Quem ensina, tamb é m aprende; e quem aprende, tamb é m ensina!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Feliz Sábado. Feliz Sábado ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS! Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mt 4:4 SEJAM.
Advertisements

ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS! NÃO SÓ DE PÃO VIVE
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Matemática para todos Educação Básica
Como obter decisões para Jesus e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador.
Princípios do discipulado
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
RESPOSTA À PERGUNTA DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 08/05/2010
Clique para passar os slides
05/08/2007 a 10/08/2007 2º encontro. 05/08/2007 a 10/08/2007 2º encontro INTRODUÇÃO A Bíblia não é um livro de estudos como tantos outros... A BIBLIA.
O PAPEL DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
VISÃO DO DISCIPULADO: Um preço a ser pago Pra. Eliene Canté.
IGREJA COM PROPÓSITO ETERNO
NOVA EBD LIÇÃO 20.
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
Gênesis É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
Os níveis básicos da leitura
A língua original da bíblia.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
Compreender que a principal fonte de conhecimento de Jesus provém da leitura da Sua História nos Evangelhos. Identificar os valores que.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
No mês de Setembro comemoramos o
Existe erro na Bíblia ?.
LIÇÃO 7 A FÉ SE MANIFESTA EM OBRAS
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Este é um texto teste para este slide.
NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
“Vós sois Meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando”. Jo 15:14.
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
A Paz do Senhor! Estamos no 4º trimestre de 2014 e o tema da revista é Milagres do Antigo Testamento, tendo o Pastor Samuel Ferreira, Presidente da Assembleia.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2014 e o tema da revista é Liderança Cristã, tendo o Pastor Abner Ferreira, Presidente da Assembleia de Deus.
Aprendi Clique.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
EVANGELISMO PÚBLICO.
“Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e valente, o Senhor valente nas guerras.” Sl 24.8.
Celebrando a Palavra de Deus: inspiradaé útil condenar corrigirensinar  (...) toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade,
Introdução à Didática Aula 3
Princípios de organização do reino
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
25 DE JULHO DE 2015 Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. (Atos 15:35)
Daniela Santana João Rodrigues Braga
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
O mundo inteiro precisa ouvir?”
Lição 06 O processo pessoal crescimento do CORRENDO COM EXCELÊNCIA.
EXPERIMENTE UMA VIDA ABUNDANTE
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
“De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí”. Jr. 31:3.
Discipulado David Merkh, Jr..
MATURIDADE SUSTENTÁVEL AULA – 11 Classe Rumo ao Céu
“Atos do Espírito Santo” A 2ª parte do livro de Lucas
Discipulado David Merkh, Jr..
A Paz do Senhor! Estamos no 4º trimestre de 2015 e o tema da revista é Maturidade Espiritual, tendo o Pastor José Fernandes Correia Noleto, Presidente.
LANCANDO SEMENTES PELOS CAMINHOS
Professor(es) Apresentador(es):
Lição da Escola Sabatina 20 a 26 de setembro de 2015.
DECRETOS Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, Batizando-os em nome do Pai, do.
mas não conseguimos contar quantas laranjas existem
ESCOLA DE CRESCIMENTO Quadrangular Vila Industrial - Todos os Dias, no Templo e nas Casas (At 5.42)
Gargalos da Multiplicação Como posso multiplicar de maneira saudável.
Transcrição da apresentação:

Quem ensina, tamb é m aprende; e quem aprende, tamb é m ensina!

Não era considerado o saber do aluno, isto é, o aluno era considerado como um ser vazio, uma tábua rasa que somente “ingeria” conteúdo sem participar da construção deste. Alguns teóricos denominam a educação antiga como uma “educação bancária”, ou seja, o professor “depositava” o conhecimento no aluno, e o aluno “sacava” este conhecimento quando fosse necessário, por exemplo, em dia de prova.

Atualmente, o foco da educação é o ensino- aprendizagem. A ideia é que, enquanto ensina, o professor também aprende; e enquanto aprende, o aluno também ensina. Resumindo: tanto o aluno, como o professor, aprendem e ensinam no processo de ensino-aprendizagem; ambos estão sempre se aperfeiçoando, pois ninguém consegue ter todo o conhecimento do mundo.

Enquanto viver, todo ser humano estará ensinando e, também, aprendendo. Por isso, professor, na sala de aula, nunca despreze o conhecimento de seu aluno. Deixe-o participar da aula, expressar suas ideias, formular hipóteses, justificar seus pensamentos.

Não torne sua aula uma mera leitura da revista bíblica e impedindo os seus alunos de ajudarem com argumentos, perguntas, considerações. Valorize o conhecimento de seu aluno, assim como as experiências dele, a vivência dele. Algo que ele pode expressar em determinado dia de aula pode enriquecer o seu conhecimento, além de ser uma experiência que ajudará toda a classe! Lembre-se, também, de que o conhecimento do seu aluno se constrói com a curiosidade dele, com a participação dele!

O professor não deve se sentir orgulhoso em sua posição e se sentir “ameaçado” com os saberes de seus alunos. Pelo contrário, o verdadeiro professor se sente privilegiado ao perceber que o seu aluno está se esforçando e conseguindo se desenvolver espiritual e intelectualmente de uma maneira admirável!

O Apóstolo Paulo foi um notável escritor da Bíblia Sagrada; podemos afirmar que a sua pena era de um destro escritor e que os seus escritos formam parte significativa do Novo Testamento. Porém, Paulo era humilde! Vejamos: “A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo” (Ef 3.8 – grifo nosso).

Paulo sabia que Timóteo era idôneo (Diz-se de pessoa ou coisa que reúne todas as condições necessárias para um serviço ou função). Com essa convicção, ele o encarrega de: “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros” (2Tm 2.2). Foi isso que Jesus Cristo fez: Ele ensinou e, posteriormente, deixou a responsabilidade com os seus discípulos, dentre os quais estamos nós!