Bibliotecas Virtuais: Elos de Ligação entre a Educação Presencial e a Não Presencial Mavi Polo GALE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Relato de experiências na (des) organização e compartilhamento de materiais didáticos digitais Adriane Borda Almeida da Silva - UFPEL Nov 2009 UFSC Relato.
Maio / 2006.
  Ana Carolina Castelli da Silva
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
Instrumentos de Avaliação - MEC
Estratégias de Sucesso
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Trabalho por projetos Pedagogia de projetos.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
Curso: Tecnologias na Educação: Mídias em Ação.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Sistema de Ensino Presencial Conectado da UNOPAR
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
E-books e o futuro do conteúdo em EAD
Recursos educacionais abertos como objetos de aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagem:
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EAD Curitiba, 06 de Outubro de 2014 Anderon Makioseck Cecília de Souza Pestana Luís Fernando Lopes.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Tecnologia Cibernética e Investigativa Outros Aspectos.
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Avaliação da aprendizagem em cursos à distância oferecidos no formato Blended Learning Nelson Castanheira Elton Schneider Inge R. F. Suhr Alessandra de.
Laboratório de Ensino a Distância
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Ensinando e Aprendendo com as TIC
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Mavi Polo Gerente de Vendas Thomson GALE Brasil e Cone Sul
VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande
Objetos virtuais de aprendizagem – Interação e Interatividade
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
Questionário do Estudante Enade
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Possibilidades de avaliação com uso das TIC na Utilização do blog - professor disponibiliza links para que o aluno desenvolva a Pesquisa.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Bibliotecas Virtuais: Elos de Ligação entre a Educação Presencial e a Não Presencial Mavi Polo GALE

O que são e como se apresentam as Fontes Bibliográficas digitais? Bases de dados de periódicos eletrônicos; Livros eletrônicos (e-books), Coleções Digitalizadas (ECCO, MOMW); Bases de dados em CDs e DVDs.

A relação do uso de fontes bibliográficas digitais com EAD ENSINAR em ambientes digitais e interativos de aprendizagem significa: organizar situações de aprendizagem, planejar e propor atividades; disponibilizar materiais de apoio com o uso de múltiplas mídias e linguagens; ter um professor que atue como mediador e orientador do aluno, procurando identificar suas representações de pensamento; fornecer informações relevantes;

A relação do uso de fontes bibliográficas digitais com EAD ENSINAR em ambientes digitais e interativos de aprendizagem significa: incentivar a busca de distintas fontes de informações; provocar a reflexão sobre processos e produtos; favorecer a formalização de conceitos; propiciar a inter-aprendizagem e a aprendizagem significativa do aluno. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Distance learning on the internet: approaches and contributions from digital learning environments. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 29, n. 2, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php

A relação do uso de fontes bibliográficas digitais com EAD Atividades de Aprendizagem em ambientes digitais e interativos Aprendiz navegará pelos materiais complementares eletrônicos autonomia: tomada de decisão sobre os caminhos a seguir na exploração dos conteúdos apresentados Produção de conhecimento individual e grupal

Bases de dados de periódicos eletrônicos São coleções de periódicos (revistas ou jornais), acadêmicos ou da grande imprensa, disponíveis em formato eletrônico. Buscas on-line, em tempo-real.