Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEMOSHOÁ- Autor: Paula Leal Presumido
Advertisements

OS REGIMES TOTALITÁRIOS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
CAPÍTULO II A CRISE DE 1929.
DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
Nazismo.
Fatores e Características
Regimes autoritários nos anos 30
Regimes de Extrema Direita
Fascismo e Nazismo Está um bom trabalho, referindo os aspectos da subida ao poder da extrema direita na Europa. Faltou enunciar os princípios do Fascismo,
NAZISMO.
REPÚBLICA VELHA ( ).
Crise de 29 - Totalitarismo
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
IDADE CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX
OS FASCISMOS Conceito de fascismo: simbologia. Contexto Italiano.
Benito Mussolini.
Nazifascismo.
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
CRISE DE 1929 EUA após I Guerra: maior potência do planeta Liberalismo
IDADE CONTEPORÂNEA – SÉCULO XX O NAZIFACISMO
Nazismo.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
O Fascismo.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
Ascensão do Nazismo Professora Julia.
PERÍODO ENTREGUERRAS.
Nazi-fascismo.
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
ESTADOS TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
Nazismo e Fascismo.
23/9/20141www.nilson.pro.br.  A Primeira Guerra Mundial havia acabado, e muitos fatores básicos, considerados raízes desse conflito, não haviam sido.
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
CRISE DE 29 E TOTALITARISMO
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
NAZISMO NA ALEMANHA Antecedentes
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Fascismo e a crise de 1929 AULA 19.
Os Regimes Totalitários
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Os regimes ditatoriais na Europa
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
1- Antecedentes 1ª Guerra Mundial
Prof. Raphael de Almeida Prado
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Fernando Gondim.
TRABALHO DE HISTÓRIA NAZI-FASCISMO.
1 Estados totalitários II-A expansão 1- General Carmona entrega a economia portuguesa a Oliveira Salazar que organiza o pais nos moldes fascistas em 1932.
Profº Waldejares Oliveira História Geral Set/09 O NAZIFASCISMO.
Revolução Russa Rússia.
NAZISMO E FASCISMO.
Crise, ditaduras e democracia na década de 30
Definicão: Ver o texto Regimes Totalitários no portal.
ENTRE-GUERRAS. República de Weimar Em 1918, uma sucessão de revoltas operárias precipitou a abdicação de Guilherme II e o estabelecimento do regime.
CAPITALISMO EM CRISE: O CRACK DA BOLSA DE NOVA YORK
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários.
II Guerra Mundial. FASCISMO  Movimento político e filosófico ou regime (como o estabelecido por Benito Mussolini na Itália, em 1922), que faz prevalecer.
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
Os Regimes Ditatoriais
E.E. Miguel Sutil Disciplina: História Professora: Maria de Fátima Sobral Alunos: Glória Sthefanny Carvalho – Juverty Francisco do Carmo - João Gabriel.
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características.
Transcrição da apresentação:

Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.

A população se sentia frustrada com o fim da Primeira Guerra, primeiro porque suas condições de vida não haviam melhorado. Depois porque eles ainda estavam com um sentimento de nacionalismo muito forte. Com a guerra além da destruição deixada, havia a falta de alimentos e de dinheiro. Isso abalou a confiança dos europeus em seus governantes, e fez com que os grupos sociais, não aceitassem nas ideologias socialistas e muito menos nas liberais, para solucionar seus problemas. Daí então surge o fascismo.

Dentro dessa crise, várias pessoas aceitaram as ideologias do fascismo entre elas estavam, desempregados, estudantes de classe média, funcionários públicos, profissionais liberais, militares e pequenos proprietários de terra, de fábricas, e de estabelecimentos comerciais. Benito Mussolini foi considerado o principal líder fascista e fundador do fascismo, no ano de 1921.

Ideologia Fascista De acordo com essa ideologia, a solução para os problemas sociais dos países seria a adoção de alguns princípios básicos, como: O nacionalismo, com tendencia a xenofobia e o racismo; A militarização, com um governo autoritário e expansionista; O corporativismo, sistema em que sindicatos de trabalhadores são substituídos por corporações submetidas ao controle do Estado, em que participam operários e patrões. Xenofobia: sentimento de repulsa a tudo que seja estrangeiro.

