Escola Secundária De Caldas Das Taipas Técnico De Gestão De Equipamentos Informáticos Ano Lectivo: 2011/2012 Disciplina: S.D.A.C Professor: Daniel Rebelo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Informática
Advertisements

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
O Planeta da Informática
Tecnologias da Informação e da Comunicação
DCA-0114 Computação Gráfica
Áudio Digital.
AULA 1: Introdução a Sistemas Embarcados
Breno Meneghetti Lucas Silveira Pier Michelon Rafael Hickmann
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
PLACAS DE VÍDEO.
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE
Hardware/Software para Multimédia
Curso Técnico de Informática Disciplina: Hardware
Placas de Som e Vídeo Escola Secundária De Caldas Das Taipas
Unidade de Vídeo Escola Secundária Diogo de Macedo Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A Prof.: Henrique Ribeiro Paulo Cruz 11ºD nº2.
Professor Robson Campos
CLASSIFICAÇÃO DOS PERIFÉRICOS
INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Arquitetura de Computadores
Professor Felipe Monteiro Lima
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
Tecnologias Especificas Informática
Placa de Som.
Luan Philipe Braz Thyago Victor de Andrade. Componentes de um Computador Periféricos Processador Dispositivos de armazenamento de dados Dispositivos de.
Trabalho realizado por: Filipa Almeida, nº3 Rita Matias, nº5 Inês Costa, nº12 9ºB.
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Escola Prática de Formação e Tecnologia
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
HARDWARE.
Montagem e Manutenção de Computador I
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Bem vindos as aulas de informática
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Eduardo Gomes Hardware e Software Hardware Software.
Sistemas Digitais e arquitectura de computadores
Hardware Aula 03.
Visão Geral Max – Técnico Em Informática. Max _ Técnico Em Informática2 Um Computador Um computador de mesa, os chamados Desktop’s, são constituídos geralmente.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software
Componentes do Computador
Introdução à INFORMÁTICA
Introdução à Informática
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
11/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 02 –Comprei o computador
Formanda – Liliana Ribeiro Formador – António Macedo
Escola Secundaria Sebastião da gama Memorias André Santos 12ºL Nº2 Prof: Carlos Pereira SDAC.
CURSO DE INFORMÁTICA MÓDULO BÁSICO.
Componentes de Hardware
Motherboard Disciplina: SDAC Ricardo Bento 12ºL nº11.
Escola Secundaria Sebastião da Gama
Características do Hardware Para Multimídia.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Placas Gráficas.
 É uma máquina que funciona através de dois tipos de componentes essenciais: os dispositivos físicos, materiais, a que chamamos hardware e os programas.
MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE COMPUTADORES
Arquitetura geral de computadores
Jackson Eduardo da Silva
TRABALHO INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Introdução: Hardware de Computadores Placa-mãe
Princípios Básicos de Utilização do Computador
O que é Hardware ? Conjunto de unidades físicas, componentes, circuitos integrados, discos e mecanismos que compõem um computador ou seus periféricos.
Multimídia Hardware/Software para Multimídia (Parte I)
Conceito de multimédia
História dos computadores – O ENIAC
Instalação e Manutenção de Computadores
Tecnologias de Informação e Comunicação Estrutura e funcionamento de um sistema informático Agrupamento de Escolas de Carvalhos Professora Susana Oliveira.
Origem da palavra Informática
Transcrição da apresentação:

Escola Secundária De Caldas Das Taipas Técnico De Gestão De Equipamentos Informáticos Ano Lectivo: 2011/2012 Disciplina: S.D.A.C Professor: Daniel Rebelo Placas de Som e Vídeo Trabalho elaborado por: João Rodrigues, nº 8 Tiago Ribeiro, nº17

Neste nosso trabalho vamos fazer uma ligeira apresentação sobre placas de som (internas e externas) e placas de vídeo. Vamos explicar o que são, e um ainda um bocado da sua história.

Placas de Som O que são ? Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição. Placa de Som (Interna) Placa de Som (Externa)

Placas de Som História: O IBM PC/AT que vinha equipado de fabrica com um dispositivo para gerar som, que ainda hoje constitui os seus sucessores, os speakers, pequenos alto-falantes, apesar dos PCs actuais contarem com complexos sistemas de som tridimensional de altíssima resolução.

