Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?

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Transcrição da apresentação:

Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla? Fabiano Mezadre Pompermayer Diretoria de Estudos Setoriais IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Brasília, 28 de abril de 2010

Comparação matrizes energéticas brasileira e mundial 2006 Biomassa Hidráulica Fontes Renováveis Nuclear Carvão Mineral Gás Natural Petróleo

Consumo de energia por setor

Pressões ambientais crescentes Redução de consumo? Consumo mais eficiente? Fontes renováveis? Captura de carbono? Aumento da frota mundial de carros em mais de 400 milhões de veículos até 2015 Efeitos do aquecimento global podem ser dramáticos sobre o planeta

Veículos elétricos Vantagens Desafios Atende a grande parte dos deslocamentos individuais, que são de curtas distâncias Permitem a utilização de qualquer fonte de energia Tem melhor eficiência energética que veículos com MCI, reduzindo a emissão de GEE, mesmo se usar fontes não renováveis Aposta dos EUA, UE e Japão para reativar indústria Custo elevado das baterias Baixa autonomia Veículos pequenos Consumidor prefere veículo versátil Necessidade de infraestrutura Pontos de recarga Postos de troca de bateria Geração e transmissão Smart Grids Emissões na geração

Etanol para transporte Vantagens Desafios Etanol para transporte Combustível renovável MCI a etanol é tecnologia similar aos MCIs existentes Veículos podem ser de qualquer tamanho, viável até para caminhões Tecnologias flex-fuel reduzem dependência de oferta Oferta mundial concentrada Potencial disputa por terras para produção de alimentos Para utilização em veículos a diesel, autonomia é reduzida Custos de produção Produção viável para preço de petróleo também elevados

Opções para o Etanol Complementares aos veículos elétricos Posição do Brasil Opções para o Etanol Complementares aos veículos elétricos Produção em outros países Etanol de 2a geração Aumentar oferta mundial Termelétricas a biomassa Adaptação de térmicas a óleo Geração elétrica Vans, caminhonetes, SUVs Veículos híbridos Automóveis de grande porte Ônibus a etanol Adaptação do motor diesel Transporte público Caminhões a etanol Adaptação do motor diesel Transporte de carga

OBRIGADO!

Backup

Consumo de energia por setor 103 tep 58% renovável Indústria 15% renovável Transportes Agro-pecuário Público Comercial Residencial Prod. energia Não energético

Matriz de geração elétrica brasileira 2007 Fontes Renováveis: Brasil: 89% Mundo: 18%    