Mapa exclusão digital Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo sobre População
Advertisements

TRIBUTO À CIDADANIA “O QUE SE FAZ AGORA COM AS CRIANÇAS É O QUE ELAS FARÃO DEPOIS COM A SOCIEDADE”. KARL MANNHEIM.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
24/08/12.
Milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivem em situação de risco. São meninos e meninas expostos à violência, à exploração sexual, ao trabalho.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Realidade dos Centros Urbanos
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Inclusão digital inclusão social
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Um olhar sobre alguns indicadores José Marcelino de Rezende Pinto FFCLRP-USP Maio/2008.
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
CDI Campinas Localizada na AV. Nestor Castanheira – N* 80 – Vila Industrial – Campinas – SP A equipe atualmente é composta por: Diretoria: André, Lara,
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
PROJETO “ADOLESCENTE APRENDIZ”
CTBC Companhia de Telecomunicações do Brasil Central Audiência Pública
Alfabetização Solidária tece rede de parcerias pela educação
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Quem é o jovem brasileiro?
APRESENTAÇÃO O Projeto “TODOS SOMOS UM” visa atender a população carente do Bairro Bom Jesus. Atualmente a MIM – Movimento por uma infância Melhor - atende.
“La discriminación por etnia o raza”
Fabiano André Vergani
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
BRASIL Euzébio Jorge – Presidente CEMJ e Conselheiro do Conselho Nacional de Juventude - Conjuve.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Fonte:Elaboração da SPE/MF a partir da base de dados de Barro & Lee (2000)
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
1 ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APRESENTA.
Quem, quando, quanto, como fazer??
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Universidade Federal de Santa Catarina
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Projeto Inclusão Digital
INCLUSÃO DIGITAL ROMPENDO BARREIRAS.
AMMB Associação de Marketing Móvel do Brasil
Quem somos: O Instituto João XXIII é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado, com reconhecimento de Utilidade Pública Federal, Estadual e.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Rio Mulher.
Tributo ao Futuro. O Que É? Como Funciona? Contribuição ao Fundo da Infância e Adolescência.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
PROMOÇÃO DA INCLUSÃO PRODUTIVA DE JOVENS
Você sabia que por desconhecimento, todos os anos, milhões de reais do nosso Imposto de Renda deixam de ser legalmente repassados para o atendimento.
Estratégia e Plano de Negócio Social
Como destinar parte do seu Imposto de Renda Devido
Em Cena Arte e Cidadania. Historia - A EM CENA ARTE E CIDADANIA é uma associação Civil sem fins lucrativos - Fundada em 27 de novembro de Com intenção.
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Como desenvolver minha capacidade leitora diante.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Reduzindo Fome, Pobreza e Desigualdade
INDÚSTRIA DO BEM-ESTAR
Ferramenta online de cotação destinada à Construção Civil
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Negócios Sociais e Transformação da Sociedade
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
& PROJETO CDI COMUNIDADE GOODHART PARCERIA GOODHART FOUNDATION.
As crianças atendidas nas Obras Sociais Senhora de Pompéia podem ter um amigo Você! E não precisa pagar nada por isso.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
ANDAMENTO DE PROJETOS APLUB - FENAPAES. Edital 01/2014 Edital 01/2014 Edital publicado pelo CEDCA com orientações para entidades apresentarem projeto.
Transcrição da apresentação:

Mapa exclusão digital Brasil 17% dos domicílios têm acesso a computadores.* Apenas 13% estão conectados à Internet.* Brasil é 71º no índice de oportunidade digital divulgado pela ONU. 48% dos brasileiros são sem teto digitais; *Dados PNAD 2003/IBGE *Pesquisa FGV/CDI 2002

