Barómetro Regional da Qualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
Apresentação da proposta do
Faculdade Estudos Sociais do
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
Objectivos Caracterizar a Região Autónoma da Madeira
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PARA A ESTRATÉGIA REGIONAL PARA A QUALIDADE NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA SEMINÁRIO COMEMORATIVO DO 21º ANIVERSÁRIO DA DTIM Isabel.
A implementação da Qualidade na Região Autónoma da Madeira Jornadas Informativas ESPIRALES II Isabel Rodrigues Auditório da EPCC - Escola Profissional.
II SEMINÁRIO ATLÂNTICO DE MULHERES EMPRESÁRIAS QUALIDADE: UM NOVO DESAFIO PARA A RAM 27 e 28 Novembro 2003.
Excelência Organizacional – Modelo EFQM
Estrutura accionista Região Autónoma da Madeira Universidade da Madeira Associação de Municípios Associações Empresariais.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
ordenamento do território e urbanismo
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
AGENDA DE NEGOCIAÇAO COLECTIVA RELACIONADA COM HIV/SIDA.
DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DA AUTO-AVALIAÇÃO
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ SUBPREFEITURA BUTANTÃ CALENDÁRIO DE REUNIÕES EM 2010 Aprovado em 08 de.
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Movimento Brasil Competitivo
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
A CERTIFICAÇÃO COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE
Apresentação Nos termos do Decreto-Lei n.º 183/96, de 27 de Setembro, publicado no DR n.º 225, I Série A, o presente documento foi elaborado com o contributo.
SNV Moçambique.
Apresentação da Empresa
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.

AUTOAVALIAÇÃO.
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
Plano de Acção e Comunicação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
“BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO NAS ESCOLAS” FORMAÇÃO ESCOLAS
E OUTROS PROJECTOS PARA AS Eco-Escolas Margarida Gomes - ABAE.
OBJETIVO DA CONSOCIAL? OBJETIVO PRINCIPAL A 1º conferência Regional sobre transparência e Controle Social – 1ª CONSOCIAL tem como objetivo principal promover.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
Reserva da Biosfera da Ilha do Corvo Proposta de candidatura
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação
Meta padrão: mapear 100% dos processos do Confea até 31 de agosto de 2009.
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Apresentação da CAF Reunião com Dirigentes, Colaboradores e NPQ Angra do Heroísmo, 31 de Março de 2006 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Vice-Presidência do Governo.
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Portaria n.º 1418/2007, de 30 de Outubro Tiago Tavares Financiamentos na área da saúde.
Direcção Regional de Organização e Administração Pública
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Planos de Comunicação Realçar o papel dos Fundos Dar a conhecer ao grande público as oportunidades dos Fundos Aumentar o grau de utilização e a transparência.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
2.º Questionário Nacional Programa do Medicamento Hospitalar
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
Transcrição da apresentação:

Barómetro Regional da Qualidade Reunião do Painel de Especialistas 06 de Dezembro de 2006 medir qualidade

Agenda medir qualidade Apresentação e descrição do projecto. Funções do Painel de Especialistas. Calendarização de actividades. Proposta de modelo, eixos e dimensões a integrar no Barómetro. Validação do modelo, eixos e dimensões. Sugestão de indicadores a integrar nas dimensões. Intervalo. Valoração de Eixos. Valoração de Dimensões. Próximas etapas.

Inovar / Coordenar / Medir qualidade Apresentação e descrição do projecto Fazer Aprender Educar Conhecer Cumprir Simplificar Qualificar Reconhecer Inovar / Coordenar / Medir O Barómetro Regional da Qualidade (BRQ) integra-se no âmbito da implementação da Estratégia Regional para a Qualidade (ERQ), aprovada pela Resolução n.º 276/2005, de 17.03.2005, do Governo Regional.

Apresentação e descrição do projecto medir qualidade Apresentação e descrição do projecto O Barómetro Regional da Qualidade constitui uma das acções estruturantes da ERQ, a ser implementada na 1ª Fase do Plano de Acções.

