Assim disse Albert Einstein –” 10% de Inspiração e 90% de Transpiração” Profª Regina Célia.

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Transcrição da apresentação:

Assim disse Albert Einstein –” 10% de Inspiração e 90% de Transpiração” Profª Regina Célia

INSS -Curso de Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia Oficial Acentuação gráfica Emprego das classes de palavras Emprego do sinal indicativo de crase Sintaxe da oração e do período Pontuação Concordância verbal e nominal Regência nominal e verbal Significação das palavras Redação de correspondências oficiais

Ortografia A palavra ortografia é formada pelos elementos gregos: ORTO correta Grafia escrita RESUMINDO :ortografia é o conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa,que determina a grafia correta das palavras. É importante compreender que a ortografia é fruto de uma convenção. “O emprego correto das letras e das consoantes para a formação de uma palavra regula-se fundamentalmente pela etimologia e por particularidades da história das palavras.”( Manual do Acordo Ortográfico)

Como escrever corretamente? A competência para grafar corretamente está ligada ao contato íntimo com as palavras, principalmente porque a relação entre fonemas e letras não é de correspondência exata. Observe: A letra X ou o dígrafo CH representam o mesmo fonema: Caixa Chapéu Dica:Só aprende a escrever adequadamente quem treina sistematicamente. Portanto, mãos à obra!

Praticando... Assinale a alternativa cujas palavras estejam corretamente grafadas: a) pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego b) abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço c) gorjeta, sargeta, picina, florescer, consiliar d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada e) hojeriza, xadrês, flexa, mecherico, excessão

Julgue o item quanto à correção gramatical e ortográfica. O sentido da expressão “mal das pernas” é característica da oralidade, seria prejudicado caso se substituísse “mal” por “mau”.

As palavras destacadas abaixo não se diferem somente quanto à pronúncia mais ou menos forte. “A gente se acostuma a coisas de mais ...não há muito o que fazer”.A frase em que a palavra destacada foi usada adequadamente à norma-padrão é a seguinte. Sua casa fica a muitos quilômetros daqui. Visitarei meu irmão daqui há dois dias. Passei no vestibular a cerca de dois anos. Há muitas crianças dediquei a minha vida. A dois dias cheguei da viagem ao Pará.

A frase que está completamente correta é: “Uma enxente no Rio de Janeiro deixou centenas da famílias desabrigadas.” “Vende-se sorvete de grozelha com leite condensado.” “As passajens para viajar para a Bahia estão caríssimas.” “A minha comida preferida é a holandesa.” “Não mecha nas minhas coisas! Você é muito enxerido.”

Considere estes grupos de palavras: Co-lé-gi-o; bra-si-le -i-ro;as-pe-ctos E-nig-ma;pror-ro-gar;Ca-ná-rio Due-lo;mi-ú-do;su-bli-nhar. In-con-tes-tá-vel;eu-ro-pei-a;i-guais A correta divisão silábica de todas as palavras pode ser observada: Apenas em II; Apenas em II e IV; Apenas em III e IV; Apenas em I e IV.

tráfico, mal-tratos, flagrante tráfego, maltratos, fragrante A Polícia Militar prendeu, nesta semana um homem de 37 anos, acusado de ...... de drogas e ...... à avó de 74 anos de idade. Ele foi preso em ..... com uma pequena quantidade de drogas no bairro Irapuá II, em Floriano, após várias denúncias de vizinhos. De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente tráfico, mal-tratos, flagrante tráfego, maltratos, fragrante tráfego, maus-trato, flagrante tráfico, maus-tratos, flagrante tráfico , mau-trato, fragrante

Praticando... Entre as frases que seguem , a única correta é: Ele se esqueceu de que? Era tão ruím aquele texto, que não deu para distribui-lo entre os presentes. Embora devessemos, não fomos excessivos nas críticas. O juíz nunca negou-se a atender às reivindicações dos funcionários. Não sei por que ele mereceria minha consideração.

As frases abaixo estão corretas ou incorretas quanto à acentuação? É o caso de se por em discussão se ele realmente crê na veracidade dos dados. Enquanto construimos esta ala, eles constroem a reservada aos aparelhos de rejuvenescimento.

As frases abaixo estão corretas ou incorretas quanto à acentuação? -Quando entrevisto candidatos, sempre os argúos de sua descrição quanto a assuntos profissionais, pois esse é um dos quesitos avaliados no processo de ascensão na empresa. - Ele é que mantem o arquivo em ordem, como se fosse uma sentinela sempre alerta.

Classes gramaticais e funções sintáticas

Substantivo Definição– NOME Seres – coisas – sensações- sentimentos Relação :Núcleo Artigo, adjetivo, numeral,pronome Função sintática – Núcleo de uma função sintática NOMINAL Variação : gênero, número e grau

Concreto / abstrato Ex.: A criança acredita em na beleza da vida. Comum / Próprio Ex.: O remédio foi indicado pelo doutor Pedro. Coletivo O professor acompanhava a turma no passeio para a pinacoteca.

Gênero Masculino / feminino O garoto e a garota se encontraram no shopping. Casos especiais : O bode e a cabra estavam no sítio. a alface, o dó... Mudança de sentido : O cabeça daquela casa é a mulher. Uniformes : epicenos (macho/fêmea), sobrecomuns (a vítima-homem/mulher) e Comuns de dois gêneros (o/a colega)

Número Singular/plural -acréscimo de “s” –vogal e ditongo oral Casa- casas , véu- véus -acréscimo de “es” – com palavras terminadas em “r” ou “z” Colher – colheres , giz – gizes -Troca do “l” por “is” em palavras terminadas por “al”, “el”, “ol”, “ul” Jornal – jornais, anel – anéis ...

Terminados em “il” : 1- oxítonos mudam para “is” –barril/barris 2- paroxítonos mudam para “eis” – réptil/repteis Terminados em “m” mudam para “ns” Nuvem/nuvens - Terminados em “S” (monossílabos ou oxítonos) acrescenta-se “es” Inglês / ingleses Terminados em “x” – invariáveis O tórax /os tórax Terminados em “ão”: 1- acréscimo de “s” – bênção/ bênçãos 2- mudam para “ões” – limão/limões 3- mudam para “ães” – sacristão / sacristães

Plural substantivos compostos 1º - os dois elementos no plural: se os dois forem variáveis –banana-nanica / bananas-nanicas, amor-perfeito/ amores-perfeitos, bom-dia/ bons-dias, terça-feira / terças-feiras 2º - se um dos elementos é invariável –só o outro vai para o plural – guarda-roupa/ guarda-roupas, sempre-viva/sempre-vivas Palavras que reproduzem sons –reco-reco/ reco-recos tique-taque/ tique-taques 3º - só o 1º elemento vai para o plural com palavras ligadas por preposição : pé-de-moleque/ Pés-de-moleque

