PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA PIANCÓ-PIRANHAS-AÇU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP
Advertisements

III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Volumes do Açude de Boqueirão
Os limites da exploração sustentável dos recursos naturais: Disponibilidade versus Potencialidade de Recursos Hídricos Universidade Federal de Campina.
SIG – SAD Seminário Maria Isabel Mota Carneiro Susana Cristina Lucena
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
UMA ABORDAGEM MULTICRITERIAL
Rede EcoVazão Objetivo Geral
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
enquadramento de corpos de água
I - a água é um bem de domínio público;
XVI CONIRD - Congresso Brasileiro de Irrigação e Drenagem - Goiânia - junho 2006 Produtor de Água Critério de Outorga Sazonal para Agricultura Irrigada.
Plano Municipal de Saneamento Básico
Estratégia de Planejamento do Projeto
A MONTANTE DO SISTEMA CANTAREIRA
Sistema de Suporte à Decisão
RENOVAÇÃO DAS OUTORGAS DO SISTEMA CANTAREIRA ASPECTOS DE QUALIDADE
Profa. Dra. Renata Medici
HIDROLOGIA.
PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO PARANÁ
Inundações: alerta e monitoramento
PRH Piranhas-Açu Etapa Prognóstico Assu/RN 23 de Outubro, 2013.
Disponibilidades Hídricas Superficiais Recortes Espaciais: Mobilização x Unidades de Balanço Recorte Mobilização Recorte Unidades de Balanço.
Pesquisador Humberto Paulo Euclydes Coordenador Programa HIDROTEC
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Sistemas de Abastecimento de Água:
As Lições da Crise Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo
Caicó-RN, 5 de dezembro de 2014
Plano de Recursos Hídrico da Bacia do rio Piranhas-Açu Reunião CTPI
Profa. Dra. Renata Medici
METODOLOGIA PARA SIMULACÃO DOS CENÁRIOS PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO PIRANHAS AÇU Alain M. Bernard P. de Silans Consultor IBI 23/Outubro/2013.
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
A EMPARN NO SEU TEMPO PESQUISA QUE ALIMENTA “PESQUISA QUE ALIMENTA”
BPB – BACIA DO PARAÍBA E LITORAL NORTE DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA.
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Disponibilidades Hídricas Superficiais Recortes Espaciais Diferentes: Mobilização x Unidades de Balanço Recorte Mobilização Recorte Unidades.
Disponibilidades Hídricas Superficiais Recortes Espaciais Diferentes: Mobilização x Unidades de Balanço Recorte Mobilização Recorte Unidades.
O Plano Nacional de Recursos Hídricos Análise Diagnóstica (cont.) Vazões Águas Superficiais.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Profa. Dra. Renata Medici
REGIONALIZAÇÃO DA CURVA DE REGULARIZAÇÃO
Plano de Bacia do Rio Caí
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO SISTEMA PIRANHAS-AÇU
PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO PARANÁ
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
Disponibilidades Hídricas Superficiais Recortes Espaciais Diferentes: Mobilização x Unidades de Balanço Recorte Mobilização Recorte Unidades de Balanço.
A Situação dos Recursos Hídricos para os Horizontes do Plano. Esta apresentação é composta de: 1.Um diagnóstico da situação dos recursos hídricos para.
1 OFICINA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RIO GRANDE DO SUL Discussão em grupo Dezembro de 2011.
Brasília-DF, agosto de Etapas de Elaboração.
USO DE ÁGUA.
Comitês de Bacias Hidrográficas
PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
CENÁRIO HÍDRICO DO SISTEMA CUREMA – MÃE D’ÁGUA
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
SITUAÇÃO ATUAL DO RESERVATÓRIO EPITÁCIO PESSOA (BOQUEIRÃO) Novembro de 2013.
DIÓGENES MORTARI ADASA Relatório Final Maio/2012.
Brasília, 02 de abril de 2014 AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Wagner Soares Costa Vice-presidente CBHSF.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS E DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO PARANAÍBA Uberlândia, 23 de outubro de 2012 PROGRAMA DE.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Transposição do Rio São Francisco 3a. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Brasília, 17/11/2005 João Suassuna.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO.
CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO HÍDRICO DOS ALUVIÕES DO RIO COBRA/PARELHAS-RN E A GESTÃO DO USO DA ÁGUA PELAS COMUNIDADES INTRODUÇÃO A escassez hídrica nas.
Caicó/RN, 02 de junho de 2016 Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu.
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA PIANCÓ-PIRANHAS-AÇU PARECERES DA CTPI

Documentos analisados Relatório de Programação (RP-02) - “Apresentação do estudo hidrológico do PRH da Bacia Piranhas-Açu” - Hidrologia; Hidrogeologia; Qualidade da Água (Superficial e Subterrâneas). – ABR 2013 Relatório de Programação (RP-03) - Diagnóstico da Bacia do Rio Piranhas-Açu – JUN 2013 Relatório de Programação (RP-04) Cenários Futuros para os Recursos Hídricos da Bacia nos Horizontes de Planejamento Considerados Diagnóstico da Bacia do Rio Piranhas-Açu – DEZ 2013

Relatório RP2 Inventário da Rede Hidrológica – faltou apresentar diversas informações importantes: batimetria realizada pela SEMARH/IGARN.   PCD´s atuais da EMPARN. dados pluviométricos da AESA excluir ou identificar as estações de qualidade da água operadas pelo IGARN e IDEMA que constam no HIDRO como flu.