O Contexto Social Campinas O BOM...... 3º maior pólo de desenvolvimento tecnológico e científico do país Mercado de trabalho só absorve mão de obra especializada Em 2005 foram abertas 41.746 oportunidade de trabalho no setor informal e 38.377 oportunidades com vínculo empregatício Em 2005 houve a menor taxa de desemprego desde 2001 segundo PEA O DIFÍCIL..... Alto índice de concentração de renda Alto índice de favelas, violência e pobreza urbana Oportunidades de novos conhecimentos, acesso a uma vida com equidade social e maior acesso às TICs Potencial de arrecadação pelo FMDCA de R$ 10 milhões. Em 2006 foram arrecadados R$ 5 milhões

Comitê para Democratização da Informática Missão CDI Comitê para Democratização da Informática Promover a inclusão social de populações menos favorecidas, utilizando as tecnologias da informação e comunicação como um instrumento para a construção e o exercício da cidadania.

Escolas de Informática para Cidadania - EICs O CDI cria e acompanha EICs que visam a transformação da realidade local a partir de ensinamentos do educador Paulo Freire. As EICs funcionam em associações localizadas em comunidades de baixa renda, sociedades de bairro, OSCs e instituições públicas. Os beneficiários são crianças, adolescentes, jovens, adultos, terceira idade, portadores de necessidades especiais, pacientes psiquiátricos, dependentes químicos, grupos familiares, população carcerária entre outros.

Rede CDI Campinas 2000 - 2006 47 EICs localizadas em Campinas; 08 EICs em outras cidades; 9535 educandos formados desde 2000; 3000 em formação 2006; 290 educadores formados; 230 voluntários;

Rede CDI 1995 - 2006

O que esperamos que nosso trabalho provoque? 4 eixos fundamentais para a concretização de nossa missão social Mergulhando na comunidade; A EIC como referência na comunidade; As EICs formando uma Rede de EICs; e, Educandos agindo.

Regra Geral: Quem pode doar Leis de Incentivo Pessoa Física Regra Geral: Quem pode doar A Pessoa Física que apresentar a declaração de imposto de renda no modelo completo, poderá até o último dia útil do ano-base a que se refere a declaração, doar ao FMDCA até 6% (seis por cento) do imposto(*). (*) Lei 9.250/95, art. 12, Lei 9.532/97, art. 22.

Leis de Incentivo Para onde vai o recurso? O FMDCA de Campinas é gerido por um colegiado paritário (governo e sociedade civil), o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que valida os projetos e programas e projetos apresentados pelas ONGs.

Leis de Incentivo Como Destinar? Exemplo do cálculo do benefício – Imposto a Pagar

Leis de Incentivo Como Destinar? Exemplo do cálculo do benefício- Imposto a Restituir

Leis de Incentivo Como Destinar? Preencher o formulário que se encontra no site: www.campinas.sp.gov.br

Leis de Incentivo Como Destinar? Na página de prestação de contas acesse o link para contribuir

Leis de Incentivo Como Destinar? Preencha seus dados e escolha o CDI Campinas para receber sua contribuição Após a confirmação será gerado um boleto bancário que deverá ser pago nas agências bancárias ou mesmo na internet (código de barras). Após a doação favor enviar e-mail confirmando a doação para: eucontribuo@cdicampinas.org.br

Leis de Incentivo Como Declarar? Declaração de Renda de Pessoa Física – Modelo Completo Resumo da Declaração Pagamentos e Doações Efetuadas

Mais de 35 reconhecimentos World Technology Awards Empreendedorismo Social Doutor Honoris Causa DePaul University Empreendedor Social de Destaque Schwab Foundation Um dos 50 líderes na América Latina para o terceiro milênio. Um dos seis “Local Heroes” CNN International Certificado de qualidade para experiências com jovens em situação de risco social Prêmio Banco Mundial de Cidadania Um dos 20 Líderes da Internet na América Latina Prêmio Humanitário do Ano, Revista Latin Trade CDI é reconhecido como uma das 6 iniciativas altamente qualificadas no combate à exclusão digital. Prêmio Tech Award na categoria “Equidade”

Para mais informações, favor contatar o CDI: www.cdicampinas.org.br Para mais informações, favor contatar o CDI: Tel: (19) 3273.0709