4º- duas pluralizações - quando o segundo elemento indica finalidade ou semelhança do 1º -sofá-cama/sofás-cama/sofas-camas peixe-boi / peixes-boi/peixes-bois Banana-maçã /bananas-maçã/bananas-maçãs 5º - Verbo /advérbio não vão para o plural - pica-pau / pica-paus , abaixo-assinado/ abaixo-assinados Exceção: verbos iguais- corre-corre/ corres-corres ou corre-corres. pisca-pisca / piscas-piscas ou pisca-piscas, Verbos com significação oposta, ficam invariáveis o leva e traz / os leva e traz,    o ganha-perde / os ganha-perde 

Os substantivos compostos iniciados pelo verbo parar perderam o acento em virtude da Reforma Ortográfica: para-brisa, para-raio, para-choque, para-lama. O substantivo composto paraquedas e seus derivados  paraquedista e paraquedismo  perderam também o hífen

aumentativo/ diminutivo Grau aumentativo/ diminutivo aumentativo analítico(adj.) boca grande sintético(sufixo) bocarra Diminutivo analítico (adj.)livro pequeno sintético (sufixo)livrinho

Praticando... Assinale a frase em que o plural do substantivo composto está incorreto: Os brasileiros não são cucas-frescas, como se pensa. Esses são pontos-chave para evitar o nervosismo São coletes salvam-vidas contra os fatores de stress. Os chefes são geralmente todo-poderosos no serviço. As causas de sofrimento não são simples lugares-comuns.

Considerada a flexão, a frase que está em total concordância com o padrão culto escrito é: Os tabeliões reúnem-se sempre às quinta-feiras. Nos últimos botas-foras, houve grande confusão, pois a agência de turismo não reteu os que não possuíam ingresso. Na delegacia,não tinha ainda reavido os documentos que perdera, quando entrou o rapaz considerado a testemunha mais importante de famoso crime. Se não se conterem roubos de obras-primas, gerações futuras serão privadas de grandes realizações do espírito humano. Os lusos-africanos ostentam no braço fitinhas verde-amarela.

A palavra destacada que está empregada corretamente é: Diante de tantos abaixos-assinados, teve de acatar a solicitação. Considerando os incontestáveis contra- -argumento, reconheceu a falha do projeto. c. Ele é um dos mais antigos tabeliões deste cartório. d. Os guardas-costas do artista foram agressivos com os jornalistas. e. Os funcionários da manutenção já instalaram os corrimãos.

ARTIGO Definição– palavra que se antepõe ao substantivo para defini-lo ou indefini-lo e ao mesmo tempo indicar gênero(masc. /fem.) e o número (sing./pl.) Relação :satélite Função sintática – adjunto adnominal(sujeito ou do objeto) Variação : gênero, número Característica - O artigo transforma palavras de qualquer classe gramatical em substantivo. Exemplo: Ninguém sabe como será o amanhã.

Cuidado! Nem sempre (o,a,os,as,um,uma,uns,umas) são artigos, por isso não confunda com seus clones gramaticais. Um é numeral quando se antepõe a: só,somente, apenas,mesmo que venham subentendidas. O ser humano tem um (só) coração. Um é pronome indefinido quando se encontram em oposição a outro pronome indefinido. Uns têm muitos e outros têm pouco. Quando se pospõe (qualquer) é artigo indefinido. Gostaria de levar uma qualquer

O, A, OS, AS - PRONOMES OBLÍQUOS -quando substituírem o nome e vierem ligados anteposto ou posposto a um verbo. Eu a vi ontem em frente ao mercado. A, AS – PREPOSIÇÕES Quando tiverem função de ligar as palavras( =para) Entregue a Paulo meu bilhete. Deu às meninas o que mereciam. Lembre-se: O,a, os, as = artigo = adjto adnominal = pronome = objeto direto

Praticando... Preposição,artigo definido Artigo definido, preposição Os dois passaram a discutir a questão da verba disponível. Os termos destacados são, respectivamente: Preposição,artigo definido Artigo definido, preposição Pronome, artigo definido Preposição, pronome

Assinale a opção em que a partícula “o” sublinhada aparece com o mesmo emprego que se apresenta no seguinte trecho do texto:” A primeira é o que queremos dizer” Eles devem realizar logo o projeto do grupo. Responda-me: o que você tem com isso? Seu sucesso depende de o livro ser aceito. É preciso conhecer a rotina do laboratório. Este livro foi o que você indicou.

Partindo-se do princípio de que CRASE é o fenômeno resultante da fusão da preposição “a” e do artigo”a”, assinale a alternativa cujo termo sublinhado se classifica apenas como artigo, dai justificar a inexistência desse fenômeno A- “Todos os estudos feitos nos anos 1990(...) continuam a mostrar...” B- “...enquanto que 70 a 80 por cento das mulheres afirmam...” C- “A exemplo de seu ancestral, ele quer ficar sentado em uma pedra...” D- “...afirmam que a família é prioridade absoluta.”

ADJETIVO Definição –CARACTERIZADOR, MODIFICADOR DE SENTIDO Relação :satélite Função sintática – adjunto adnominal ou predicativo (sujeito ou do objeto) Variação : gênero, número, grau Importante: transformação de um substantivo em adjetivo. Seu jeito moleque atrai as mulheres mais novas.

LOCUÇÃO ADJETIVA Definição: grupo de palavras com valor de adjetivo. A maioria das locuções podem ser substituídas por adjetivos correspondentes. Homem sem coragem (medroso); amor com limites (limitado);comportamento próprio de criança (pueril/infantil); de prata( argênteo); relativo a chuva (pluvial) ; relativo a rio (fluvial)

Plural adjetivos compostos 1ª - varia-se apenas o último elemento, concordando com o termo de valor substantivo ao qual se refere, em gênero e número. As intervenções médico-cirúrgicas. Foram feitos acordos afro-brasileiro-lusitanos. 2ª - Se algum elemento do adjetivo for substantivo- fica invariável. Eram blusas verde-garrafa que ele queria. Estes cordões amarelo-ouro vão chamar atenção, ainda mais sobre os camisões marrom-café. 3ª -Sempre invariáveis : azul-marinho,azul-celeste, furta- -cor, ultravioleta, sem-terra,verde-musgo, cor-de-rosa, zero- -quilômetro

4ª -Exceção - Variam ambos os elementos: Surdo(a/s)-mudo(a/s) e pele(s)-vermelha(s) Criança surda-muda. Índios peles-vermelhas.  Grau do Adjetivo de superioridade: mais...que Comparativo de igualdade :tão...quanto de inferioridade: menos...que sintético: adj.+ sufixo absoluto analítico : muito + adj. Superlativo superioridade: o mais...de relativo inferioridade:o menos...de

Cuidado!!! A mudança de posição do adjetivo pode implicar mudança de sentido ou de classe gramatical. Ele é um pobre homem.(coitado-adjetivo) Ele é um homem pobre.(sem recursos-adjetivo) Um amigo médico me disse para vir aqui.(adjetivo) Já conheceu algum médico amigo? (subst.)

