CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE – UNIPLI DEPARTAMENTO DE TURISMO TURISMO E POPULAÇÃO LOCAL: A RELAÇÃO ENTRE O TURISTA E O MORADOR DE RIO DAS OSTRAS,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Advertisements

A cultura em Batatais Seus pontos positivos e negativos
SALVADOR.
Sudeste.
Regiões do Brasil.
Fransmar Lima de Vargas
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL OBJETIVOS.
Um pouco sobre Vigia O município de Vigia é um dos mais antigos do Pará. Os primeiros moradores foram os índios Tupinambás, que ergueram no local a aldeia.
Reflexão: Turismo e Ecoturismo
MODO DE VIDA E ATIVISMO SOCIAL
O Centro Ciência do Porto Moniz no Arquipélago da Madeira
O território do município de Bonito era, até o final do século XVIII, totalmente coberto de imensas florestas e situava-se na área abrangida pelo célebre.
Com Som Vista aérea das praias do Centro e Iate Dona de uma aprazível e bela paisagem, composta de praias, ilhas, lagoas, restingas, manguezais e com.
Mapas Conceituais Rio de Janeiro.
AS BELEZAS Do MATO GROSSO
CAPÍTULO 5 – O RÁPIDO PROCESSO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
Conheça Caçapava do Sul
O estado do Mato Grosso Está localizado a oeste da região Centro-Oeste e a maior parte de seu território é ocupado pela Amazônia Legal, sendo o extremo.
Você já foi ao Sul da Bahia, nego? Não?! Então veenha!
O que são Parques Nacionais.
Questionário para Diagnóstico Participativo
Rio De Janeiro.
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres.
 País com muitos recursos naturais  Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres  Falta de educação de qualidade  serviços básicos  baixos salários.
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
Herdeiros da terra: estudo sobre a dinâmica sociocultural do vilarejo de Venâncio, frente aos processos de mudança na costa oeste do litoral cearense.
By Búzios Slides SUL DA BAHIA Automático Localizada no baixo sul da Bahia é um polo turístico com requintes internacionais, cercado de verde, águas cristalinas,
Regionalização do território brasileiro
PROJETO ORLA – FLORIANÓPOLIS SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO
VARGEM/SP.
Dentro de um imenso país Cheio de Sol, Nasceu uma linda cidade! Planejada pela esperança E construída pelos sonhos... Dentro de um imenso país Cheio de.
JOANÓPOLIS.
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
255 anos de Macapá. APRESENTAÇÃO Jornal do Dia: 25 anos escrevendo a história do Amapá O Jornal do Dia – o Primeiro Diário do Amapá foi fundado dia 04.
Equipe IGUAPE – CESET/FEAGRI Professores: Professores: Prof a Dr a Carmenlucia Santos Prof Dr. André Franceschi de Angelis Estudantes: Estudantes:Leonardo.
São José dos Campos Fonte:
Copa do Mundo Turma 33.
Mural de Histórias MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DE PAJEÚ – MG
DIAGNÓSTICO DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO TERRITÓRIO LAGOA DA CONCEIÇÃO Ana Paula Gonçalves1, Elisa Kappel1, Mariana Girardi1, Mariana.
A ATUAÇÃO ESTRATEGICA DA AREA DE RECURSOS HUMANOS
Dornelas : Problemas de Acessibilidade Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºD Alunos: Alexandra Matos, nº1; Inês Almeida, nº14,;Inês Silva, nº17; Pedro.
NAZARÉ PAULISTA
O espaço urbano e o processo de urbanização
CORREÇÃO APOSTILA 7 ANO – PRIMEIRO BIMESTRE
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária Caldas Das Taipas Ringue de Caldas das Taipas.
Hotel Portal de Lençóis Aeroporto de Lençóis.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Alcochete Construção de um kartódromo.
O poder do marketing para o desenvolvimento
BOM JESUS DOS PERDÕES.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul é uma das 27 Unidades Federativas do Brasil. Localizado na Região Sul, possui como limites o estado de Santa Catarina.
Parque Nacional da Serra da Capivara
Secretaria de Desenvolvimento
Trabalho realizado por : - Diogo Martins - Geovane Silva - João Alves 11º 05.
Formação territorial brasileira
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
A HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DE BETIM
PASSEIO PARA: - usp - museu de zoologia - parque do Ibirapuera
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
GERAIS  Apoiar a melhoria das aprendizagens e consolidar conteúdos do programa da área curricular disciplinar de geografia A (11º ano) através da observação.
Pesquisa Participativa
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
INFLUÊNCIA DO ACOLHIMENTO OTIMIZADO SOBRE A RESOLUTIVIDADE EM ATENÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA INOVADORA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ AUTORA: ENFª. MIRELA MARRY.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE ERMO, JACINTO.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.
População mundial: cidades e consumo
Planejamento Turístico
Transcrição da apresentação:

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE – UNIPLI DEPARTAMENTO DE TURISMO TURISMO E POPULAÇÃO LOCAL: A RELAÇÃO ENTRE O TURISTA E O MORADOR DE RIO DAS OSTRAS, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO, NA CIDADE JOSIANNE SANTOS TELES

OBJETIVOS  Identificar quais foram as melhorias e os problemas causados pelo turismo na cidade de Rio das Ostras;  Analisar as melhorias e os problemas encontrados;  Apresentar propostas para minimizar os efeitos negativos causados pelo turismo na cidade, e maximizar as potencialidades turísticas encontradas na região, objetivando a harmonia entre a população local e os turistas.

