Apresentação de Nossa Senhora no Templo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OUTUBRO MÊS DO ROSÁRIO Todo aquele que considera os graus sublimes de dignidade e de glória, à qual Deus elevou a augustíssima Virgem Maria, facilmente.
Advertisements

São Joaquim e Santa Ana Pais de Nossa Senhora.
A INFÂNCIA DE JESUS.
Nos relatos da Infância de Jesus
História da Virgem Maria.
Nossa Senhora das Neves
Hoje, dia de Nossa Senhora do Rosário, queremos lembrar a Sua Assunção. Sim, pois depois de assunta aos Céus, Maria é esta que está junto do Filho,
“Magnificat”: Um canto de Maria?
A festa que a Igreja celebra no dia dois de fevereiro, tem os nomes de Nossa Senhora das Candeias e Apresentação de Jesus Cristo no templo. É hoje o.
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
Maria Visita sua prima Isabel
Virgem Maria.
Tríduo em louvor á São João Batista
Virgem das Virgens.
Eucaristia, Força e Vida
Rainha dos Patriarcas.
Mãe do Salvador.
O LIVRO.
Outubro, mês do Rosário e das Missões
Caríssimos A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
Rainha do mundo e da paz Considera com que justa disposição refulgiu, já antes da assunção, o admirável nome de Maria por toda a terra. Sua fama extraordinária.
NASCEU O SALVADOR!.
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Ainda não visitastes este site?
Culto à Virgem Maria.
A característica da espiritualidade de Maria
A vocação de São José.
Maria a Bem-Aventurada
O feliz trânsito de São José. Serva de Deus, Soror Maria de Agreda, em A Mística Cidade de Deus.
“AVE MARIA” A BEM AMADA DE DEUS.
Maria – A Serva do Senhor
O Anjo e Maria.
E o Verbo se fez Carne e Habitou entre Nós
Novena da Imaculada Conceição 2º dia
Maria Mãe da Eucaristia
O 'Magnificat' nos faz viver cheios do Santo Espírito
Ave Maria.
Bendita seja a Mãe do Salvador!
Imaculado Coração de Maria
1. INTRODUÇÃO 1.1. Mulher do silêncio e da escuta (J.P. II)
A festividade do nascimento da Mãe de Deus
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora
O Magnificat convida a uma descoberta desse mundo interior em que Deus aguarda cada homem, no íntimo do coração. Maria não confunde sua alma com seu.
Segundo uma piedosa lenda, Maria Santíssima, tendo apenas três anos de idade, foi pelos pais, em cumprimento de uma promessa, levada ao templo, para.
O nascimento de São João Batista
Maria Adoradora do Verbo
Maria Rainha, Mãe do Rei Dos Reis
7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário
GRAÇAS AO "SIM" DE MARIA E A COLABORAÇÃO DE JOSÉ,
"Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática". Na Igreja Oriental, a festa da Apresentação de Nossa Senhora, é celebrada desde.
Feliz com Maria A mãe de Jesus é proclamada mãe de Deus. A base da fé cristã se dá em Jesus, por Ele não ser apenas um homem e sim também Deus. O filho.
Ligar o som e deixar andar sozinho Pedir a graça do Espírito Santo.
Pedir a graça do Espírito Santo Ligar o som e deixar andar sozinho.
Mês de Maio, Mês de Maria, Mês das Mães
Assunção de Maria.
a sua prima Santa Isabel
REDEmPTORIS MATER.
Maria refletia consigo mesma em tudo quanto tinha conhecido, através do que lia, escutava e via; assim, progredia de modo admirável na fé, na sabedoria.
Gostaríamos que os Evangelistas tivessem narrado mais acontecimentos e palavras de Santa Maria. O amor faz ‑ nos desejar mais notícias da nossa Mãe.
Mistérios Gozosos - Alegria -
Tem a Liturgia de hoje um tom solene e jubiloso pela primeira entrada de Cristo no Templo e também um tom sacrifical porque vem para ser oferecido.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Maria, Mãe de Jesus Cristo
A VISITAÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA.
Uma criança muito amada deseja a presença de sua mãe e a mãe, por sua vez, aspira a viver junto ao filho. Seria justo, pois, que vós subísseis para.
Nossa Senhora de Loreto Durante séculos a devoção a N. S. de Loreto se desenvolveu a partir de uma história que, embora fantástica em alguns aspectos,
Virgem Maria no projeto de Salvação
Apresentação de Jesus no Templo
"Bendita..." (Lucas1,30).
Ciclo A Domingo IV do Advento 22 de Dezembro de 2013 Detalhes da capela “Redemptoris Mater” do Papa João Paulo II. Prenda do Colégio Cardinalício ao Santo.
Transcrição da apresentação:

Apresentação de Nossa Senhora no Templo Texto – Internet – Música Ave Maria Kenny G. – Imagens – Google Formatação – Altair Castro 21/11/2014

A Apresentação é a festa estabelecida pela Igreja para consagrar a memória de um solene acontecimento na vida de Maria Santíssima, sendo Ela ainda criança. Uma tradição constante, cuja origem remonta aos primeiros tempos do Cristianismo, nos informa que a Virgem Santíssima, aos três anos de idade, foi apresentada ao Templo de Jerusalém, onde se consagrou em corpo e alma ao Senhor.

