DR. PAULO FRIEDERICH BÜHRNHEIN E Msc.CATARINA DA SILVA MOTTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conselho Federal de Enfermagem 5º Seminário Nacional de Fiscalização 25 a 29 de junho de 2012 A Importância da Atuação do Fiscal para a Qualidade do Ensino.
Advertisements

A Profissão de Engenheiro Civil
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: problemas encontrados
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Pós-Graduação em Saúde
Programa Especial de Treinamento
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Universidade Federal de Pernambuco
Metodologia Científica CEPEA. Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
Escola Nacional de Saúde Pública
UFRGS UMA UNIVERSIDADE DE SEU TEMPO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Rodrigo Pacca / Daniel Novaes Desenvolvendo o Empreendedorismo na Universidade.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS
Semana do Bibliotecário Março – 2010 Carreiras impulsionadas: o que move o profissional bibliotecário? Simone da Rocha Weitzel Docente/DEPB/CCH/UNIRIO.
ENPROP – Belém/PA Vahan Agopyan 01/12/2011. UNIVERSIDADE DE CLASSE MUNDIAL • Padrão de qualidade – excelência internacional (corpo docente, infraestrutura.
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
PEDAGOGO “A PROFISSÃO DE EDUCADOR” PROF. DANIEL AMRTINS.
O PPGGBM e o desenvolvimento sustentável da região sul da Bahia: estudos genéticos, genômicos e biotecnológicos do cacau UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA.
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
UFU Universidade Federal de Uberlândia "Compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade"
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
FAMEB BICENTENÁRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA (FAMEB) 18 de Fevereiro de 2008 Universidade Federal da Bahia Participe e envie sugestões para:
Irene Marchesan Turma 1977.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Política Educacional Brasileira
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
UMA VOZ FIRME, FORTE E COMPETENTE NO CONSUP! PROFA. FRANCISCA TAVARES A VOZ DO INTERIOR NO CONSUP!
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Física Hoje Uma das grandes questões da Física hoje Uma das grandes questões da Física hoje é saber quais os componentes básicos da matéria e da radiação.
Como elaborar Memorial e
Linha do Tempo da EaD no Brasil
MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Rio de Janeiro junho de 2010.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Políticas de valorização dos profissionais da educação
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO

SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Apresentação. Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP.
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA.
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio / Janeiro / 2006.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
PDBFF: formação contínua de uma rede de profissionais comprometidos com conservação e manejo de recursos naturais na Amazônia Domingos Macedo Coordenador.
  A Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição pública de nível federal vinculada ao Ministério da Saúde com atuação em ensino, pesquisa, produção e serviços.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Secretaria de Estado da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
Transcrição da apresentação:

DR. PAULO FRIEDERICH BÜHRNHEIN E Msc.CATARINA DA SILVA MOTTA HOMENAGEM DR. PAULO FRIEDERICH BÜHRNHEIN E Msc.CATARINA DA SILVA MOTTA

PAULO FRIEDERICH BÜHRNHEIM FORMAÇÃO 1961 - Graduação em Biologia (História Natural) pela Universi- dade do Estado do Rio de Janeiro; - Especialização em Malacologia pelo Fundação Gonçalo 04/07/2001 Moniz; ★ - Especialização em Helmintologia pelo Fundação Oswal- do Cruz; 1962 - Especialização em Entomologia pelo Fundação Oswaldo Cruz; 1967 - Especialização em Aplicação pelo Fundação Oswaldo Cruz; 1978 - Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas; Experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia Apli- cada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Coleoptera, Passalidae, Edeagro, Neotropical. ★ 26/02/1937 ✚ 04/07/2001 Créditos da Imagem: Arquivo Pessoal

CARREIRA 1962 a 1969 – Passou de Técnico a Pesquisador na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); 1977 a 1984 - Atuou como Professor Titular na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em São Paulo-SP; 1984 a 2001 – Atuou como Pesquisador do Fundação de Medicina Tropical do Amazonas - FMTAM; 1986 a 1998 – Atuou como Professor Titular na Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Em sua primeira visita à Manaus,1967, Paulo se encantou com a região Amazônica e sua diversidade. Após atuar como docente na UNICAMP, retornou definitivamente para Manaus onde iniciou seus trabalhos como Professor Titular da UFAM e colaborou na criação do Curso de Pós Graduação do INPA. Então, iniciou na década de 80 a acumular material biológico para a sua ampla coleção zoológica científica predominantemente de insetos; Era especialista em um grupo de besouros que decompõem madeira, e também na área de serpentes, o que o levou a montar um Centro de Ofidismo localizado no Hospital Tropical de Manaus.

FORMAÇÃO Graduada em História Natural, Mestre em Entomologia pelo INPA; Taxônoma, especialista em borboletas.

CARREIRA Iniciou a carreira como professora de uma escola técnica de ensino médio; Passou de estagiária a Pesquisadora na FIOCRUZ; Quando chegou a Manaus, após 14 anos fora do mercado de trabalho, voltou a trabalhar como professora na área de parasitologia na UFAM; Era a única identificadora de mariposas, especialmente as do tipo bruxa; Juntamente com outros grandes pesquisadores da época, começaram a trabalhar na implementação da Usina Elétrica de Tucuruí, no final da década de 80. Ela chegou a cogitar o título de Doutor Honoris Causa devido á produção científica no INPA e na área dela;

Aniversário de 70 anos da MsC. Catarina Bürhnheim Créditos da Imagem: Arquivo Pessoal

Nosso muito obrigado por todos os ensinamentos. O CrBio-06 tem a honra de homenagear estes importantes mestres e pesquisasores, cuja a tarefa de ensinar foi nobre. A convivência com eles foi um grande presente. Aprendemos muito com eles sobre a vida, profissionalismo e ética, ao qual foi essencial na vida de vários profissionais. Nosso muito obrigado por todos os ensinamentos.