16 e 17 de Abril de 2012 Childlessness na sociedade portuguesa: circunstâncias, gerações e género Vanessa Cunha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Envelhecimento: um desafio ao futuro
Advertisements

A protecção da Família no Código do Trabalho Português
A situação da Igualdade de Género em Portugal
A Educação Sexual e os seus Contextos
Políticas demográficas
A Evolução da População Mundial
Velhice e Família
Como sabemos o futuro no campo demográfico não é o melhor e traduz-se no envelhecimento da população. Apesar de a população mundial estar a crescer.
Correção da Prova 4° Bimestre.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Estrutura familiar e dinâmica social
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
IGUALDADE PROFISSIONAL COMO FACTOR DE CRESCIMENTO
A FAMÍLIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO:
Evolução demográfica em Portugal
A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
1 Novas Famílias. 2 A pessoa independente que ocupa uma parte ou a totalidade de um alojamento ou o conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento.
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Disparidades de Género no Mercado de Trabalho Português
Eutanásia.
“Sentir-se bem em família: os diversos tipos de família”
Instituto de Economia – UFRJ
Centro de Cidadania da Mulher
Estrutura familiar e dinâmica social
D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa?
United Nations Development Programme
As estruturas e os comportamentos sociodemográficos
INDICADORES DEMOGRÁFICOS
Prevenção da violência entre os adolescentes
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Gerar Vida, construir o Futuro
C. Que consequências resultam da evolução da população?
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
O SUJEITO HISTÓRICO-SOCIAL
Saúde e Educação Século XXI
A. Que dinâmicas apresenta a evolução da população?
O desempenho educacional no Brasil e as questões de gênero
E. Como solucionar os problemas da evolução da população?
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
A Educação em Portugal Notas para reflexão Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR Trajectos e contextos de vida Fórum de Pesquisas 2006 SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, JOVENS E EDUCAÇÃO 6 de Dezembro de 2006.
Fatores Familiares e Desempenho Educacional em Moçambique Gilberto Mariano Norte.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira. O que incluir nos custos?  as despesas adicionais que o estudar obriga propinas livros de estudo fotocópias.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
ARRANJOS FAMILIARES O crescente aumento do nº de domicílios no Brasil, revela mudanças na estrutura familiar do país. Em 1970, contabilizava-se 17,6 milhões.
ESTRATÉGIA 2020 Seminário Internacional As empresas sociais de inserção pelo trabalho - velhos desafios, novos caminhos As empresas sociais de inserção.
Idade adulta jovem – Idade Adulta Jovem
Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar

Introdução MITOS LEALDADES CRENÇAS LEGADOS VALORES SEGREDOS RITOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO RECIFE 3.ª CONFERÊNCIA DA FORGES 4, 5 e 6 DEZEMBRO DE 2013.
Individual: não ter tido contato com pai biológico ou com outra referência paterna importante; experiências de violência física e/ou psicológica com o.
Família na contemporaneidade
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EPIDEMIOLÓGICA
Desafios do financiamento à Educação no Brasil Vitória-ES, 06 de maio de Secretaria de Estado da Fazenda.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
Transições epidemiológica, demográfica e de gênero Papel das políticas públicas Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz – Departamento.
Transição demográfica transição epidemiológica
Transcrição da apresentação:

16 e 17 de Abril de 2012 Childlessness na sociedade portuguesa: circunstâncias, gerações e género Vanessa Cunha

Fecundidade portuguesa na primeira década de XXI: baixa, em declínio, em contraciclo… Evolução do ISF (Portugal e UE-27, ) 2

