Ciências Naturais 9.º ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Micróbios Inofensivos
Advertisements

Evolução do conceito de saúde
UMA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE Odgen, J.
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PARASITOLOGIA
EPIDEMIOLOGIA Aula 2 – Conceitos de Saúde (OMS e Perkins) – Processo Saúde-Doença, Causalidade, História Natural da Doença e Prevenção Claudia Barleta.
Antibióticos e Resistência aos Antibióticos
Doenças Transmissíveis
BIOTECNOLOGIA Professora: IVAnéa.
ATIVIDADE DE REVISÃO MICRORGANISMOS.
INTRODUÇÃO À HIGIENE DO TRABALHO
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS
Saúde e Doença Etimolologia
O QUE È GRIPE? È um virus chamado de influenza .QUE EM VEZ D POSSUIR DNA EM SEU INTERIOR COMO A MAIORIA DOS VIRUS , ELE APRESENTA UM FILAMENTO ÚNICO DE.
Diabetes.
Doenças Transmissíveis e seus Agentes Causadores
A RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (DTA)
As bactérias.
INTRODUÇÃO A MICROBIOLOGIA
Introdução à Epidemiologia Modelos de Saúde-Doença
Hepatite B Saúde Infantil.
Ciências – 6º Ano O Sistema Imunitário.
Riscos Biológicos no Ambiente de Trabalho
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Higiene Ocupacional.
Dr. Eneo Alves da Silva Jr. Controle Higiênico Sanitário de Alimentos
Níveis de prevenção em saúde.
Química Pablo Felipe Profª. Carol
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS
Saúde Individual e Comunitária
INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA DAS IRAS
( Ser ou não ser vivo, eis a questão)
UFCD 8211 – Higiene e Segurança no Trabalho na Restauração
Os Micróbios.
OBESIDADE Turma do 8º Ano de Ciências da Escola Evangélica Ágape
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
HAZ CLIC PARA AVANZAR ♫ Enciende los parlantes «Qual é o seu pensamento, e em seu coração, como ele é?»
Medidas de Saúde Coletiva
Saúde individual e comunitária Esquema e ideias-chave
Biologia Profº André Maia Programa de Saúde.
Ciências Naturais 9.º ano
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
PROF(A): MICHELLE FLORES
23/10/20081 Higiene Industrial Por: Bruno Cotta Danilo Sobral Filipe Campos José Francisco da Silva FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA.
Saúde e qualidade de vida
Aptidão Física Educação Física II.
Ações de promoção da saúde
Imunologia das Infecções Imunidade Adaptativa Contra a Infecção
Somos o que bebemos e comemos!!!
Combater a VIH/SIDA, a malária e outras doenças As cinco em Ação : Beatriz Silva Catalina Olanuta Magda Portela Maia Hellman 9ºE.
Ciências Naturais – 9.o ano
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Doenças e causas de doença
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL
Controlo de PRAGAS Uma praga é a abundância de indivíduos de uma espécie indesejável que, invadindo as culturas ou explorações, competem com o.
VÍRUS Vamos exercitar?.
História Natural da Doença Medidas de Prevenção
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Epidemia, Endemia e Pandemia.
. Organização Mundial da Saúde. A OMS é uma agencia especializada subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU) que foi fundada no dia 7 de abril.
 Dengue  Hipertensão  5 diferenças Traumatismos (acidentes/violências) Doenças genéticas Doenças relacionadas à assistência da gestação e parto Deficiências/carências.
Transcrição da apresentação:

Ciências Naturais 9.º ano Saúde

A saúde e a qualidade de vida Ciências Naturais 9.º ano A saúde e a qualidade de vida As imagens deste slide deverão encontram-se fundidas entre si de maneira a integrar os conceitos de saúde física (exercício físico e alimentação), mental (imagem da escoladeafetos.com) e social (o abraço das crianças)

A Organização Mundial de Saúde A Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma organização intergovernamental centrada na área da saúde e na resolução dos problemas a ela associados. Foi criada em 1948. A sua missão é: Reduzir a incidência de doenças. Fortalecer os serviços de saúde. Uniformizar nomenclaturas internacionais da Medicina. Promover e regulamentar acordos para cumprir os objetivos traçados. As definições que se seguem são propostas pela OMS.

Ciências Naturais 9.º ano O que é a saúde? Fatores mentais Fatores sociais Fatores físicos SAÚDE

O que é a saúde? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é o estado completo de bem-estar físico, mental e social e não consiste apenas numa ausência de doença ou enfermidade. Explica por que motivo surgem frequentemente críticas a este conceito.

O que é a qualidade de vida? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a perceção que cada indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro de certos sistemas de cultura e de valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Tenta explicar este conceito numa linguagem mais acessível.

