavra história significa na atualidade A Ciência que estuda a ação dos homens no tempo. Pesquisa, estuda e interpreta os fatos de acordo com suas causas, significados e conseqüências, avaliando acontecimentos passados e presentes, assim como as condições econômicas, culturais e sociais que os originaram. Pela crítica e interpretação dos acontecimentos, amplia a compreensão sobre o desenvolvimento da humanidade.

Registrando as Idéias A) com base nos estudos que você realizou e em sua experiência de vida, explique com suas palavras o significado da palavra história. Resposta: pessoal

Letra B Explique por que o significado do termo história pode mudar com o passar do tempo. Resposta: Porque os grupos humanos atribuem significados às palavras, conforme local e o tempo em que vivem, conforme sua cultura e sua forma de ver o mundo.

Como estudamos a História? Ai vai uma pergunta. Quando você quer pesquisar algo, onde você procura?

Como estudamos a História? Isso a internet, livros são formas de se procurar pistas que os historiadores utilizam. Lá eles encontram vestígios que conseguimos estudar a vida dos nos antepassados!

vestígios Eles podem ser visuais, escritos e sonoros. A partir daí esses vestígios se tornam fontes históricas, que os historiadores utilizam para explicar os fatos.

Tarefinha! Página 3 da nossa querida apostila! Da letra A à F em seu harmonioso caderninho! Para a nossa próxima aulinha!

Como encontrar as aulas? Acesse o site do colégio... www.sjose.com.br e clica em Downloads de matérias.

Depois disso é só achar a parte do professor Renan, clicar na aula que tivemos e se divertir elas!!