… distintiva Comparando com a tendência europeia: Mais descendências de filho único Menos nascimentos de 3ª ordem Baixa incidência do “padrão tardio” de constituição da vida familiar – Idade média da mulher ao 1 o nascimento = 28,9 anos (2010) – Adiamento apenas nos indivíduos mais escolarizados Baixa incidência de infecundidade (childlessness) – 5% na coorte (de mulheres) de 1963, a mais baixa da Europa (Frejka, 2008) mas em mudança? Coortes em idade reprodutiva: potencialmente mais infecundas? Infecundidade involuntária Crise económica: mais adiamento? “risk aversion theory” (McDonald, 2002) “minimal set of conditions” (González & Jurado-Guerrero, 2006) Infecundidade voluntária Pluralização e individualização dos percursos de vida: maior abertura a uma vida sem filhos (childfree)? “polarization of choices” (Hakim, 2004)

A infecundidade (childlessness) na sociedade portuguesa geração e género em análise Em análise As trajetórias reprodutivas de três gerações de portugueses – Homens e Mulheres – , , Incidência e circunstâncias da infecundidade – Efetiva para gerações mais velhas – Potencial para geração mais nova Projeto (ICS-UL, ) “Trajectórias Familiares e Redes Sociais: percursos de vida numa perspectiva intergeracional” – Karin Wall (COORD.) – Inquérito nacional (amostra = 1500) – Análise das trajetórias (não) reprodutivas: V. Cunha (ICS-UL) A. C. Ferreira (ISCTE-IUL) J.-A. Gauthier (Univ. Lausanne) 4

Trajetórias reprodutivas das gerações (até aos 35 anos) … 3 4 Infecundidade aos 35

Infecundidade aos 35 anos: adiamento da parentalidade ou infecundidade latente? Transição para a parentalidade depois dos 35, por geração* e sexo (% da transição total) Infecundidade permanente, por geração* e sexo (%) 6 * Estimada para a geração (G3) tendo em conta as intenções reprodutivas actuais

Childlessness nas gerações Que circunstâncias? 7

Razões que contribuem “bastante” ou “muito” (%) Gs + velhasG + nova Incerteza financeira e profissional Despesas elevadas com a educação dos filhos 927 Situação profissional pouco estável 620 Dificuldades financeiras (presentes e/ou antecipadas) 619 Conciliação família & trabalho Falta de incentivos públicos para ter filhos (creches, apoio financeiro) 1421 Trabalho muito exigente (falta de tempo, disponibilidade) 1920 Falta de ajudas familiares para ter filhos (ter alguém com quem contar) 615 Desvantagens internas (psicológicas, biológicas, saúde) Idade avançada para ter filhos 237 Problemas de saúde 184 Problemas de fertilidade 184 Má experiência com um aborto (só mulheres) 34 Não se sente preparada para passar pela gravidez/parto (idem) 34 Dinâmica conjugal Cônjuge não quer ter filhos 710 Problemas na relação com o cônjuge 163 Não está com a pessoa certa OU não encontrou a pessoa certa 4433 Resistência à parentalidade Os filhos perturbam a relação íntima do casal 516 Ser pai/mãe não é/era um objetivo na vida 1415 A vida pessoal/familiar está bem assim, um filho viria destabilizar 912 Ainda não chegou o momento, só quer ser pai/mãe mais tarde-13 Sig. <= 0,05

Childlessness, gerações e género: 4 comentários finais… Infecundidade… … e celibato: uma associação persistente … das gerações mais velhas: celibato ou infertilidade, mas não só… … da geração mais nova: incerteza financeira, profissional, difícil conciliação família-trabalho, mas não só… – Cenário de adiamento mais do que opção childfree … dos homens: adiamento intenso, MAS recetividade à transição tardia para a parentalidade armadilha do adiamento? cenário de aumento para os homens de

…e uma interrogação Um cenário de infecundidade potencial subavaliada (para homens e mulheres)? Agudização da incerteza & da precariedade (crise económica, de emprego, de políticas públicas) “Compasso de espera” no final do período reprodutivo (calendário feminino) Intenções reprodutivas irrealistas (?) (níveis marginais de transição tardia & peso expressivo da infertilidade nas gerações mais velhas)

Quem sãos os indivíduos sem filhos aos 35 anos? Celibatários (todas as gerações) Homens (a partir da geração de ) Ensino superior (geração )