O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Competências com a ferramenta CM ProWork
Advertisements

INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Transparência de Qualificações no Espaço Europeu
Manuel de Oliveira Ilda Poças Luís Mendanha
O Enfermeiro de Saúde Familiar.
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
CURRICULUM VITAE CARTAS DE APRESENTAÇÃO
Apresentação do Projeto
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
GFEC Sector de Inserção Profissional Apresentado por Marta Craveiro
Programa Operacional de Valorização do Potencial Humano e Coesão Social da RAM Apresentação do Eixo I – Educação e Formação 04 de Maio de 2009 PROGRAMA.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Working Futures-Meeting The European Challenge P ROJECTO L EONARDO DA V INCI Formação Profissional Inicial E SCOLA S ECUNDÁRIA DE C ALDAS DAS T AIPAS.
PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÉMICA INTERCONTINENTAL.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Março 2010 Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados membros da UE Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados.
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Mariana Dias Coordenadora da equipa do Centro de Investigação em Educação (ESELx) ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
O que é um Assistente Comenius?
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Programas de Mobilidade ERASMUS +.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
PROGRAMA: APRENDENDO LOGÍSTICA.
Rede de Voluntariado. Conceito de Voluntariado Acção empreendida de livre vontade Sem remuneração Em benefício de terceiros.
E RASMUS M UNDUS II Ana Mateus DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
Projecto de Estágio Mestrado em Educação de natureza profissionalizante Área de Especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação Sara Amaral.
Oportunidades de Cooperação no âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida Azambuja, 11 de Janeiro de 2012.
Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
APOIOS FINANCEIROS À ADAPTAÇÃO AO EURO E AO ANO 2000.
Nome do argonauta 2014 Feedback Após 1 Mês
O que é o autismo: O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento. Provavelmente, o autismo não é devido a uma causa única. É possível que existam.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Universidade Federal de Itajubá
Medidas Ativas de Emprego
ESTRATÉGIA 2020 Seminário Internacional As empresas sociais de inserção pelo trabalho - velhos desafios, novos caminhos As empresas sociais de inserção.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Candidatar-se ao Programa Erasmus Mundus Leonor Santa Clara DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009 Open the World…
Empregabilidade da pessoa com deficiência
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
1 João Proença Secretário Geral da UGT Universidade de Verão do PSD Castelo de Vide - 30/8/06 As Funções do Estado. Há gente a mais na Função Pública?
A Reforma da Formação Profissional

Mobilidade de Trabalhadores Docentes e Não-Docentes (STA e STT) novembro de 2015 Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Hotel dos Templários, Tomar 24 e 25 Novembro 2015 Formação Profissional.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Curso Especialização Tecnológica Ano Letivo de 2012/
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades de ensino e aprendizagem de todos os intervenientes no ensino e formação profissionais.

O Programa LEONARDO DA VINCI, sendo um programa de mobilidade inclui vários tipos de actividades: - Mobilidade de Pessoas para Formação Profissional Inicial - FPI - Mobilidade de Pessoas presentes no Mercado de Trabalho - PMT - Mobilidade de Profissionais da Educação e Formação Profissional - PEFP

MOBILIDADE DE PESSOAS PRESENTES NO MERCADO DE TRABALHO (PMT) Quem se pode candidatar? Indivíduos que estejam no mercado de trabalho – desempregados e/ou à procura do primeiro emprego que queiram realizar um estágio profissional em contexto real de trabalho num país europeu.

Que objetivos para a Acção? A acção de Mobilidade Pessoas no Mercado de Trabalho do programa sectorial LEONARDO DA VINCI tem como alvo, no caso específico da Região Açores, o apoio da mobilidade transnacional aos indivíduos desempregados e/ou à procura do primeiro emprego. No geral os objectivos da acção são: - Apoiar os participantes em atividades de formação e de formação contínua na aquisição e uso de conhecimentos, aptidões e qualificações para facilitar o desenvolvimento pessoal, a empregabilidade e a participação no Mercado de Trabalho Europeu; - Reforçar o carácter atractivo do ensino e formação profissionais e da mobilidade para indivíduos e facilitar a mobilidade de formandos trabalhadores.

Questões de ordem prática Quantos Países e Parceiros? Mínimo de 2 países e de 2 parceiros; um que envia e o outro que recebe. Qual a duração de um Projecto? - Mínimo de 6 meses - Máximo de 24 meses Qual a duração da Mobilidade? - Mínimo de 2 semanas - Máximo de 26 semanas

Que particularidades tem a mobilidade de PMT? O estágio é considerado como sendo um período de formação profissional e/ou experiência de trabalho realizado por um participante individual numa instituição parceira noutro país participante.

Quem formaliza a candidatura? - Instituições ou organizações que providenciem oportunidades de aprendizagem nos domínios abrangidos pelo programa Leonardo da Vinci; - Empresas, parceiros sociais e outros representantes do sector laboral, incluindo câmaras de comércio e outras organizações comerciais; - Instituições que prestem serviços de orientação, de aconselhamento ou de informação relacionados com qualquer aspecto de aprendizagem ao longo da vida; - Instituições de Ensino Superior; - E outras…..

Qual a intervenção da DRTQPDC através dos Serviços de Emprego dos Açores? -Concepção e elaboração dos projectos de mobilidade; - Atendimento/ Esclarecimento e Informações ao público; - Organização dos processos individuais; - Entrevistas e selecção de candidatos; - Contacto com as parceiras; -Estabelecimento de contratos e protocolos com as parcerias; - Acompanhamento e avaliação dos projectos e dos estágios.

Financiamento O financiamento é feito pela Comunidade Europeia através Agência Nacional do Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida e pelo orçamento da Região Autónoma dos Açores. Os participantes recebem uma bolsa para estadia, viagens e seguro.

Obrigada!