Apresentação e descrição do projecto medir qualidade Apresentação e descrição do projecto Objectivo do Barómetro Implementar um conjunto de indicadores (de desempenho e de percepção) que permitam: Aferir a situação actual da qualidade na Região Autónoma da Madeira (RAM). Quantificar e monitorizar o impacto das acções implementadas. Apontar trajectórias quantificadas de progresso.

Desenvolver uma cultura de medição contínua da qualidade na RAM! medir qualidade Apresentação e descrição do projecto Desenvolver uma cultura de medição contínua da qualidade na RAM!

Funções do Painel de Especialistas medir qualidade Funções do Painel de Especialistas Ajudar a identificar os indicadores que irão integrar o BRQ. Comentar e validar modelos, eixos, dimensões e protocolos de recolha de indicadores. Valorar eixos, dimensões, e indicadores. Contribuir para normalização de indicadores.

Funções do Painel de Especialistas medir qualidade Funções do Painel de Especialistas Dar parecer sobre os diversos instrumentos de notação e planos de amostragem, propostos pela equipa consultora, a efectuar no âmbito da recolha de informação para os indicadores de percepção. Emitir parecer sobre o relatório final de projecto a apresentar ao Governo Regional.

Funções do Painel de Especialistas medir qualidade Funções do Painel de Especialistas

Calendarização de actividades medir qualidade Calendarização de actividades FASE Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Formatação do Barómetro   Recolha de Informação Tratamento da Informação Análise e Interpretação dos Resultados Elaboração de Relatório Final Apresentação dos Resultados Proposta de datas para reuniões do Painel de Especialistas: 06 de Dezembro de 2006 02 de Fevereiro de 2007 21 de Maio de 2007

Proposta de modelo, eixos e dimensões medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões Modelo do Barómetro constituído por... 6 Eixos de Análise. 28 Dimensões de Estudo. 100 indicadores de suporte. Um indicador final agregado: IQR Um indicador final agregado de Qualidade de Vida: IQVR 10 Análises Sectoriais Complementares.

Modelo de Excelência EFQM medir qualidade Da Organização para uma Região.... Modelo de Excelência EFQM

Modelo Malcolm Baldrige (EUA) medir qualidade Da Organização para uma Região.... Modelo Malcolm Baldrige (EUA)

Modelo Proposto para o Barómetro Regional da Qualidade (IQR) medir qualidade Modelo Proposto para o Barómetro Regional da Qualidade (IQR) Pessoas Organizações Produtos e Serviços Satisfação de Partes Interessadas Resultados Chave de Desempenho Infraestrutura de Suporte à Qualidade na RAM Meios Resultados

Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Dimensões Qualificações Emprego Atitude Cultura e Conhecimento da Qualidade

Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Dimensões Qualificações Envolvimento

Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Dimensões Qualificações Entidades com Qualificações

Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Dimensões TIC Sustentabilidade Ambiental Habitação Saúde Educação Abertura ao Exterior Empreendedorismo Inovação Turismo Apoio Social

Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Dimensões Colaboradores Turistas Residentes

Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Dimensões Bem Estar Económico da População Turismo Coesão Segurança Sinistralidade Saúde Acessibilidades

Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Validação pelo Painel de Especialistas do Modelo, Eixos e Dimensões e Perspectivas de Análise Sectorial propostos

Estudos complementares medir qualidade Estudos complementares Condução, com base em bateria comum de indicadores, das seguintes análises sectoriais: Coesão, Segurança e Apoio Social; Cultura, Lazer e Desporto Inovação e Empreendedorismo Bem Estar Económico Turismo Educação Sustentabilidade Ambiental TIC Habitação, Transportes e Acessibilidades Saúde

Satisfação de Residentes medir qualidade Índice de Qualidade de Vida Coesão, Segurança e Apoio Social Cultura, Lazer e Desporto Bem Estar Económico Educação Sustentabilidade Ambiental TIC Habitação, Transportes e Acessibilidades Saúde IQV Emprego Satisfação de Residentes

Sugestões de Indicadores medir qualidade Sugestões de Indicadores Identificar: Redundâncias Lacunas em lógica de permuta!