ASSUN TOS ABORDADOS

AUTORES  Mário Carlos Beni  OMT – Organização Mundial do Turismo  Antônio Pereira Oliveira  Adyr Balasteri Rodrigues  Arlete Moysés Rodrigues  Doris Ruschmann  Marco Aurélio Tarlombani da Silveira  Marcelo José Lopes de Souza  Salah-Eldin Abdel Wahab

METODOLOGIA DE PESQUISA  Pesquisa Bibliográfica, Documental e de Campo  Questionários direcionados à população e aos turistas, a fim de analisar, sob diferentes pontos de vista, quais os benefícios do turismo para Rio das Ostras.

RIO DAS OSTRAS  A história de Rio das Ostras é conhecida a partir do século XVI, quando estava situada na Capitania de São Vicente e era habitada por índios Tamoio e Goitacazes. A cidade era denominada de Rio Leripe, que significava molusco ou ostra grande.  Após da construção da Rodovia Amaral Peixoto e da instalação da Petrobrás, no município de Macaé, vizinho à cidade de Rio das Ostras, que o município teve um grande e importante crescimento populacional e econômico, tornando a emancipação político- administrativo do município de Casimiro de Abreu, em 10 de abril de  Atualmente, o município de Rio das Ostras situa-se entre polos de desenvolvimento, ao sul turístico-comercial (Região dos Lagos) e ao norte petrolífero canavieiro (Campos/Macaé).

TURISMO

A praia mais famosa de Rio das Ostras é, sem dúvida, a praia de Costazul. A praia tem, aproximadamente de 2,3 Km e largura entre 10 e 30 metros. Esta área de lazer e contemplação abriga a escultura de uma Baleia Jubarte, com 20 metros de comprimento de estrutura metálica, recoberta com chapas de bronze e liga de latão

Construído pelos escravos em meados do século XVIII, o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição serviu como marco para a construção da cidade de Rio das Ostras.

O Parque dos Pássaros ocupa uma área preservada de oito hectares de formações úmidas e mata de restinga, povoada por uma rica fauna, característica da Mata Atlântica.

RESULTADOS DA PESQUISA  Transporte Com relação ao transporte público, podemos ver que 24% dos turistas consideram bom o serviço prestado, 40% acham que esse transporte é regular, e 36% demonstram insatisfação com esse serviço, dizendo ser ruim. Dos moradores entrevistados, 40% consideram o transporte público bom, 44% acham regular e 16% informam ser ruim

 Segurança Observamos que 4% do entrevistados dizem que a segurança é boa, 28% consideram regular, e a grande maioria, diz que a segurança é ruim.

 Saúde O gráfico que nos mostra os dados relacionados à saúde nos diz que 4% dos moradores consideram a saúde da cidade ótima, 16% consideram bom, 32% acham a saúde funciona de forma regular, e 46% consideram ruim.

 Saneamento Básico Com relação ao saneamento básico, 8% informam ser bom, 44% consideram regular, e a maioria considera o saneamento básico da cidade ruim.

 Relação com Turistas Para 16% dos entrevistados, a relação com os turistas é ótima, para 40% existe uma boa relação entre as partes, 16% considera essa relação regular, e para 28%, a relação é péssima. Essas relações são justificadas da seguinte forma: 44% dos moradores acham que a atividade turística movimenta a economia da cidade, 12% acham que aumenta a oferta de empregos, 16% dizem que o movimento de turistas na cidade complica o trânsito no local, e 28% relatam que os estabelecimentos ficam superlotados.

 Período em que Visita a Cidade Observamos que 36% dos turistas visitam a cidade no Carnaval, 4%, no Encontro de Motociclistas, 8%, no Natal, 16%, nos feriados, 4%, no Aniversário do Município, 8%, no Festival de Jazz a Blues, 12%, no Reveillon e 8%, outros.

CONCLUSÃO  Buscando solucionar os problemas apontados, é possível que o Município de Rio das Ostras e seus atrativos se tornem um produto turístico sustentável e de qualidade, não apenas colaborando para com o crescimento econômico e turístico da cidade, mas também para a melhoria da qualidade de vida e de lazer da comunidade local.