Praticando... Leia: O verde da bandeira brasileira representa nossas matas, nossa vegetação. O brasileiro não tem noção da importância dessa riqueza natural, por isso não defende nosso território. De acordo com o contexto, qual das palavras em destaque classifica-se como adjetivo? Verde Riqueza Brasileiro Brasileira

Assinale entre as alternativas abaixo aquela em que o termo destacado não exerce função de adjetivo. Um cego se aproximou e pediu uma esmola. Um homem cego pedia esmolas na rua. Ela é cega de nascença. A menina cega chorava a falta do pai. Ficou cego após um acidente e não podia ver as flores vermelhas.

O emprego de adjetivos pode expressar um julgamento que o autor do texto possui sobre determinado fato, ideia, pessoa etc. O adjetivo está assinalando claramente uma opinião ou juízo do autor no seguinte exemplo: “são estimulados a consumir de modo inconsequente”. “é chamado a participar do universo adulto”. “De pais e educadores a agentes do mercado global”. “os investidores publicitários destinados à categoria de produtos infantis”. “algo relacionado à esfera familiar”.

Numeral Definição – indica quantidade absoluta(cardinal), fracionária(fracionário),multiplicativa(multiplicativo) e ordem, sequencia, posição(ordinal), de coisas ou pessoas. *quando acompanha o substantivo – numeral adjetivo *quando substitui o substantivo – numeral substantivo Relação :satélite Função sintática – adjunto adnominal quando acompanha substantivo; quando substitui o substantivo tem função substantiva – pode ser núcleo do sujeito. Uma cerveja é pouco, duas é bom, três é ...bom demais! Variação : gênero e número

Observações importantes: Milhão,bilhão,trilhão, quatrilhão etc – são considerados tanto numeral como substantivos São sempre masculinos – Os dois milhões de mulheres do nosso país. O verbo pode concordar com eles(sing.) ou com o seu especificador(pl.) – Um milhão de reais foi gasto ou foram gastos

Veja o exercício da página vinte e um; Praticando... SPTRANS- O emprego do numeral está errado em: Veja o exercício da página vinte e um; Consulte o artigo segundo desse código; A cidade floresceu no século quinto; Vá comprar duzentas gramas de mortadela;

Advérbio; Pronome; Conjunção; Numeral; Preposição. FEC –Em “Ambas estão sendo empurradas...”, a palavra grifada pertence à seguinte classe gramatical: Advérbio; Pronome; Conjunção; Numeral; Preposição.

Vunesp – O emprego da palavra meio, como no trecho – “ Vunesp – O emprego da palavra meio, como no trecho – “... Em linhos de um meio-dia”.- repete-se, com o mesmo sentido, em: Ele encontrou na aspirina um meio de se livrar da dor de cabeça. O poeta tomou apenas meio comprimido de aspirina e sentiu-se aliviado. A indústria farmacêutica anda meio apurada com tanta demanda de remédios. Em meio à acirrada discussão , saiu do encontro com dor de cabeça. As pessoas ficam meio dependentes dos efeitos químicos da medicação.

PRONOME Definição – palavra que funciona como um nome, acompanhando-o ou substituindo-o *quando acompanha o substantivo – pronome adjetivo *quando substitui o substantivo – pronome substantivo Relação :satélite Função sintática – adjunto adnominal quando acompanha substantivo; quando substitui o substantivo tem função substantiva – pode ser núcleo do sujeito. Tu não sabias quem era aquela mulher a qual minha mãe certa vez me apresentara? Variação : gênero , número e pessoa

Classificação : pessoais(retos/oblíquos) , possessivos, interrogativos, demonstrativos, indefinidos, relativos e tratamento.

Funções sintáticas dos pronomes pessoais: Retos – sujeito ou predicativo Entregou a pesquisa para eu fazer. A professora sou eu. Eles viajaram ontem à noite Oblíquos – as demais funções sintáticas. *átonos – não vêm precedidos de preposição. *tônicos – vêm precedidos de preposição. Entregou-me a pesquisa. Entregue a pesquisa para ela. Tenho simpatia por ele. Disse-lhe toda a verdade.

Onde você estava , que não a vi? Uniformidade de tratamento Incorreto: Você pegou os teus livros? Entrega (tu) a sua bolsa! Onde você estava , que não te vi? Correto: Você pegou os seus livros? Entrega a tua bolsa! Onde você estava , que não a vi?

Eu amo ele É ERRADO!

CUIDADO!!! Ordem direta x ordem inversa Ex.: Não é fácil para mim aguentar seu estresse.(Aguentar seu estresse não é fácil para mim.) Atenção!!! A- Os pronomes “si” e “consigo” referem-se ao próprio sujeito (reflexivos) Ex.: Rodrigo falou de si aos professores. Ela levava consigo todos os seus pertences. Consigo dá ideia “de carregar” , por isso é incorreto dizer: “Espere-me que eu irei consigo.”

PRATICANDO ... “...nem por isso deixa de cultuar Delacroix... Cézanne admira a maestria plástica de Rubens... .. Já encontramos a chave do enigma cézanneano. A substituição dos elementos grifados nas frases acima pelos pronomes, com os necessários ajustes, terá como resultado, respectivamente: nem por isso deixa de cultuar-lhe/Cézanne a admira/já a encontramos; nem por isso deixa de cultuá-lo/Cézanne lhe admira/já lhe encontramos; nem por isso deixa de lhe cultuar/Cézanne a admira/já encontramos-na; nem por isso deixa de a cultuar/Cézanne lhe admira/já lhe encontramos; nem por isso deixa de cultuá-lo/Cézanne a admira/já a encontramos

A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente , com os necessários ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em: O tratamento que é dado aos temas = O tratamento que lhes é dado. Que circunscreve seus míticos personagens = que os circunscreve. Para começar a entender Guimarães Rosa = para começar a entendê-lo. Sua obra criou um âmbito próprio = sua obra criou-o. Guimarães Rosa mantém seu estilo próprio. Guimarães Rosa lhe mantém.

O que é colocação pronominal? É a posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo a que se referem. Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes) podem ocupar três posições em relação aos verbos. Jamais me abandonará! Abandonar-me-á!? Abandonou-me.