Relatório RP2 – cont. Qualidade das águas no RN existem dados de qualidade nos períodos chuvosos de 2008, 2009, 2010 e 2011 e no período seco de 2010 - enviamos os dados junto com o parecer. recomendamos que seja utilizado o IQAc Disponibilidade hídrica subterrânea não ficar restrito ao cadastro do SIAGAS/CPRM, incluir o banco de dados da SEMARH, CAERN, CDRM-PB; Separar a área por domínio hidrogeológico: Domínio Fissural (ex Cristalino); Domínio Poroso (Barreiras, Açu e aluvião) e Cárstico (Jandaira). Utilizar dados de qualidade da água do cadastro da SEMARH-RN

Relatório RP3 Área de estudo ao descrever a bacia a empresa se enganou em diversas parte do texto. Ex: a nascente do rio Piranhas não é em Bonito de Santa Fé é o rio Piancó Caracterização Fisico-biótica o texto diz que: “Observa-se que as precipitações aumentam do litoral para o sertão” – na verdade é ao contrário! Infraestrutura de Saneamento Básico Revisar varias tabelas!

Disponibilidade Hídrica Relatório RP3 – Cont. Disponibilidade Hídrica o Mapa de precipitação média anual deve ser revisto – pois o setor norte da bacia (foz) está com valores inferiores a 400 mm. Demandas e usos da água considerar na avaliação das demandas humanas as demandas das adutoras, ou seja, dos municípios fora da bacia atendidos pelas adutoras. Balanço entre disponibilidades e demandas hídricas a situação de criticidade foi maior quando se considera as demandas cadastradas/outorgadas do que quando se considera as metodologias convencionais, pois era de se esperar que nem todas as demandas estejam cadastradas/outorgadas.

Relatório RP3 – Cont. Eventos críticos especificar que os números apresentados se referem a NOTIFICAÇÕES de cheias junto a defesa civil e que não foi realizado nenhum estudo hidrológico de cheia neste Plano. Melhor substituir no texto o nome “ocorrência” por “notificações”. Estudo macro das principais áreas afetadas por cheias na bacia. Isto ficou pouco enfatizado, quem não conhecer a área e ler este capítulo vai entender que no Vale do Açu não têm cheias frequentes.

Relatório RP3 – Cont. Atores relevantes Só listam os conflitos na calha do rio principal. É importante lembrar que este plano é para TODA a bacia e temos muito mais conflitos nas sub-bacias e nenhum foi citado. Também não se falou nada com relação a um conflito importante - falta de água para abastecimento de comunidades rurais. Gestão dos recursos hídricos sobre o Marco Regulatório é importante informar que houve modificação na alocação de água nos trechos 5 e 6, proposta pela ANA e aprovada pelo CONERH.

Relatório RP4 - Cont. Grandes problemas do relatório Cenários – pouca discussão com o Comitê, principalmente no que se refere a definição de prioridades de usos na bacia; Nos cenários futuros - a demanda para abastecimento da população externa a bacia atendidas pelas adutoras deve ser considerada a projeção de crescimento da demanda; Na simulação devem ser revistas: (i) o retorno do esgoto ao manancial, deve ser entendido como uma demanda, e não como uma afluência; (ii) a água da transposição na divisa do RN não foi simulada (iii) a vazão histórica de regularização do rio Piranhas-Açu pelo Curema Mãe Dágua não foi considerada na divisa;

Relatório RP4 Grandes problemas do relatório Como é que o cenário tendencial apresenta duas tendências? Entendemos como tendência única. Consideramos estranho que a Paraíba tenha uma demanda para irrigação superior a do Rio Grande do Norte, como no RN não existe cadastro de usuários, a metodologia utilizada para estimar as demandas pode estar comprometendo os resultados; Se na simulação do sistema vai entrar o uso “energia” porque a demanda para geração de energia não foi computada no capítulo de demandas? A bacia do Seridó está sempre com confiança abaixo dos 80%, e isto para as demandas prioritárias, o Plano não deveria ter simulado um cenário de melhora deste cenário?

Relatório RP4 Grandes problemas do relatório As demandas apresentadas na Tabela 6.17 por UP, estão diferentes da apresentada no capitulo cinco – demandas; Não entendemos como o açude São Gonçalo a confiança é praticamente 100% e o mesmo passou quase 70% do tempo seco; O capítulo 8 não foi apresentado!! Começa a descrever sobre um cenário “Normativo A” e cenário Normativo B1. até o presente momento não se tinha falado destes cenários;

Joana Darc Freire de Medeiros OBRIGADA! Joana Darc Freire de Medeiros joanadarc.medeiros@gmail.com 3232 2427