O que é a qualidade de vida? É a perceção que o indivíduo tem do seu bem-estar em vários domínios: Ambiente Relações sociais Qualidade de vida Fatores físicos Fatores psicológicos Nível de independência Aspetos espirituais

A ocorrência de doenças Ciências Naturais 9.º ano A ocorrência de doenças Num estado de doença, existe uma deterioração do estado de saúde do indivíduo. Agentes patogénicos Internos Externos (ou ambientais) Físicos Químicos Biológicos

Agentes patogénicos físicos Elementos que interferem com a integridade física ao nível celular dos órgãos ou tecidos do organismo. Radiações Ruído Vibrações Variações térmicas

Agentes patogénicos químicos Substâncias cuja composição interfere com o equilíbrio celular dos órgãos ou tecidos do organismo. Pesticidas Poluentes atmosféricos Amianto Aditivos alimentares

Agentes patogénicos biológicos Incluem seres vivos e substâncias derivadas destes (parasitas, microrganismos, toxinas e priões). Alguns exemplos: Piolho Clostridium tetani Pólen É um parasita que coloniza o exterior do organismo humano. A substância produzida por este microrganismo provoca o tétano. Substância habitualmente não patogénica, que pode provocar desequilíbrio se o organismo for hipersensível.

Agentes patogénicos biológicos Bacilo de Koch Candida Albicans Prião Ou mycobacterium tuberculosis, o vírus que provoca a tuberculose. É um fungo típico do sistema digestivo, vaginal e uretral. Provoca a «doença das vacas loucas» e localiza-se no sistema neurológico.

A ocorrência de doenças Ciências Naturais 9.º ano A ocorrência de doenças Doenças transmissíveis e infetocontagiosas Doenças crónicas não transmissíveis Gripe Sarampo Varicela Sida Herpes Tétano Tuberculose Ébola Doenças cardiovasculares Diabetes Doenças respiratórias crónicas Doenças mentais Hipertiroidismo Psoríase Cancro Doenças autoimunes

Ébola O Ébola é uma doença provocada pela infeção por vírus Ébola. Este vírus foi descoberto em 1972, perto do rio Ébola, na República Democrática do Congo. O vírus Ébola existe em alguns países africanos, em reservatórios naturais, como os morcegos da fruta ou os primatas (que podem ser infetados quando ingerem fruta, que é contaminada pela saliva de morcegos). Clicar na imagem para aceder ao site da Direção-Geral da Saúde.

O que está na origem da epidemia do Ébola Clicar na imagem para aceder ao vídeo «O que está na origem da epidemia do ébola?» (jornal Público).

Ébola: o surto de 2014 Clicar na imagem para aceder à infografia «O pior surto de sempre do vírus do ébola?» (jornal Público).

Ciências Naturais 9.º ano Os antibióticos Os antibióticos são substâncias naturais ou sintéticas eficazes no combate às bactérias, em caso de infeção. Foram descobertos na primeira metade do século XX, por Alexander Fleming. Porém, a sua eficácia está a diminuir, porque as bactérias têm vindo a ganhar maiores resistências, devido a vários fatores: Interrupção do tratamento antes do tempo definido pelo médico. Utilização de antibióticos sem prescrição médica. Utilização de antibióticos em situações em que não é necessário. Alexander Fleming Reino Unido (1881 – 1955) Fonte da imagem: http://pixshark.com/alexander-fleming-penicillin.htm.

Consequências da resistência bacteriana Ciências Naturais 9.º ano Consequências da resistência bacteriana O antibiótico vai atuar sobre as bactérias sensíveis, debilitar as que são menos sensíveis e deixar as resistentes, que continuam a reproduzir-se. Quando mal utilizado, as consequências são graves: Aparecem microrganismos resistentes ao antibiótico. Aumentam os microrganismos patológicos resistentes. Diminui a eficácia do antibiótico. Proliferam as doenças perigosas e letais.

As doenças crónicas não transmissíveis As doenças crónicas não transmissíveis (DCNT) não são contagiosas, mas são incuráveis e provocam incapacidades que se prolongam até ao fim da vida dos seus portadores. Fatores de risco das DCNT: DCNT Dietas ricas em sal, gorduras e açúcar Tabaco Alcoolismo Inatividade física Morte prematura Disfunções Baixa produtividade Despesas de saúde Queda do crescimento económico

Avalia as tuas metas… Apresentar o conceito de saúde e o conceito de qualidade de vida, segundo a Organização Mundial de Saúde. Caracterizar os quatro domínios (biológico, cultural, económico e psicológico) considerados na qualidade de vida pela Organização Mundial de Saúde. Distinguir os conceitos de esperança de saúde, de esperanças de vida e de anos potenciais de vida perdidos. Relacionar a ocorrência de doenças com a ação de agentes patogénicos ambientais, biológicos, físicos e químicos. Explicitar o modo como a interação dinâmica entre parasita e hospedeiro resultam de fenómenos de coevolução. Relacionar o uso indevido de antibióticos com o aumento da resistência bacteriana. Caracterizar, sumariamente, as principais doenças não transmissíveis, com indicação da prevalência dos fatores de risco associados.