Próclise ocorre mediante os seguintes casos: 1- orações: exclamativa, interrogativa e optativa; Exemplos: Quantas frutas se estragaram hoje! Macacos me mordam! (Popeye) Deus nos proteja daquele maluco ! Deus te abençoe, meu filho!(optativa) 3 – “em” + verbo gerúndio. 

Frases interrogativas Por que te irritas ?

ADVÉRBIOS (hoje, aqui, sempre,talvez, muitos,etc) 2 – palavras atrativas Todos os pronomes Ex.:Algo nos emocionou naquela festa. Esse garoto se deu mal. Atenção: Pronomes pessoais reto e de tratamento são palavras atrativas ou não! Eu te amo. / Eu amo-te. Eu lhe obedeço . / Eu obedeço-lhe. ADVÉRBIOS (hoje, aqui, sempre,talvez, muitos,etc) É perceptível que hoje se discute mais sobre política no país. PALAVRAS ATRATIVAS ISOLADAS POR VÍRGULAS DEIXAM DE SER ATRATIVAS.

Conjunções subordinativas (quando,se, já que, porque, embora, enquanto, como, à medida que etc) À medida que se estuda, aprende-se mais. 3-Preposição “EM” + Gerúndio Em se tratando de corrupção, o Brasil tem experiência.

Dar-te-ei meu amor quando quiseres. Mesóclise: Com verbos no futuro do presente. Dar-te-ei meu amor quando quiseres. Com verbos no futuro do pretérito. Dar-te-ia minha paixão, se não fosses arrogante. Observações importantes: Caso haja palavra atrativa usaremos a próclise. Não te darei meu amor Com verbos no futuro e no particípio jamais haverá ênclise. Tenho “dito-lhe”

Justificou-nos a sua ausência à reunião. Ênclise Em frases iniciadas por verbo. Justificou-nos a sua ausência à reunião. Quando o verbo estiver no infinitivo. Quero convidar-te para o meu aniversário.

Pronome possessivo Ex.: Meu carro quebrou. São aqueles que indicam a posse de algo, estabelecendo uma relação entre o possuidor e a coisa possuída.Concorda em pessoa com o possuidor e em gênero e número com a coisa possuída. Ex.: Meu carro quebrou.

ATENÇÃO!!! Antes de nomes que indicam partes do corpo, peças de vestuário e faculdades de espírito, não usamos o pronome possessivo.   Quebrei o braço. ( e não : “Quebrei o meu braço.”)  Pedro sujou a calça. ( e não: “Pedro sujou a calça dele”.)  Perdi os sentidos. ( e não : “Perdi os meus sentidos.”)

CUIDADO COM A AMBIGUIDADE!!! A utilização do possessivo de terceira pessoa (seu, sua, seus, suas) caracteriza uma dúvida quanto ao possuidor: João foi à casa de José e encontrou sua noiva Ele disse que seu automóvel é confortável

PRONOMES DEMONSTRATIVOS- Indicam , no espaço ou no tempo, a posição de um ser em relação às pessoas do discurso. VARIÁVEIS INVARIÁVEIS Este, esta, estes, estas. Isto Esse, essa, esses, essas. Isso Aquele, aquela, aqueles, aquelas. Aquilo

Este(a) (s) /isto - Aqui Esse(a)(s) /isto - Aí EMPREGO DOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS A- POSIÇÃO NO ESPAÇO: Este(a)(s),isto – perto de quem fala. Esse(a)(s),isso – perto de quem ouve. Aquele(a)(s),aquilo – longe do falante e do ouvinte Este(a) (s) /isto - Aqui Esse(a)(s) /isto - Aí Aquele(a)(s)/aquilo - Lá

B- Posição no tempo Esta(e)(s) ,isto se referem ao presente, ao ato da fala. Este ano eu passo no concurso. Esse(a)(s) ,isso se referem a um passado próximo ao ato da fala. Essa noite foi memorável. também podem indicar futuro próximos ao ato da fala. Depois da reunião, sei que esses dias serão diferentes.

Aquele antigo documento que o imperador tinha imprimido foi perdido. Aquele(a)(s)Aquilo- indicam um passado vago ou remoto. Aquele antigo documento que o imperador tinha imprimido foi perdido. Foi em 1500, naquele ano, o Brasil surgiu. Naquele dia, no Seu dia, Deus fará justiça.

C- Contexto Exofórico – “fora do texto” Referênciação Dêixis – “apontar para” – Dêiticos- palavras que apontam para coisas fora do texto.(paralelo ao texto) EX.: “Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá As aves que aqui gorjeiam Não gorjeiam como lá... (Gonçalves Dias) “ – Aqui está muito frio.”

Chamá-lo de burro foi demais. João era um jumento! (valor catafórico) Contexto Endofórico – “dentro do texto” Aquele aluno passou na prova? Mas ele nem estudou... (Valor anafórico) Chamá-lo de burro foi demais. João era um jumento! (valor catafórico)

D- Este X Aquele –em caráter de oposição A realidade social evidencia um abismo entre ricos e pobres: aqueles repletos de oportunidades que são negadas a estes. Atenção Se houver numa enumeração mais de dois seres, os termos intermediários NÃO PODEM ser retomados com pronomes : a essa tarefa prestam os numerais ordinais. Ex.: João, José e Pedro são bons alunos. Este prefere biologia; aquele,química; o segundo, física. Se houver mais termos na enumeração outros numerais podem ser usados (o terceiro, o quarto etc)

Praticando... A diplomacia é exatamente isto: a arte de usar sinais e palavras para manifestar agrados e desagrados, defender interesses e estabelecer limites, construir respeito e negociar parcerias. O pronome destacado no trecho acima exerce a função: Anáfora Dêitica Epanafórica Catafórica díctica

“ As drogas medicinais ou ‘drogas da virtude’, prescritas pelos físicos, odontólogos e médicos homeopatas ou alopatas eram manipuladas por boticários, que importavam remédios europeus e usavam produtos nativos em sua formulação.” No texto há um conjunto de elementos que se prendem a termos anteriores a fim de produzir coesão(ligações formais e semânticas) entre esses elementos. A indicação INCORRETA de um desses termos é: o pronome possessivo sua tem como referente “remédios europeus” O particípio prescritas refere-se às duas espécies de drogas mencionadas antes. O conectivo por une a forma verbal eram manipuladas a seu agente. A forma verbal usavam repete o mesmo sujeito de importavam. O pronome relativo que refere-se a boticários.

Em “Mesmo assim, muitos duvidam que essa falência seja real Em “Mesmo assim, muitos duvidam que essa falência seja real. Essas pessoas costumam achar que aconteceu algum acidente e que agora o dever é restaurar a ordem antiga...” , o demonstrativo ESSAS remete ao substantivo que será definido posteriormente, pois não há menção anterior alguma que o pronome possa retomar?