Intervalo medir qualidade Using this PowerPoint break timer This PowerPoint slide uses images, custom animation, and timing to provide a countdown timer that you can use in any presentation. When you open the template, you’ll notice that the timer is set at 00:00. However, when you start the slide show, the timer will start at the correct time and count down by 1-minute intervals until it gets to 1 minute. At that point, it will count down in two 30-seconds intervals to 00:00. To insert this slide into your presentation Save this template as a presentation (.ppt file) on your computer. Open the presentation that will contain the timer. On the Slides tab, place your insertion point after the slide that will precede the timer. (Make sure you don't select a slide. Your insertion point should be between the slides.) On the Insert menu, click Slides from Files. In the Slide Finder dialog box, click the Find Presentation tab. Click Browse, locate and select the timer presentation, and then click Open. In the Slides from Files dialog box, select the timer slide. Select the Keep source formatting check box. If you do not select this check box, the copied slide will inherit the design of the slide that precedes it in the presentation. Click Insert. Click Close.

Valoração de Eixos medir qualidade 1. Distribuir 100 pontos pelos 6 eixos que integram o BRQ. Exemplo: Eixo 1..........................14 pontos Eixo 2..........................23 pontos .......... Eixo 6..........................9 pontos Total...................... .....100 pontos

Valoração de Eixos medir qualidade 2. Efectuar uma segunda valoração com recurso ao Método AHP (Analytic Hierarchy Process) Preencher parte superior da matriz, comparando os Eixos dois a dois. A leitura é feita por linhas. Os critérios de pontuação são: Ex: o Eixo A é muito mais importante que o Eixo B (5) e muito menos importante que o Eixo C (1/5). 9 – extremamente mais importante 7 – muitíssimo mais importante 5 – muito mais importante 3 – moderadamente mais importante 1 – Igualmente importante A B C 5 1/5 1/9

Valoração de Dimensões medir qualidade Valoração de Dimensões Distribuir 100 pontos pelas dimensões que integram cada eixo. Exemplo: Dimensão 1..........................28 pontos Dimensão 2..........................42 pontos Dimensão 3..........................30 pontos Total....................................100 pontos

Valoração de Dimensões medir qualidade Valoração de Dimensões No caso concreto das dimensões Infraestruturas de Suporte à Qualidade e Resultados Chave de Desempenho efectuar valoração com recurso ao Método AHP.

Valoração das Dimensões medir qualidade Valoração das Dimensões Preencher parte superior da matriz, comparando as dimensões duas a duas. A leitura é feita por linhas. Os critérios de pontuação são: Ex: a Dimensão A é muito mais importante que a Dimensão B (5) e muito menos importante que o Eixo C (1/5). 9 – extremamente mais importante 7 – muitíssimo mais importante 5 – muito mais importante 3 – moderadamente mais importante 1 – Igualmente importante A B C 5 1/5 1/9

Próximas etapas medir qualidade Até 31 de Dezembro, sugerir introduções/alterações à bateria de indicadores. A equipa consultora envia por mail, até 29 de Janeiro, a listagem final dos indicadores e a proposta de instrumentos de notação (inquéritos a realizar aos turistas, residentes e colaboradores). Reunião no dia 02 de Fevereiro, às 14h30, para validação e normalização e valoração dos indicadores que irão integrar o BRQ, validação e valoração do modelo de suporte ao IQV e validação dos instrumentos de notação para recolha dos indicadores de percepção.

Contactos medir qualidade Os contributos, questões ou outros assuntos relacionados com o projecto deverão ser canalizados através dos seguintes e-mails (enviar em simultâneo): João d’ Orey (Qual) Telemóvel: 917013503 E-mail: jorey@interacesso.pt Catarina Quinto (Qmetrics) Telefone: 213220420 E-mail: catarina.quinto@qmetrics.pt