Defeitos da visão A visão é um dos nossos sentidos mais importantes, por isso devemos cuidar atentamente para as modificações com o passar do tempo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?
Advertisements

A VISÃO Neide M. S. Tsukamoto.
Os sentidos humanos – parte 1
LENTES ESFÉRICAS. PERFIS DE LENTE COMPORTAMENTO ÓPTICO.
OLHO VISÃO HUMANA.
Os dois olhos, trabalhando em conjunto, fornecem ao cérebro uma quantidade significativa de informações essenciais: ambos vêem um objeto mais ou menos.
ÓRBITA E OLHO.
COMPROMETIMENTO DA VISÃO
Prof. Zé Godinho Física – 2º Ano EM
Olho,Daltonismo, Visão,Cores, Cones
Ciências – Colégio MV Profª Adriana
LENTES ESFÉRICAS. PERFIS DE LENTE COMPORTAMENTO ÓPTICO.
LENTES ESFÉRICAS E AMETROPIAS
AMETROPIAS DEFEITOS DA VISÃO.
OS SENTIDOS.
O OLHO HUMANO Professor Dante Deon.
O que você deve saber sobre
Lentes Corretoras Fisica’.
Funcionamento do olho humano
Olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes.
Calota esférica ESPELHOS ESFÉRICOS ÓPTICA GEOMÉTRICA Face côncava
Instrumentos ópticos e olho humano
BIOFÍSICA DA VISÃO.
Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?
Estrutura do Olho Humano:
REFRAÇÃO (Capítulo 04) Física Revisão 02 – Refração
Olho Humano.
Defeitos da visão Prof. Rodrigo Lins.
Ciências Cap. 09 – Sistema sensorial Prof.: Samuel Bitu.
Óptica da Visão Cristalino: lente convergente de foco variável, ajustado pelos músculos ciliares. Retina: Anteparo ocular onde as imagens são formadas.
O OLHO HUMANO E SUAS FUNÇÕES
Espelhos, lentes e o olho humano
ALÉM DOS OLHOS.
Defeitos da visão Prof. Rodrigo Lins.
Problemas na visão Ciência Viva.
LENTES ESFÉRICAS.
Óptica da visão.
FISIOLOGIA DA VISÃO Museu-Escola do IB
Instrumentos ópticos e Óptica da Visão.
O olho humano Córnea(Proteção) - Transparente
Física 3 * Rodolfo Teixeira Martins
AMETROPIAS DEFEITOS DA VISÃO.
Óptica Geométrica Professor: Adelício
OS SENTIDOS.
Calota esférica ESPELHOS ESFÉRICOS ÓPTICA GEOMÉTRICA Face côncava
Visão.
O aluno com baixa visão: acesso e permanência na escola.
Óptica da visão Córnea(Proteção e Desvio) - Transparente
Aplicações da óptica geométricA: Lupa
Óptica.

O que será que uma máquina fotográfica tem em comum com um microscópio, um projetor de filmes de cinema, um óculos, um binóculos, uma luneta, um retroprojetor.
Lentes esféricas..
Prof. João Vicente Prof. Sérgio Magalhães Dr. André Lavigne
ÓPTICA.
Exercício 33 Exercício 34 a 1,0 m b 0,5 m c - 2,0 m a 5,00 di b - 4,00 di c - 1,25 di.
Patrícia de Lima Martins
Prof. JOABE Olho Humano! Óptica da visão
Óptica da visão Olho Humano!.
LENTES ESFÉRICAS.
LENTES São meios ópticos transparentes limitados por duas superfícies curvas ou por uma superfície curva e outra plana. As mais usadas são lentes esféricas,
GLOBO OCULAR Anatomia e fisiologia.
Pupila – Abertura central por onde entra a luz no olho
Lentes Esféricas.
Olho Humano.
Óptica da Visão Conceitos básicos Anatomia do olho humano Olho normal
GLOBO OCULAR CÓRNEA ÍRIS CRISTALINO RETINA PUPILA NERVO ÓPTICO É uma lente super convergente É uma lente convergente E um músculo que controla a entrada.
Nome: Angélica, Beatriz B, Beatriz R, Isabella e Laura M .
Transcrição da apresentação:

Defeitos da visão A visão é um dos nossos sentidos mais importantes, por isso devemos cuidar atentamente para as modificações com o passar do tempo.