Um conjunto recente de pesquisa na área da neurociência sugere uma reflexão acerca dos efeitos devastadores do computador sobre a tradição da escrita em papel. Por meio da observação do cérebro de crianças e adultos, verificou-se de forma bastante clara que a escrita de próprio punho provoca, na região dedicada ao processamento das informações armazenadas na memória, uma atividade significativamente mais intensa do que a da digitação, o que tem conexão direta com a elaboração e a expressão de ideias.(...) “...o que tem conexão direta com a elaboração e a expressão de ideias. No contexto, o pronome grifado substitui, especificamente: Um conjunto recente de pesquisas na área da neurociência. Uma reflexão acerca dos efeitos devastadores do computador. A tradição da escrita em papel A observação do cérebro de crianças e adultos; A escrita de próprio punho provoca(...) uma atividade(...)digitação

Leia as frases abaixo. I - Convém que entregue o relatório o mais rápido possível. (me) II - Amanhã, anunciarei as novas rotinas do setor. (lhes) III - Sentindo ofendido, retirou do plenário. (se) IV - Quem informará as suas novas designações? (lhe) A exigência da próclise ocorre APENAS nas frases a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV.

Assinale a frase com erro de colocação pronominal: a) Tudo me era completamente indiferente. b) Ela não me deixou concluir a frase. c) Este casamento não deve realizar-se. d) Ninguém havia lembrado-me de fazer as reservas.

PRONOMES RELATIVOS

Que - Relativo universal (pessoas ou coisas). Ex.: O livro que nós lemos é excelente. QUEM -Usa-se o pronome quem com referência a pessoas. * VEM SEMPRE PREPOSICIONADO O homem a quem mais admiro é meu pai. Se o pronome quem não tiver antecedente, é classificado como pronome indefinido: Quem tudo quer nada tem. O pronome onde só deve ser usado para indicar lugar: Passeava por ruas onde havia poucos transeuntes.

CUJO/CUJA/CUJOS/CUJAS O pronome cujo exprime posse, por isso deve concordar com a coisa possuída e não admite a posposição do artigo: * Aquele é o homem cujas filhas são médicas. *Aquele é o homem cujos bens foram confiscados.

Ex.: A cidade onde moro é linda. = em que, na qual Equivalente a em que ou a no qual (na qual, nos quais, nas quais), o pronome onde vem se transformando rapidamente num relativo universal, sobretudo na fala. Seu uso, no entanto, segundo o padrão culto, deve restringir-se à referência a locais. Ex.: A cidade onde moro é linda. = em que, na qual

Observem: Esse acontecimento ocorreu no ano de 1999, onde todos tinham medo da chegada do novo milênio.(incorreta) "Esse acontecimento ocorreu no ano de 1999, quando todos tinham medo da chegada do novo milênio“(correta)

Observem as frases abaixo: “Editou-se uma lei em que acreditamos, com que simpatizamos e por que lutamos”. b) “Fazer da aplicação da lei a arte de distribuir justiça é o ideal a que aspiramos, com que simpatizamos e em que nos comprazemos”. Importante!!! Para o pronome relativo vir preposicionado vai depender  do verbo que está sendo completado pelo pronome(se o verbo exigir alguma preposição, coloca-se esta antes do relativo).

Praticando... O restaurante Reis, ... O poeta era assíduo frequentador, ficava no velho centro do Rio. Preenche corretamente a lacuna da frase acima: O qual no qual em que de cujo de que

Assinale a frase em que se verifica uma transgressão ao registro culto e formal da língua no que se refere ao emprego do pronome relativo. a) O resultado a que chegaram confirmou sua intuição. b) Os colegas de trabalho com quem não simpatizava foram excluídos do processo. c) Recebi o relatório de um gerente de cujo nome não me recordo. d) São várias as reivindicações por que estão lutando os trabalhadores. e) O funcionário o qual me referi não tem nenhuma dose de carisma.

As mulheres, _____ olhos as lágrimas caiam, assistiam a uma cena ____ não gostavam”. a) cujos – que b) em cujos – que c) de cujos – de que d) cujos – de que e) de cujos – que

Verbo - vem do latim verbum, que significa palavra. “O verbo é uma palavra variável que exprime um processo. Ao indicar um fato situado no tempo,o verbo pode exprimir ação, estado,mudança de estado ou fenômeno natural. Exemplos: Ação – O grupo auxilia pessoas carentes. Estado –Ela parece pensativa. Mudança de estado –Mariana ficou triste. Fenômeno da natureza - Chove muito durante o verão

Flexões : * Número - singular / plural *Pessoa - 1ª : a que fala, o emissor. (eu e nós) - 2ª :com quem se fala ou a quem se destina a mensagem, o receptor. (tu e vós) - 3ª : de quem ou do que se fala. (ele, ela, eles, elas). * Conjugações : 1ª “-ar” ; 2ª “-er”; 3ª “-ir” * Tempo ( Presente, pretérito e futuro) * Modo : (Indicativo, Subjuntivo e Imperativo) * Vozes : ativa , passiva e reflexiva

Modo indicativo : certeza, afirmação, convicção. Fato anterior a outro no passado Não concluído/ duração / simultaneidade ao momento da fala, mas certo de ocorrer Fato posterior Posterior ao pret./ passado em relação ao presente -hipótese momento da fala/ Fato habitual/ Fato atemporal Fato concluído Pret. + Pret. Pret. futuro Presente futuro q.perf. perf. imp. pret. pres. Cantava Escrevia partia Cantarei Escreverei partirei Cantara Escrevera Partira Cantaria Escreveria partiria Canto Escrevo Parto Cantei Escrevi parti Modo indicativo : certeza, afirmação, convicção. Nossa! Como você canta bem!

Dúvida,suposição,incerteza, possibilidade Modo Subjuntivo Dúvida,suposição,incerteza, possibilidade Presente Talvez o professor ensine e eu aprenda. Pretérito Imperfeito Se o professor ensinasse, eu aprenderia Futuro Quando o professor ensinar eu aprenderei.

Ordem, pedido,sugestão,súplica Modo Imperativo Ordem, pedido,sugestão,súplica Imperativo afirmativo Estuda (tu) ... Ensine (você)... Negativo Não estudes (tu) Não ensine (você)

Como montar o verbo no modo imperativo afirmativo e negativo?

