USP - Universidade de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
Advertisements

Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais.
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
DISCIPLINA CIËNCIAS CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS
Métodos contraceptivos
TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL – T.R.H.
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
Métodos contraceptivos
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
PÂNCREAS E GÔNADAS.
CICLOS REPRODUTIVOS FEMININO
Colégio INEDI Biologia
CICLO MENSTRUAL HORMÔNIOS
PUBERDADE  FSH  LH o aumento na produção de FSH gera o Crescimento dos ovários e secreção de Estrogênio (8-12 anos) Com o aumento do LH pode ocorrer.
Planejamento familiar
Sistema Reprodutor Feminino
Métodos contraceptivos
MÉTODO DE OVULAÇÃO BILLINGS (MOB) ROTEIRO: IRMÃ MARTA BERING*
Glândula Ovariana e hormônios femininos
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Métodos Contraceptivos Naturais (ou de abstinência periódica)
Métodos contraceptivos
Sistema Reprodutor.
QUINZENA DA MULHER DE 7 A 19 DE MARÇO VISITE-NOS TAMBÉM NO NOSSO SITE:
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
CAPÍTULO 10 SISTEMA REPRODUTIVO FEMININO,
Ciências Naturais 9ºAno
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Métodos anticoncepcionais
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
PUBERDADE Processo biológico do amadurecimento sexual humano que possibilita a reprodução.
CICLO MENSTRUAL.
Infertilidade feminina
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
O que é gametogênese?.
Aparelho Reprodutor Feminino
O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1
Métodos contracetivos naturais
CICLO MENSTRUAL Profª. Dera Bastos 1.
Planejamento familiar
Aulas sistema reprodutor
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
As dificuldades encontradas na adolescência
Sistema Reprodutor.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL FEMININO
BIOLOGIA – APOSTILA 1 OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO, FECUNDAÇÃO
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
© All rights reserved No part of this CD may be copied or altered without the prior express written permission of the: Education Committee Ovulation.
A adolescência é uma etapa da Vida Humana, marcada por uma porção de transformações: no corpo, nos sentimentos, nas relações com os outros. É um tempo.
Para que servem? -Prevenir a gravidez /planear a família -Proteger contra as IST- Infeções Sexualmente Transmissíveis (alguns)
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
Reprodução Prof. Murilo Ferreira.
PÍLULA DO DIA SEGUINTE!!!!!. QUANDO? Nas horas seguintes à relação sexual que se julga de "risco", ou seja, que se efectuou durante o período fértil (entre.
O sistema reprodutor Puberdade Adolescência Hormônios Ejaculação
Ciclos sexuais femininos
Uma visão reprodutiva da mulher
Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Transcrição da apresentação:

USP - Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública – Saúde Materno-Infantil HSM 0129 Ciclos da Vida I - Profª Dra. Simone G. Diniz Componentes: Gabriela Rocha; Helena Hartfiel; Marina Robles; Mary Helen Lima; Mayara Barros Como uma mulher pode identificar que está ovulando e com grandes chances de engravidar?

Métodos de percepção da fertilidade “Os métodos de percepção da fertilidade, ou métodos naturais, são técnicas para obter ou evitar a gravidez, mediante a identificação do período fértil da mulher”. Ministério da Saúde, 2013.

Ovulação Ocorre na ruptura do folículo maduro com liberação do ovócito, que será colhido pela extremidade dilatada na trompa uterina.

Sintomas Seios inchados e doloridos Dor no baixo ventre, normalmente de um lado só (lado do ovário que liberará o óvulo) Presença de muco cervical (Método Billings) Aumento da libido Aumento da temperatura basal

Seios inchados e doloridos  Mastalgia Cíclica Proliferação de ductos e de alvéolos. Vasodilatação É mobilizado um grande volume de água para o estroma Desconforto acompanhado de sensação de peso ou de distensão das mamas. (De Luca, 2006).

Dor no baixo ventre É uma dor que provoca leves pontadas no baixo ventre, embora nem toda mulher perceba isso. Não chega a ser uma dor forte, mais um incômodo. Isso acontece porque o óvulo rompe uma estrutura que o envolve dentro do ovário, e é este rompimento que pode causar esse pequeno mal estar. Por isso, ao sentir essa pontada na região pélvica, há grande chances de estar ovulando.

Presença de muco cervical Esse método baseia-se na identificação do período fértil por meio da auto-observação, com relação às mudanças do muco cervical e à sensação de umidade na vagina ao longo do ciclo menstrual.

Aumento da libido Fisiologicamente o organismo está pronto para fecundar e, automaticamente, isso se dá por meio de uma relação sexual. Por isso, é natural que a mulher tenha mais vontade de ter relações sexuais nesse período; Aumento da produção de feromônios, substâncias que são exaladas pelo corpo com a finalidade de atrair e excitar o sexo oposto; A mulher fica mais sensível, com o olfato mais apurado.

Aumento da temperatura basal Este método fundamenta-se nas alterações da temperatura basal que ocorrem na mulher ao longo do ciclo menstrual.

A partir do 1º dia do ciclo, após um período de repouso (pelo menos 5h), verificar a temperatura diariamente.

A tabelinha É um método que se baseia na observação de vários ciclos menstruais, para determinar o período fértil do ciclo menstrual da mulher.

Como se faz? Analisar o padrão menstrual prévio, durante 6 (seis) a 12 (doze) meses. Verificar a duração de cada ciclo Verificar o ciclo mais longo e o mais curto Fazer o cálculo

Duração do ciclo (dias) Cálculo (Ciclo mais curto - 18 dias) = dia do início do período fértil (Ciclo mais longo - 11 dias) = dia do fim do período fértil Início do período fértil = 25 – 18 = 7° dia Fim do período fértil = 34 – 11 = 23° dia 1º dia da menstruação Menstruação Duração do ciclo (dias) 27 28 25 34 30 33 29 4/3 31/3 28/4 23/5 26/6 26/7 25/8 27/9 27/10

Método do Colar

Aplicativos

Testes Laboratoriais Urina Pico de Hormônio Luteinizante (LH)

Estrógeno Níveis de salina ou sal Saliva Estrógeno Níveis de salina ou sal Cristais que lembram folhas de samambaias Período Infértil Período Transitório Período Fértil

Referências De Luca, LA et al. Mastalgia cíclica pré-menstrual: placebo versus outras drogas. Rev. Assoc. Med. Bras. Vol. 52 no. 4. São Paulo, 2006. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Cadernos de Atenção Básica. Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva. 1ª ed. p. 217 -230. Ministério da Saúde. Brasília, 2013. Ministério da Saúde. Secretaria de Política da Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Assistência em Planejamento Familiar – Manual Técnico. p. 19-21. 4ª ed. Ministério da Saúde. Brasília, 2002.