Miopia  O míope não enxerga com nitidez de longe, mas muito bem de perto. Por isso, tem como características preferir atividades próximas, como leitura e trabalhos manuais. Para corrigir a miopia usa-se lente divergente para diminuir a convergência dos raios luminosos, fazendo com que a imagem se forme sobre a retina.

Miopia Algumas características: - Franze os olhos para ver com nitidez de longe; - Passa por amigos na rua sem os reconhecer; - Não consegue ler as placas na rua, a não ser que esteja bem perto; - As crianças escrevem com o nariz colado no caderno; - Tropeçam com frequência, e etc.

Visão de um míope

Visão de um míope

Hipermetropia O hipermetrope tem mais dificuldade em enxergar de perto do que de longe. Assim, seu cansaço é maior. Para corrigir a hipermetropia usa-se uma lente convergente para aumentar a convergência dos raios fazendo com que imagem se forme exatamente sobre a retina.

Hipermetropia Algumas características: - Fadiga ocular e dores de cabeça; - O esforço permanente de acomodação, para enxergar bem, pode ser a causa dessa manifestação; - Mais frequente ao fim de tarde e depois da aula ou do trabalho;

Visão de um hipermetrope

Astigmatismo O astigmatismo não enxerga bem de perto nem de longe, não tem a percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e oblíquas. Pode associar-se com outras anomalias visuais. É corrigido fazendo-se com que os raios de luz se concentrem em um plano único.

Astigmatismo Algumas características: - Confunde os símbolos próximos, como o "H", "M" e "N" ou ainda o "8" e o "0" (zero); - Provoca fadiga ocular ou dor de cabeça; - É comum a queixa de dificuldade de seguir uma linha de um texto;

Visão de um astigmata

Visão de um astigmata

Presbiopia Usualmente chamada de vista cansada, é uma alteração natural da visão que ocorre com todas as pessoas a partir dos 40 anos. O cristalino perde a elasticidade, se contrai de forma insuficiente e perde a capacidade de acomodação, resultando em uma crescente dificuldade para ver bem de perto. Para correção, utiliza-se lentes esféricas positivas ou convergentes.

Presbiopia Algumas características: - Os braços já não são suficientemente compridos para ler jornais ou o menu do restaurante; - Seus filhos "implicam" com você ao vê-lo(a) tentando ler o preço na etiqueta dos produtos; - Aproxima-se mais da luz para poder ler; - Não consegue ler a bula dos remédios.

Visão de um presbiope

Estrabismo O estrabismo corresponde à perda do paralelismo entre os olhos. Pessoas com estrabismo são chamadas popularmente de "vesgas". Existem três formas de estrabismo, o mais comum é o convergente (desvio de um dos olhos para dentro), mas pode ser também divergente (desvio para fora) ou vertical (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro). O tratamento do estrabismo envolve cirurgias em músculos oculares externos com o objetivo de reposicionar o globo ocular, corrigindo um desalinhamento e, quando possível, restaurando a visão binocular.  

Estrabismo Algumas características: - Queixas de dor de cabeça pelo esforço que fazem para manter os olhos alinhados; - Para usar melhor os dois olhos, o estrábico gira ou inclina a cabeça para dar uma posição; - Apresenta uma característica hereditária e regular, isto é, pode pular algumas gerações; - Pode ser secundário a algumas doenças como: diabetes, hipertireoidismo, afecções neurológicas. 

Daltonismo É o nome comum que se atribui à alteração congênita, que impede a percepção de uma ou de todas as cores. Não há cura para o daltonismo, mas existem lentes que incrementam o contraste entre as cores. Atualmente, já existem lentes com filtro que auxiliam o portador de deficiência em relação a uma cor. Entretanto, o material é caro e precisa ser feito sob medida, conforme o "índice" de identificação de cada cor confundida.

Daltonismo Algumas características: A maioria dos daltônicos não consegue distinguir entre tons de vermelho e verde quando há pouca luz; alguns não distinguem o azul do amarelo. As pessoas com visão normal são capazes de combinar as cores do espectro através da mistura das três cores.

Daltonismo: Teste

Daltonismo: Teste Resultado: Pessoas com percepção normal observam a letra O, pessoas com deficiência na percepção das cores vermelho e verde, observam a letra Q, pessoas com ausência de percepção de cores não conseguem fazer a leitura das letras.