Resumindo... Imperativo Negativo : Não + Presente do Subjuntivo Imperativo Afirmativo: 1º TU/VÓS –presente indicativo sem “s” 2º O resto – presente do subjuntivo tu cantas canta (tu) vós cantais cantai (vós)

Formas nominais Forma adverbial Infinitivo impessoal pessoal Pisar a grama é proibido. Era para eu cantar. Particípio Ana é uma mulher marcada pela sorte. Gerúndio Simples O garoto veio em minha direção correndo Composto Tendo terminado toda a pesquisa, resolvi descansar

Verbos que devem ser estudados: TER ( manter, deter, entreter,reter,obter,conter...) VER (prever, antever, entrever, rever ...) VIR (advir, convir = conveniente, intervir, provir) PÔR (apor = pôr junto/sobre, depor = destituir, dispor, propor) HAVER (primitivo de reaver) SER/IR (são anômalos)

Vozes verbais Se a ação é praticada por um sujeito agente : Voz ativa. A mãe penteou o menino. Se a ação é sofrida pelo sujeito paciente: Voz passiva. O menino foi penteado pela mãe.(passiva analítica) Penteou-se o menino. (passiva sintética) Para que haja transposição de voz ativa para passiva é necessário a presença de verbo transitivo direto ou transitivo direto indireto.

Se o sujeito ao mesmo tempo pratica e sofre a ação : Voz reflexiva. O menino penteou-se. Agora observem a frase abaixo: Os estudantes se machucaram na passeata de ontem. Aqui ocorre uma voz reflexiva recíproca e também uma ambiguidade. Corrigindo a ambiguidade: Os estudantes se machucaram a si mesmos na passeata de ontem. (reflexiva) Os estudantes se machucaram uns aos outros na passeata de ontem. (recíproca)

- A variação temporal é indicada pelo verbo auxiliar (SER), pois o particípio é invariável. Observe a transformação das frases seguintes: a) Ele fez o trabalho. (pretérito perfeito do indicativo) O trabalho foi feito por ele. (pretérito perfeito do indicativo) b) Ele faz o trabalho. (presente do indicativo) O trabalho é feito por ele. (presente do indicativo) c) Ele fará o trabalho. (futuro do presente) O trabalho será feito por ele. (futuro do presente)

Importante!!! Na transposição da voz ativa para a passiva analítica conte os verbos : Ativa 1 verbo = passiva 2 verbos Ativa 2 verbos = passiva 3 verbos Inverter os termos sujeito e objeto Ana comprou uma bolsa. = A bolsa foi comprada por Ana. Carlos havia escalado uma montanha. = Uma montanha havia sido escalada por Carlos

correlação verbal

A Correlação entre Tempos e Modos Verbais se dá através da ligação semântica entre os verbos de um período composto por subordinação do modo que haja uma harmonia de sentido na frase em que os verbos se encontram.

Seu eu dormisse durante as aulas, jamais aprenderia a lição. Vejamos este exemplo: Se eu dormisse durante as aulas, jamais aprenderei a lição. Seu eu dormisse durante as aulas, jamais aprenderia a lição.

Se eu fizesse atividades físicas, não estaria tão obesa. Quando você fizer silêncio, dormirei .

NÃO CONFUNDIR VERBO VIR VERBO VER VENHO VEJO VENS VÊS VEM VÊ   VENHO VEJO VENS VÊS VEM VÊ VIMOS VEMOS VINDES VEDES VÊM VEEM

PRATICANDO ... Está correto o emprego da forma verbal sublinhada na  a) Ser jovem já não constitue vantagem, na luta por um emprego.  b) Se o empregador não opor obstáculo ao jovem, este poderá ganhar experiência.  c) As experiências que os pais reteram serão contestadas pelos filhos.  d) A exigência de experiência anterior obstrui o caminho de muitos jovens.  e) Quando se desfazerem de seus preconceitos, os empresários contratarão os jovens. 

0 verbo indicado entre parênteses adotará obrigatoriamente uma forma do plural ao se flexionar na seguinte frase:  a) É irrisório o que nas empresas se (oferecer) aos jovens estagiários.  b) Os terrenos novos nos quais (dever) se aventurar o jovem de hoje são seu grande desafio.  c) Se não (haver) outras razões, a juventude e o entusiasmo deveriam bastar para se valorizar o jovem.  d) Como não se (valorizar), num jovem, as qualidades naturais da mocidade, ele sai prejudicado.  e) Quanto aos adolescentes, nenhuma época lhes (parecer) tão injusta quanto a nossa.

Está correta a articulação entre os tempos verbais na  a) Seria preferível que os empregadores deem mais atenção aos jovens.  b) Para que sua liberdade venha a ser afirmada, os jovens terão de experimentar novos caminhos.  c) À medida que se vão confrontando com os valores dos pais, os filhos tinham sentido a necessidade de afirmar os seus próprios.  d) Espera-se que a futura geração não vá enfrentar as mesmas dificuldades que se imporiam à geração passada.  e) Talvez nunca se tenha desprestigiado tanto a sabedoria dos ancestrais quanto viesse a ocorrer a em nossa época. 

Tem sido enxergado b) será enxergado Transpondo-se para a voz ativa a frase Seu corpo nunca fora tocado por um homem, a forma verbal resultante será  a) tinha sido tocado.  b) teriam tocado.  c) tocaria.  d) teria sido tocado.  e) tocara.  Transpondo-se para a voz passiva a frase “As pessoas nem sempre enxergam o seu bem”, a forma verbal decorrente será: Tem sido enxergado b) será enxergado c) Foi enxergado d) são enxergadas e) É enxergado

“. que pouco conhecia sobre ciência” “...que pouco conhecia sobre ciência”. O verbo flexionado nos mesmos tempos e modo que o da frase acima está em: ... embora uma corrente de autores continuem... ... escritores do século XIX elogiaram as realizações de Leonardo... Os relatos do século XIX sobre Leonardo enfatizavam o fato... Pelo contrário, se ele não realizou coisa alguma... O poderoso mito de Leonardo alcança esse patamar.

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirma que os ganhos da produtividade na pecuária poderiam liberar terras suficientes para dobrar a área plantada com alimentos. O emprego da forma verbal grifada acima indica, considerando-se o contexto, a) certeza que consolida a afirmativa feita. b) ação habitual e repetitiva, em relação à pecuária. c) fato histórico, constante no tempo. d) realidade a ser confirmada num futuro imediato. e) hipótese, a partir de certa condição implícita.

Advérbios

ADVÉRBIO Definição – modificador ou ampliador de sentido de certos vocábulos ou estruturas e, nessa relação, pode indicar algumas circunstâncias(valores semânticos), como afirmação, acréscimo, negação, modo, lugar, tempo, dúvida, intensidade, causa, concessão, conformidade, finalidade, condição, meio, instrumento, assunto, companhia etc Relação :satélite (verbo, adjetivo ou locução adjetiva e do próprio advérbio) Função sintática – adjunto adverbial Invariável (não se flexiona nem em gênero nem em número). Só varia em grau por meio de derivação.

