A arte moderna e a arte na sociedade industrial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Ciência e tecnologia.
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
O romantismo I – Contexto Histórico.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Ditadura e Totalitarismo
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
A Modernidade Arte Moderna.
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se.
FUTURISMO Alanna Ivone Géssica.
Nova Ordem Mundial Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX ? br.geocities.com.
Wassily Kandinsky Expressionismo Este trabalho é dedicado,
A casa, uma parte de mim no mundo
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
2ª Guerra Mundial.
Início do século XX Harriet – Literatura CursinhoHumanista
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Unidade 7- Era Industrial
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
Carlos Carrà ( ).
A Segunda Revolução Industrial
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
A primeira Revolução Industrial
Piet Mondrian.
CAP. 2 – Os países hispano-americanos no início do século XX
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Nomes: Milena, Náthali e Raíssa Turma:81 Componente Curricular: Artes
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Modernismo Contexto histórico progresso industrial;
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Filippo Tommaso Marinetti - líder
Neoclassicismo.
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
ROMANTISMO.
AS UNIFICAÇÕES TARDIAS : Itália
Capítul o 2. Ando por aí querendo te encontrar Em cada esquina paro em cada olhar Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar Que o nosso amor pra.
Movimentos Literários
GEOPOLÍTICA MUNDIAL.
CUBISMO Profª Patricia.
REALISMO.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
INDUSTRIALIZAÇÃO E TRABALHO
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
A mão.
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição.
Neoclassicismo e Romantismo
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
SURREALISMO. Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento.
FUTURISMO. Futurismo O Futuro (do latim futuru) é o intervalo de tempo que se inicia após o presente [1] e não tem um fim definido. Referente a algo que.
O BARROCO.
Projeto: Vanguardas Europeias
FUTURISMO ALUNOS: EMERSON, EDSON, JOÃO PEDRO, LUIS EDUARDO, RILDO E RUBI PROFESSOR(A): LUCIANA MURA ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM TURMA: 3 ANO “A”
Transcrição da apresentação:

A arte moderna e a arte na sociedade industrial O século XX inicia-se ampliando as conquistas técnicas e o progresso industrial do século anterior. Na sociedade, acentuam-se as diferenças entre os mais ricos e os mais pobres. O capitalismo organiza-se e surgem os primeiros movimentos sindicais, que passam a interferir nas sociedades industrializadas. Educação Artística

Nas primeiras década do século XX ocorrem também profundas conturbações políticas: a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa, o surgimento do fascismo na Itália e do nazismo na Alemanha. Não demorou muito e para que os países europeus se envolvessem em um novo conflito mundial. É nesse contexto que a arte moderna se desenvolve. Educação Artística

Educação Artística

Além das grandes linhas da pintura do início do século XX, outras idéias motivaram os artistas das primeiras décadas desse século a experimentar novos caminhos para suas criações. Assim, a valorização da velocidade produzida pela mecanização do mundo contemporâneo levou à criação do movimento que ficou conhecido por Futurismo. Educação Artística

O Futurismo Esse movimento teve uma forte relação com a literatura do início do século, influenciada em 1909 pelo Manifesto Futurista do poeta e escritor italiano Filippo Tommaso Marinetti (1876 – 1944). Educação Artística

Na pintura, assim como na literatura, os futuristas – como a própria palavra sugere – exaltavam o futuro e sobretudo a velocidade, que passou a ser conhecida e admirada com o advento da mecanização nas indústrias e com a crescente complexidade social que ganharam os grandes centros urbanos. Para os artistas futuristas, não interessava a representação de um corpo em movimento, mas sim a expressão do próprio movimento.

Velocidade abstrata – o carro passou (1913), óleo sobre tela, Giacomo Balla Educação Artística

A pintura metafísica Educação Artística O artista mais conhecido desse movimento é Giorgio de Chirico (1888-1978). O tema de suas obras são as paisagens urbanas. Mas as cidades de seus quadros são desertas, melancólicas e iluminadas por uma luz estranha. Os edifícios, geralmente enormes e vazios, assumem um aspecto inquietante e a cena parece ser dominada por um silêncio perturbador. Educação Artística

O Regresso do Poeta, 1911, Giorgio de Chirico

Outras obras de Chirico Educação Artística

Outras obras de Chirico

Bibliografia Educação Artística Proença, Graça. História da Arte.São Paulo, Editora Àtica,2004. Imagens: História da Arte Universal vol. 7 – Editora Caras, 2000 Educação Artística