O Oriente foi o primeiro a celebrar tal festa, como atesta um tópico da constituição do Imperador Manuel Commeno, em 1143. Dois séculos mais tarde tal comemoração passou ao Ocidente. O Papa Gregório XI introduziu-a no calendário romano, por volta de 1373.

A festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria no Templo, além de celebrar esse episódio da vida de Nossa Senhora, visa recordar também todo o período que vai desde seu nascimento até a Anunciação do Anjo.

Que espírito, tanto nos santos pais como na santa menina! Ao celebrá-la, a Igreja visa iluminar, tanto quanto possível, o silêncio existente na Sagrada Escritura a propósito do primeiro período da vida de Maria Santíssima. Que espírito, tanto nos santos pais como na santa menina!

Que espetáculo para o céu e para os homens Que espetáculo para o céu e para os homens! O que encanta a Deus e lhe atrai a graça, em toda a plenitude edifica e enleva a todos que se ocupam deste mistério na vida de Nossa Senhora. Poderá haver coisa mais bela que a piedade, o desprendimento completo no serviço do Senhor?

A vida de Maria Santíssima no templo foi a mais santa, a mais perfeita que se pode imaginar. O templo era a casa de Deus e na proximidade de Deus se sentia bem a bela alma em flor. “O passarinho acha casa para si e a rôla ninho nos altares do Senhor dos Exércitos, onde um dia é melhor que mil nas tendas dos pecadores” . Santo era o lugar onde Maria vivia. Era o templo onde os antepassados tinham feito orações, celebrado as festas.

Era o templo onde se achava o santuário do Antigo testamento, a arca, o trono de Deus no meio do povo; era o templo afinal, de que as profecias diziam que o Messias nele devia fazer entrada. Naquele templo a menina Maria rezava e se preparava para a grande missão que Deus lhe tinha reservado. “Como os olhos da serva nas mãos da Senhora, assim os olhos de Maria estavam fitos no Senhor seu Deus”.

Segundo uma revelação com que Maria agraciou a Santa Isabel de Turíngia todas as orações feitas naquele tempo se lhe resumiram no seguinte: 1) alcançar as virtudes da humildade, paciência e caridade; 2) conseguir amar e odiar tudo que a Deus tem amor ou ódio; 3) amar o próximo e tudo que lhe é caro; 4) a conservação da nação e do templo, a paz e a plenitude das graças de Deus e 5) finalmente ver o Messias e poder servir a sua santa Mãe.

Assim foi santíssima a vida de Maria no templo. Maria era o modelo de obediência, amor e respeito para com os superiores de caridade e amabilidade para com as companheiras. Tinha o coração alheio à antipatia, à rixa, ao azedume e ao amor próprio. Maria era uma menina humilde, despretensiosa e amante do trabalho. Com afã lia e estudava os Santos Livros. Assim foi santíssima a vida de Maria no templo.

O Divino Espírito Santo lapidou o coração e o espírito da esposa, mais do que qualquer outra criatura. Maria poderia aplicar a si as palavras contidas no Eclesiástico: “Quando ainda era pequena, procurei a sabedoria na oração. Na entrada do templo instava por ela... Ela floresceu como uma nova temporã. Meu coração nela se alegrou e desde a mocidade procurei seguir-lhe o rastro”.

É de admirar que Maria, assim amparada pelos cuidados humanos e divinos, progredisse de virtude em virtude? De Nosso Senhor o Evangelho constata diversas vezes esta circunstância. Como Jesus, também Maria cresceu em graça e sabedoria diante de Deus e dos homens. Este crescimento a Igreja contempla-o em imagens grandiosas traçadas no Livro do Eclesiástico: “Sou exaltada qual cedro no Líbano, e qual cipreste no monte Sião.

Sou exaltada qual palma em Cedes e como rosais em Jericó Sou exaltada qual palma em Cedes e como rosais em Jericó. Qual oliveira especiosa nos campos e qual plátano, sou exaltada junto da água nas praças. Assim como o cinamomo e o bálsamo que difundem cheiro, exalei fragrância; como a mirra escolhida derramei odor de suavidade na minha habitação; como uma vide, lancei flores de um agradável perfume e as minhas flores são frutos de honra e de honestidade”. Nunca houve mocidade tão santa e esplendorosa como a de Maria Santíssima. Outra não poderia ser, devendo Maria preparar-se para a realização do mistério dos mistérios; da Encarnação do Verbo Eterno.