Variação em grau: 1- Comparativo Igualdade – Aquela menina escreve tão depressa quanto/como eu. Superioridade – Aquela menina escreve mais depressa (do) que eu. Inferioridade – Aquela menina escreve menos depressa (do) que eu. Cuidado!!! Os advérbios bem e mal, no grau comparativo de superioridade, ficam melhor e pior. Aquela menina escreve melhor /pior do que eu. 2- Superlativo absoluto sintético –(suf. –íssimo/issimamente)Ele é muitíssimo estudioso.Ele saiu apressadissimamente. analítico –(adv.int.+adv.) Eu fui muito bem na prova.

ADJUNTO ADVERBIAL

LOCUÇÕES ADVERBIAIS Às claras, às cegas. À direita, à esquerda . São duas ou mais palavras que equivalem a um advérbio. Exemplos: Às claras, às cegas. À direita, à esquerda . De repente, a prazo, etc

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

Praticando... Os advérbios em “mente” das alternativas abaixo, designam a mesma circunstância, exceto em: a) Os soldados combateram estoicamente até a morte. b) Os fiscais sugeriram ironicamente que os candidatos fossem submetidos a um outro exame. c) Possivelmente haverá uma nova oportunidade. d) No momento da discussão, alguns convidados saíram sutilmente sem se despedirem.

(UFC) A opção em que há um advérbio exprimindo circunstância de tempo é: A)  Possivelmente viajarei para São Paulo. B)  Maria tinha aproximadamente 15 anos. C)  As tarefas foram executadas concomitantemente. D)  Os resultados chegaram demasiadamente atrasados.

PREPOSIÇÃO Definição – palavra invariável que funciona como conector(ou conectivo, ligando palavras entre si, palavras a orações ou orações entre si. Relação :conectivo subordinativo( subordina um termo a outro) Função sintática : nunca exerce função sintática, mas participa no sistema de transitividade, introduzindo complementos (verbais ou nominais) Devemos visar a cargos públicos que pagam bem. Tenho simpatia por pessoas honestas. Variação : Invariável

Valores semânticos / relações de sentido de: Posse: Estes objetos escolares são de Pedro. Causa: Os atingidos pelo terremoto estão morrendo de fome. Matéria: Os objetos feitos com porcelana encontram-se expostos ao evento. Assunto: Os jornais noticiaram sobre a violência que assola a sociedade. Companhia: Irei com meus amigos à festa. Finalidade: Viajaremos nas férias para nos divertirmos. Instrumento: O garoto feriu-se com o objeto cortante. Lugar: A universidade que pretendo ingressar-me fica em Brasília.

Origem: Os visitantes vinham do Maranhão Origem: Os visitantes vinham do Maranhão. Tempo: A trajetória percorrida foi de trinta minutos. Meio: A comunicação feita pela Internet é muito dinâmica. Conformidade: Realizei a pesquisa conforme as fontes bibliográficas indicadas. Modo: Recebemos as visitas com imensa alegria. Oposição: Somos contra as ideias daquele professor.

Já por outro lado, existem muitos casos em que a função semântica da preposição se dilui consideravelmente. Veja alguns exemplos em que a preposição sofreu esvaziamento da função semântica. Acabo de comprar um livro. Simpatizei com o método daquela professora. Ele está para chegar.

: A(S) ARTIGO PREPOSIÇÃO "A" AQUELE(S) AQUELA(S) AQUILO PRONOMES DEMONSTRATIVOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS A DEFININDO : Crase é a fusão de vogais idênticas. Ao contrário do que se pode imaginar, a crase não é acento, e sim superposição/junção de a (artigo) + a (preposição). O acento grave ( ` ) é quem marca esta crase (mistura/junção).

Curiosidades: Das 7h as 19h ou Das 7h às 19h? Entre as 9h e 18h ou entre às 9h e 18h? Após as 20h ou após às 20h? # Mediante o uso de determinadas preposições, como é o caso das representadas por “para”, “desde”, “após” e “entre”, o uso da crase se torna dispensável. CUIDADO!!! A existência de uma preposição exclui automaticamente a outra. Não se admite duas preposições no mesmo lugar.

Curiosidades: Sinal de adverbiação (não é crase) É usado para evitar ambiguidade: Exemplo: Hoje ele comeu a italiana.??? Hoje ele comeu à italiana.(=à moda italiana) Mudança de sentido: Cheirar a gasolina. (inalar) Cheirar à gasolina. (exalar) Ele trabalha de duas a oito horas.(entre 2 e 8h.) Ele trabalha das duas às oito horas. (durante 6 horas)

As tarefas às quais me refiro são fáceis. (referir-se a algo) Diante dos pronomes relativos a qual, as quais, quando o verbo da oração subordinada adjetiva exigir a preposição a, ocorre crase. Exs.: A cena à qual assisti foi chocante. (assistir a algo) As tarefas às quais me refiro são fáceis. (referir-se a algo)

Praticando. A passagem “ Praticando... A passagem “..., em contraposição a tentações apressadas de recorrer à censura” contém o elemento gramatical a, que  a) define quais são as tentações, porque é um artigo.  b) não define quais são as tentações, porque é artigo.  c) define quais são as tentações, porque é uma preposição.  d) não define quais são as tentações, porque é artigo indefinido.  e) não define quais são as tentações, porque é preposição.

A palavra para (... meios para convencer o Irã...) é uma:  a) preposição derivada da regência verbal da palavra meios .  b) conjunção que liga uma oração coordenada a uma subordinada.  c) preposição que liga meios  a um verbo intransitivo.  d) preposição derivada da regência nominal da palavra meios .  e) preposição que liga meios  a um verbo.

No período “ “A esposa começou a chorar assim que a juíza a interrogou”, há quatro ocorrências da palavra A, que se classifica, respectivamente, como: A. artigo, pronome, preposição, pronome; B. artigo, preposição, artigo, pronome; C. pronome, artigo, pronome, artigo; D. artigo, pronome, preposição, artigo; E. artigo, preposição, pronome, artigo.

A parcela da população mundial que ascendeu A parcela da população mundial que ascendeu ...... classe média nos últimos vinte anos passou ...... consumir mais, ...... um ritmo acelerado, o que põe em risco a sustentabilidade do planeta.  As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:  A- à - a - a B- à - à - a C- à - a - à D- a - a - à E- a - a - a

CONJUNÇÃO Definição– é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. Relação : conectar partes do texto: vocábulos,orações, períodos... Função sintática – não exerce função sintática, mas participa de construções coordenadas e subordinadas. Variação : Invariável CLASSIFICAÇÃO : coordenativas (ligam orações independentes) e subordinativas ( ligam orações dependentes)

Conjunções Coordenativas x Conjunções subordinativas Observem: Um temporal está chegando, portanto fique atento! Nunca desista da vida, embora ela esteja difícil. Um temporal está chegando – fique atento! Agora: Nunca desista da vida, ela esteja difícil.*( ficaria estranha)

Orações Coordenadas : sindéticas e assindéticas Orações Coordenadas : sindéticas e assindéticas. - Sindéticas: são orações coordenadas introduzidas por conjunção. Deve ter chovido à noite, pois o chão está molhado. - Assindéticas: são as orações coordenadas que não são introduzidas por conjunção(são justapostas). Tudo passa, tudo corre: é a lei.

