Movimentos sociais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
PRNCIPAIS CONCEITOS DO REFERENCIAL TEORICO DE MARX
1- TEOLOGIA DA ESPERANÇA
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Nomes:Ana Paula, Josiane,Simone, Paulo n°2,17,35,25
Movimento operário No inincio do século XX, os operarios trabalham de 14 a 16 horas em ambientes com condições precárias, e recebiam um salário que não.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: A-01 PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA.
Ideologia e Hegemonia Aciepe “Análise Crítica de Mídia.
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
O Positivismo.
Escola Superior de Guerra
Responder às pessoas e às empresas Peter Villax Associação das Empresas Familiares Conferência “Novo Rumo” Centro Cultural de Belém 1 de Fevereiro de 2014.
Desigualdades e identidades sociais
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
MUNDO DO TRABALHO.
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Transformar é possível....
TRABALHO DE HISTÓRIA UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO
As novas conquistas sociais
O que semear, colherás.
A Sociedade humana: generalidades
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
SOCIALISMO.
Cidadania aula 2 Julio C M Haddad.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
LUTA OPERÁRIA Naquele tempo os operários viviam numa grande miséria. Outubro de 2011 Moinho de Trigo Gadens & Cia Engenheiro Gutierrez - Irati - PR.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.
Aula de Sociologia – Karl Marx
A Evolução Histórica do RH nas Organizações
ESTADO SOCIAL.
Socialismo.
Doutrinas sociais.
Revolução Russa.
O Positivismo.
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
Técnicas de gestão e empreendedorismo
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
 Grupo de estudos pretende cumprir o papel de proporcionar uma formação política voltada para a atuação prática a partir de uma analise classista.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Trabalho Assalariado e Capital
Teorias e Técnicas de Comunicação
Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
O que é política? Permeia todas as as atividades humanas ao longo do tempo. Permeia todas as as atividades humanas ao longo do tempo. Ciência do governo.
A luta por participação política
Acadêmicos: Franklin Schappo Rodrigo Balen Tarlan Renk.
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)  A reflexão ética cotemporânea se desdobrou numa série de concepções distintas acerca da moral e a sua fundamentação;
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)
Instituto Estadual de Educação: espaços de participação democrática? Orientanda: Maria Cristina Martins Kamers Orientador: Prof. Dr. Celso João Carminati.
FÓRUM SINDICALISMO, POLÍTICA E CIDADANIA André Santos – assessor parlamentar do DIAP e Especialista em Política e Representação Parlamentar CNPL Confederação.
Prof. Luiz Felipe. Contexto da Rússia no inicio do século XX: Sociedade submetida a um Estado despótico (poder na mão do Czar com o apoio da Aristocracia);
Socialismo X Comunismo
República Populista ( ) 1. O Conceito de Populismo O populismo é um regime político e também pode ser visto como uma ideologia que caracterizou.
Transcrição da apresentação:

Movimentos sociais

Como se dá a participação política na sociedade? Movimentos Sociais Como se dá a participação política na sociedade? Além do processo eleitoral, a participação popular ocorre por meio dos movimentos sociais.

Quem faz parte de movimentos sociais? Sujeito Histórico Reinvindicação Transformação Projeto

Movimentos Sociais

Objetivos diferentes, movimentos distintos Movimentos Sociais Objetivos diferentes, movimentos distintos Movimento Feminista; Movimento Negro; Movimento Sem-Terra; Movimento Sem-Teto; Movimento Estudantil; Movimento LGBTS;

Exemplos de Movimentos Sociais ao longo da História A luta das mulheres, no século XX, primeiro para terem o direito ao voto, depois para conquistar o acesso ao mercado de trabalho, e, ainda hoje, para terem os mesmos salários e condições de trabalho dos homens.

Exemplos de Movimentos Sociais ao longo da História Movimento Trabalhista na Europa, após a Revolução industrial quando os patrões inescrupulosos exigiam dos operários uma jornada de trabalho que chegava a 14 horas diárias, com luta e organização da classe trabalhadora para que a relação entre capital e trabalho chegasse ao estágio atual.

Exemplos de Movimentos Sociais ao longo da História Movimento Negro Luta pela igualdade “Não julgue um homem pela cor de sua pele, mas pelo contéudo de seu caráter” Martin Luther King

Pré-condições para que exista o movimento social Descontentamento social: se as pessoas estão felizes, satisfeitas com as condições sociais, ninguém irá convencê-las a participar de movimentos que resultem em mudanças. • Bloqueio estrutural: quando são criadas impossibilidades para solucionar um problema. Ex.: se o governo não é capaz de criar possibilidades para negociar com uma classe trabalhadora criar possibilidades para negociar com uma classe trabalhadora que reivindica direitos, esta fará greve.

Pré-condições para que exista o movimento social Contato: é necessário haver interação, reuniões e encontros para viabilizar o movimento. • Eficácia: as pessoas só participam de um movimento se perceberem que o esforço empregado será compensado pelo resultado obtido. Ex.: classe nenhuma entrará em greve para pedir 1% de aumento. • Ideologia: é necessário um conjunto de ideias que justifique as mudanças que o movimento social pretende implantar na sociedade. Ex.: houve pessoas que usaram até a Bíblia para tentar justificar a escravidão

Tipos de Movimentos Sociais Movimento Expressivo Movimento Reacionário Movimento Progressista Movimento Reformista Movimento Revolucionário Movimento Migratório Movimento Utópico

Movimento Expressivo Pessoas submetidas a uma realidade difícil e que invés de tentar mudar essa realidade, procuram mudar a si mesmas. Esse movimento tem como objetivo ajudar as pessoas, confortando-as e fornecendo um novo sentido para as suas vidas. Ex: os Alcoólicos Anônimos.

Movimento Reacionário Qualquer movimento que, não admitindo as mudanças feitas na sociedade, procura voltar às condições anteriores.

Movimento Progressista É um movimento que procura introduzir alterações positivas nas instituições e organizações. A luta por um ensino público de melhor qualidade é um exemplo desse movimento.

Movimento Reformista É aquele que tenta modificar alguns aspectos sociais sem transformar toda a sociedade. A estratégia dos reformistas é procurar mudar a sociedade aos poucos, acumulando pequenas vitórias e preparando o terreno para as próximas reivindicações do movimento. Exemplos: o ecológico, o feministas, dos sem terra, dos sem teto etc.

Movimento Revolucionário Movimento social que procura alterar por completo o sistema social existente de forma rápida e drástica. Neste movimento os seus integrantes pretendem subverter completamente o sistema social existente, substituindo por outro.

Exemplos de movimentos revolucionários A Revolução Francesa; A Revolução Russa; O Sendero Luminoso é um movimento revolucionário peruano que tem por objetivo derrubar a sociedade capitalista e implantar uma sociedade marxista;

Movimento migratório Pessoas que optam por deixar sua região e vão tentar a vida em outro lugar.

Movimentos Sociais Considerações A cidadania não se limita ao ato de votar e ser votado, se manifesta também pela participação popular; Direitos não são doações particulares, mas antes expressões de conquistas coletivas; Os movimentos sociais não são exibições dos desejos de um ou outro indivíduo, porém, demonstrações dos interesses de um grupo;