Placas de Som Para que servem ? A placa de som é um hardware utilizado para converter os dados binários, provenientes de seus arquivos de computador, em sinais eléctricos que agem nas caixas de som, fazendo com que sejam reproduzidos os sons desejados.

A placa de som serve como uma espécie de tradutor, pois se mandássemos os sinais binários directamente para as caixas de som, provavelmente ouviríamos ruídos sem nenhum significado ou não ouviríamos nada.

A qualidade do som depende da qualidade e dos recursos de sua placa e, claro das suas caixas de som. Geralmente as placas de som apenas fazem conversões de sinal binário para analógico, e também amplificam os sinais da saída, que ocorre quando aumentamos o volume através do computador.

Placas de Som Profissionais Qual a diferença da normal? Uma grande parte dos computadores traz incluída uma placa de som de alguma espécie. Se o seu computador possui colunas e produz beeps e barulhos é porque possui uma placa de som. A maioria dessas placas são desenhadas para jogos, multimédia e reprodução de CD/DVD, e por isso estas não estarão adequadas à gravação áudio de estúdio profissional.

Placas de Som Profissionais o Principais fabricantes: o Creative Labs o VIA Technologies o Analog Devices o AdLib Inc o C-Media o Realtek o M-audio

Placas de Vídeo O que é ?? Placa de vídeo, ou aceleradora gráfica, é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em octetos.

Placas de Vídeo História: A criação de uma imagem tridimensional é dividido em três etapas, chamadas de desenho, geometria e renderização. Na primeira etapa, é criada uma descrição dos objectos que compõem a imagem, ou seja: quais polígonos fazem parte da imagem, qual é a forma e tamanho de cada um, qual é a posição de cada polígono na imagem, quais serão as cores usadas e, finalmente, quais texturas e quais efeitos 3D serão aplicados. Depois de feito o "projecto" entramos na fase de geometria, onde a imagem é efectivamente criada e armazenada na memória da placa 3D.

Placas de Vídeo Descrição: A placa de vídeo é provavelmente o componente mais importante do PC. Originalmente, as placas de vídeo eram dispositivos simples, que se limitavam a mostrar o conteúdo da memória de vídeo no monitor.

A memória de vídeo continha um simples bitmap da imagem actual, actualizada pelo processador, e o RAMDAC (um conversor digital-analógico que faz parte da placa de vídeo) lia a imagem periodicamente e a enviava ao monitor. A resolução máxima suportada pela placa de vídeo era limitada pela quantidade de memória de vídeo.

Placas de Vídeo o Principais fabricantes: o ATI Technologies (incorporada à AMD) o nVidia o S3 Graphics o Matrox o SiS/XGI o 3Dlabs o PowerVR

Placas de Vídeo Tipos de placas de vídeo: Avulsas (Off-Board) Integradas à placa-mãe (On-Board)

Placas de Vídeo Avulsas (Off-Board): Com a evolução da historia dos jogos, e tudo envolvente á evolução da imagem, provocou que fossem criadas as placas off- board. A partir dai criaram se as placas 3D. As placas 3D são praticamente um computador à parte, pois além da qualidade generosa de memória RAM, acessada através de um barramento muito mais rápido que a do sistema, o chipset de vídeo é muito mais complexo e absurdamente mais rápido que o processador principal no processamento de gráficos.

Placas de Vídeo Integradas à placa-mãe (On- Board): As placas onboard, que são de longe as mais comuns. Elas são soluções bem mais simples, onde o GPU é integrado ao próprio chipset da placa-mãe e, em vez de utilizar memória dedicada, como nas placas offboard, utiliza parte da memória RAM principal, que é "roubada" do sistema.

De uma forma geral, as placas de vídeo onboard atuais atendem bem às tarefas do dia-a-dia, com a grande vantagem do custo. As placas mais caras são reservadas a quem realmente faz questão de jogar com os games recentes com uma boa qualidade. Existem ainda modelos de placas 3D específicos para uso profissional, como as NVIDIA.

Conclusão: Com este trabalho ficamos a saber mais sobre placas de som e placas de video. Ficamos a saber a história de ambas, para que servem, o que são e também os seus principais fabricantes.