Os italianos e a ascensão do fascismo: Vários italianos se sentiram prejudicados com o resultado do Tratado de Versalhes, pois acreditavam que se os governadores estivessem em todas as reuniões eles teriam recebido mais territórios. Aproveitando a insatisfação popular Mussolini organizou uma revolta denominada “Marcha sobre Roma”, o rei Eduardo III, após a manifestação, concedeu o cargo de primeiro ministro a Mussolini que passou a perseguir com mais severidade aqueles que se mostravam contra a sua ideologia. Por esse motivo ele se tornou um grande ditador.

Dessa forma ele aboliu o Poder Legislativo e os demais partidos, concentrando todo o poder nas mãos do Estado Fascista, e ainda os sindicatos dos trabalhadores foram substituídos por corporações.

Nazistas no Poder O nazismo promoveu a centralização do poder na Alemanha e a perseguição a diversos grupos sociais.

A Alemanha estava passando por grande instabilidade política após a Primeira Guerra Mundial, muitas reivindicações populares se formaram onde soldados, marinheiros e operários fundaram um conselho exigindo o fim da monarquia e a organização de uma República, que foi proclamada em novembro de 1918. O Parlamento da República alemã se reuniu na cidade de Weimar, com socialistas moderados, aprovando uma Constituição que dava liberdade de opinião. Mesmo na tentativa de criar uma estabilidade política acabaram acontecendo vários golpes que foram reprimidos com ajuda dos paramilitares. Paramilitares: grupo militar que não pertence as forças militares do Estado.

O Nazismo de Hitler. No ano de 1923, Adolf Hitler liderou um grupo de nazistas até Munique para dar um golpe de estado, porém eles foram reprimidos e Hitler foi parar na prisão junto com os nazistas. Na prisão Hitler escreveu o Mein Kampaf no qual descrevia os princípios nazistas: A necessidade de uma “raça” se constituir em uma nação; O culto a personalidade do líder; A combinação das ações armadas com a atuação política, a fim de destruir a democracia utilizando seus próprios mecanismos.

Os alemães e a Ascensão do Nazismo No início da década de 1920 o povo alemão estava passando por grandes dificuldades financeiras um dos motivos para isso, era o fato de que a Alemanha deveria pagar uma indenização altíssima aos Aliados. Foi nessa situação que foi criado o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou o chamado Partido Nazista. O nazismo apresentava princípios semelhantes aos fascistas, porém os nazistas são mais racistas.

Em 1933, Hitler foi nomeado primeiro ministro da Alemanha, no ano seguinte o presidente alemão, Paul von Hindenburg, faleceu deixando o seu lugar para Hitler. Em seu governo ele foi extremamente autoritário, centralizou o poder em suas mãos, foi considerado um ditador, intensificou a censura, aboliu sindicatos, substituindo por corporações nacionais. Além disso ele formou uma milícia que era totalmente fiel as suas ordens ( a Schutztaffel – SS); essa milícia perseguia os grupos sociais considerados “inferiores” principalmente judeus, mas entre eles estavam ciganos, eslavos, homossexuais, além de comunistas e demais adversários políticos.

Atividades: Explique por que a Bolsa de Valores de Nova Iorque quebrou em outubro de 1929. Defina o que foi a Grande Depressão. Sobre o fascismo responda: Quais eram seus princípios básicos? Quais eram os principais grupos adeptos a essa ideologia? Quem foi Benito Mussolini? Quais foram as principais medidas adotadas por Mussolini?

Produza um pequeno texto sobre o nazismo alemão Produza um pequeno texto sobre o nazismo alemão. Procure comentar sobre o contexto político e econômico em que o nazismo se fortaleceu; a relação entre nazismo e o Tratado de Versalhes; como Hitler chegou ao poder e quais as principais medidas adotadas por ele.