Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMiguel Silveira Barata Alterado mais de 8 anos atrás
1
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira moreira@if.ufrgs.br www.if.ufrgs.br/~moreira Por que? O que é? Características? Corpo docente? Currículo? Localização Peculiaridades Caráter profissionalizante
2
Por que? Porque os mestrados nas áreas específicas não atendem aos interesses dos professores que buscam pós-graduação stricto sensu.
3
O que é? Um mestrado para professores em exercício na educação básica, nas licenciaturas ou em disciplinas de outros cursos de graduação.
4
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Programa de Estudos de Pós-Graduados em Educação Matemática da PUCSP: Mestrado Profissional em Ensino de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS: Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do CEFET-RJ: Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática do CEFET-RJ Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde da UNIFESP/EPM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL): Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) - Santa Maria, RS: Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UnB: Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática da UFRGS Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática da PUCMINAS
5
Características Específicos para uma certa área de conhecimentos Voltados à preparação profissional na área docente focalizando o ensino, a aprendizagem, o currículo, a avaliação e o sistema escolar. Trata-se de preparar, em nível de pós-graduação stricto sensu, o profissional para atuar na sala de aula e no sistema educativo 30 a 50% da carga horária do curso em disciplinas da área específica Formação didático-pedagógica relevante à especificidade da área, destacando visões contemporâneas de ensino, aprendizagem, currículo e avaliação e o uso de tecnologias digitais Prática docente supervisionada Trabalho final de pesquisa profissional, aplicada, descrevendo o desenvolvimento de produtos ou processos de natureza educacional, visando à melhoria da área específica, gerando material que possa ser disseminado e usado por outros profissionais
6
Ênfase no conteúdo Qualidade ao invés de quantidade Atualização curricular Mais conceitualização e fenomenologia, menos formalização Transposição didática Tecnologias digitais, novas metodologias de ensino, tópicos contemporâneos
7
Corpo docente Doutores em ensino da área específica Doutores da área específica Doutores em educação ou psicologia da educação Doutores em áreas afins Contudo, a simples agregação de doutores não garante condições básicas para a oferta de um mestrado em ensino
8
Localização Em determinada unidade universitária Interunidades Interinstitucional ...
9
Duração e peculiaridades Bolsas Mestrado profissional e acadêmico Pesquisa Doutorado
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.