Introdução a Informática

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Origem da palavra Informática
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Introdução a Informática

Introdução A Informática atua em todas as áreas do conhecimento humano. A sua utilização passou a ser um diferencial para pessoas e empresas, visto que, o controle da informação passou a ser algo essencial para se obter maior flexibilidade no mercado. Assim, o profissional, que melhor integrar sua área de atuação com a informática, atingirá, com mais rapidez, os seus objetivos e, consequentemente, o seu sucesso.

Então o que vem a ser um sistema computacional? É um sistema constituído por HARDWARE , SOFTWARE e PEOPLEWARE. HADWARE – Parte física COMPUTADOR SOFTWARE – Parte lógica PEOPLEWARE - Usuário O computador é uma máquina que processa dados, orientada por um conjunto de instruções e destinada a produzir resultados completos, com um mínimo de intervenção humana.

O primeiro Computador ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) foi o primeiro computador eletrônico, inventado pelos professores John Eckert e John Mauchly da Universidade da Pennsylvania (E.U.A.), em 1946. Tinha cerca de 18000 válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula a cada dois minutos.

Princípio de Funcionamento John Von Newman, matemático húngaro, formula nos Estados Unidos a proposição prática para computadores universais, que armazenam programas em memórias, melhorando o método inicialmente utilizado pelo ENIAC. Esse princípio é utilizado nos computadores até hoje. Em 1951 se inicia a produção em série de computadores (IBM/UNIVAC). Princípio de Funcionamento O computador não é uma máquina com inteligência. Na verdade, é uma máquina com uma grande capacidade para processamento de informações, tanto em volume de dados quanto na velocidade das operações que realiza sobre esses dados. Basicamente, o computador é organizado em três grandes funções ou áreas, as quais são: entrada de dados, processamento de dados e saída de dados.

Hardware Todo o equipamento físico da informática, que pode ser tocado. Exemplo: Monitor, mouse, teclado, gabinete, impressora, disquete, etc. Classificamos o hardware em: • CPU • Memórias • Dispositivos periféricos • Unidades de armazenamento

CPU CPU (Unidade Central de processamento) É o microprocessador, ou seja, o cérebro do microcomputador, responsável pelo processamento das informações e pela execução das instruções dadas ao microcomputador pelo usuário.

Memórias É a parte do microcomputador que armazena informações. Podemos dividir basicamente em dois tipos de memória: RAM (Random Access Memory) – Memória para leitura e gravação de dados. Memória volátil, ou seja, seu conteúdo é perdido quando o microcomputador é desligado. ROM (Read Only Memory) – Memória apenas para leitura. Os dados gravados não serão perdidos quando o microcomputador for desligado.

Dispositivos periféricos São dispositivos utilizados para entrar ou visualizar dados do microcomputador. Entrada – São dispositivos que o usuário entra com dados no microcomputador. Exemplos: Teclado, mouse, microfone, scanner, Webcam, etc.

Saída – São dispositivos que o usuário recebe dados do microcomputador. Exemplos: Monitor, impressora, caixas acústicas, etc.

Entrada e saída – Podem entrar ou receber dados pelo mesmo dispositivo Exemplo: placa de fax-modem, impressora multifuncional, etc.

Unidades de armazenamento São dispositivos capazes de armazenar dados. Exemplo: Disco rígido, disquete, CD-ROM, DVD-ROM, Pen drive, etc.

Software Toda parte lógica da informática, constituído pelos programas: Sistemas Operacionais, Aplicativos e Utilitários. Sistema Operacional – É o software que estabelece a relação entre o usuário e o microcomputador. Exemplos: Windows (sendo o Windows 8 o mais recente), Linux, MacOs, etc. Aplicativos – São ferramentas específicas: Editor de texto, planilha eletrônica, banco de dados, gravação de CD, animação, etc. Exemplos: Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint, Access e Outlook), Macromedia e Adobe, Corel DRAW, jogos, etc. Utilitários – São programas para manutenção e correção do sistema. Exemplos: Antivírus, anti-spyware, reparador de registros, etc.

Peopleware Termo que representa o operador de microcomputador, ou seja, o usuário. Exemplo: Digitador, internauta, operador de computador, WEB designer, etc.