Conjunções Coordenativas Ligam orações de sentido completo e independente ou termos da oração que têm a mesma função gramatical. Subdividem-se em: 1) Aditivas: expressam ideia de acrescentamento ou adição.  e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda. Ela não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório.

Outros exemplos – Aditivas Dezenove sem-terra morreram no local, e dois, a caminho do hospital. Eu não tinha estes olhos sem brilho nem tinha pensamentos amargos. Tanto leciona quanto advoga.

2) Adversativas: expressam ideia de contraste ou compensação:mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante,só que,senão(=mas sim). Tentei chegar mais cedo, porém não consegui. Os economistas ficaram empolgados com o mercado atual, mas isso demorou pouco. O conhecimento enfuna, todavia é uma necessidade. O homem enriqueceu muito; continuou a defender as classes mais desfavorecidas, não obstante.

A mulher ora o agradava, ora o ofendia. 3-Alternativas: expressam ideia de alternância, exclusão. A mulher ora o agradava, ora o ofendia. Quer chovesse, quer fizesse sol, tinha que sair. Você vai ou não?

4) Conclusivas:  expressam ideia de conclusão ou consequência: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim. Você cumpriu sua palavra; terá ,pois, sua recompensa. Ele te protege;sê-lhe grato,pois. Vocês são especiais em minha vida, por isso não vivo sem vocês. Ele estuda todo dia, logo resolverá facilmente as questões. Não me sinto preparado ainda, prestarei concurso só no próximo ano, portanto.

Coma a sopa toda , pois está muito boa.(= porque 5- Explicativas: ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto. Coma a sopa toda , pois está muito boa.(= porque A necessidade de empregos é um fato, pois o índice aumenta a cada dia. Amai, porque amor é tudo. A criança devia estar doente, porquanto chorava muito.

subordinadas substantivas Subjetiva Objetiva indireta Objetiva direta Completiva nominal Apositiva Predicativa

Tipos de Orações Subordinadas Substantivas: As orações subordinadas substantivas exercem função sintática própria do substantivo. São geralmente introduzidas por conjunções integrantes, como que e se. Tipos de Orações Subordinadas Substantivas: 1- Oração Subordinada Substantiva Subjetiva(Consta que você já pagou o boleto./ Anunciou-se ontem que o preço do arroz aumentará.); 2- Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta(Dizem que ele desistiu do processo contra o patrão.); 3- Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta (Ninguém discorda (de) que proteger a floresta é importante.); 4- Oração Subordinada Substantiva Predicativa(Nosso maior medo era que chovesse.); 5- Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal(Carlos estava convicto de que ele era culpado); 6- Oração Subordinada Substantiva Apositiva(Só te pedi um favor: que me apoiasse).

subordinadas adjetivas RESTITIVAS = S/ VÍRGULAS EXPLICATIVAS= C/ VÍRGULAS

DESEJAMOS UMA PAZ DURADOURA (PERÍODO SIMPLES) ADJUNTO ADNOMINAL As orações subordinadas adjetivas exercem a função de adjunto adnominal de algum termo da oração principal. Observe como podemos transformar um adjunto adnominal numa oração subordinada adjetiva. DESEJAMOS UMA PAZ DURADOURA (PERÍODO SIMPLES) ADJUNTO ADNOMINAL DESEJAMOS UMA PAZ QUE DURE(PERÍODO COMPOSTO) ORAÇÃO PRINCIPAL ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA

O público aplaudiu o cantor que ganhou em 1º lugar. RESTRITIVAS: restringem ou especificam o sentido da palavra a que se referem. O público aplaudiu o cantor que ganhou em 1º lugar. EXPLICATIVAS: apenas acrescentam uma qualidade à palavra a que se referem, esclarecendo um pouco mais o sentido, mas sem restringi-lo ou especificá-lo.Na leitura, há uma pausa entre o pronome relativo e o seu antecedente . Essa pausa é representada, na escrita, por uma vírgula. Esse escritor , que mora na Bahia, lançou um novo livro.

Exemplos Os balões que subiam eram aplaudidos. Restritiva - Alguns balões não subiam. (só os que subiam eram aplaudidos) Os balões, que subiam, eram aplaudidos. Explicativa - Todos os balões subiam. ( todos eram aplaudidos)

Quando Edward Said morreu, em setembro de 2003, após batalhar por uma década contra a leucemia, era provavelmente o intelectual mais conhecido do mundo. Orientalismo, seu controvertido relato da apropriação do Oriente pela literatura e pelo pensamento europeu moderno, gerou uma subdisciplina acadêmica por conta própria: um quarto de século após sua publicação, a obra continua a provocar irritação, veneração e imitação. Mesmo que seu autor não tivesse feito mais nada, restringindo-se a lecionar na Universidade Columbia, em Nova York − onde trabalhou de 1963 até sua morte −, ele ainda teria sido um dos acadêmicos mais influentes do final do século XX. Mas ele não viveu confinado. Desde 1967, cada vez com mais paixão e ímpeto, Edward Said tornou-se também um comentarista eloquente e onipresente da crise do Oriente Médio e defensor da causa dos palestinos. Mas ele não viveu confinado. (início do segundo parágrafo) A noção adversativa da palavra em destaque articula a frase acima ao segmento:   A)... teria sido um dos acadêmicos mais influentes do final do século XX. b) ... a obra continua a provocar irritação, veneração e imitação. c) Mesmo que seu autor não tivesse feito mais nada, restringindo-se a lecionar na Universidade de Colúmbia ... d) ... seu controvertido relato da apropriação do Oriente pela literatura ... e) Quando Edward Said morreu, em setembro de 2003, [...] era provavelmente o intelectual mais conhecido do mundo.

FAB- Relacione as colunas de acordo com o valor semântico das conjunções coordenativas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) O político não agiu com lealdade;perdeu, pois, na disputa para a reeleição. ( ) Não solte balões, que pode causar incêndio. ( )Choveu vários dias sem parar, por conseguinte houve enchente no sul. ( ) Ele foi eleito, não obstante suas loucuras não tinham o apoio da população. Ideia de conclusão (3) ideia de adversidade Ideia de explicação A – 2,1,1,3 B- 3,2,1,1 C- 1,2,1,3 D- 1,1,2,3