A crise de 1929.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
Advertisements

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
As 10 Melhores frases do Homer Simpson
1 - ANTECEDENTES: EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
A CRISE DE 1929.
Da Crise de 1929 ao New Deal.
SÉCULO XIX ATÉ 1914 Acontecimentos Políticos com Reflexos na Economia
Milton Friedman Foi um dos mais destacados economistas do século XX e um dos mais influentes teóricos do liberalismo econômico. Principal apóstolo da Escola.
História Monetária e Financeira
A CRISE DE 29.

A crise de 1929: A Crise do Capitalismo
1 - ANTECEDENTES: EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.
A maior crise do sistema financeiro
NEOLIBERALISMO E SUAS FACES
A globalização Econômica até os anos 1940
Show do Ministro da Educação! Vale a pena ler!?
A C R I S E A M E R I C A N A D E créditoRestrição ao ________ Aumento. preços _______ de stocks e baixa de ______ Aumento do desemprego __________________.
A crise de anos depois.
A CRISE DE 1929.
A crise de 1929.
Colégio Militar de Belo Horizonte - História
EUA NA DÉCADA DE 20-CRISE DE 1929
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
Índice Causas - Antes Crise de Superprodução Especulação Bolsista
A crise do Capitalismo Após a Primeira Guerra Mundial ,os Estado Unidos se destacaram como a mais importante potência do mundo. Entre 1923 e 1929, os Estado.
A CRISE DE 1929 Prof. Fernando Gondim.
O Crash de 29.
EVENTOS VOLTADOS AO MERCADO DE CAPITAIS PROF. WILIAM CARVALHO.
A CRISE AMERICANA DE 1929.
A CRISE DE 1929 Prof. Lucas Villar.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Professor Edley
PROFESSORA MARIA CRISTINA
1929: A Grande depressão A Crise do Liberalismo.
Enfermidade psicológica da
1 - ANTECEDENTES: EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.
CRISE AMERICANA
Macroeconomia Aula 1.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
O CAPITALISMO EM CRISE A CRISE DE 29.
Prof. Waldejares Oliveira História geral
Crise de 1929: “A Grande Depressão”
O Crack de 1929 A Primeira Crise Capitalista nos EUA
Micro e Macroeconomia O mundo da economia se divide em microeconomia e macroeconomia. A microeconomia se dedica ao estudo do comportamento de pequenas.
A Crise do Capitalismo nos Anos 30
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
DECLÍNIO DA OLIGARQUIA CAFEEIRA
A quebra do capitalismo
História B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Aulas do dia 23/27 de Setembro.
CRISE ECONÔMICA DE 1929.
A CRISE DE 1929.
A Crise de 1929 Contexto histórico:
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
CAPITALISMO EM CRISE: O CRACK DA BOLSA DE NOVA YORK
A GRANDE DEPRESSÃO. CAUSAS DA CRISE A década de 20 nos EUA foi marcada pela prosperidade e pelo aumento da produção (novos produtos). O consumo aumentou,
Eichengreen, Barry (1992). Golden Fetters: The Gold Standard and the Great Depression, 1919– New York: Oxford University Press.
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 Introdução Metas de Política Macroeconômica Estrutura da Análise Macroeconômica Instrumentos de Política.
FALÊNCIA de EMPRESA PROF. WILIAM CARVALHO A grande crise.
A CRISE ATUAL EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: 1929 e 2010 Professor: Joubert Cordeiro Lisboa.
A CRISE MUNDIAL DE ANTECEDENTES:  EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.  Produção em larga escala (40% da produção industrial mundial). 
Causas e efeitos mundiais A CRISE ECONÔMICA DE 1929.
1 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com Os EUA e a Europa nos anos 1920 Cri$e generalizada na Europa. EUA em franca expan$ão. EUA – BC* saltou.
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
A Crise de 1929 PERÍODO ENTRE GUERRAS.
CRISE DE 29 9º ANO.
DO PÓS-GUERRA À GRANDE DEPRESSÃO
DO PÓS-GUERRA À GRANDE DEPRESSÃO
Transcrição da apresentação:

A crise de 1929

 Quebra da Bolsa de Nova York: de 1920 a 1929, os americanos compraram ações de diversas empresas. De repente o valor das ações começaram a cair. Os investidores quiseram vender as ações, mas ninguém queria comprar. Esse quadro desastroso culminou na famosa “Quinta-Feira Negra” (24/10/1929 – dia que a Bolsa sofreu a maior baixa da história). A quebra da bolsa trouxe medo, desemprego e falência. Milionários descobriram, de uma hora para outra, que não tinham mais nada e por causa disso alguns se suicidaram. O número de mendigos aumentou. Em 1930, a crise se agravou. Em 1933, Roosevelt foi eleito presidente dos EUA e elaborou um plano chamado New Deal. O Estado passou a vigiar o mercado, disciplinando os empresários, corrigindo os investimentos arriscados e fiscalizando as especulações nas bolsas de valores.

A crise de 1929 Crise de superprodução Desempregados norte-americanos, devido à crise econômica, concentram-se em frente à Bolsa de Valores. BETTMANN/CORBIS/LATINSTOCK

O American way of life Euforia econômica A imagem sintetiza as consequências da crise econômica norte-americana. Na fila, pessoas esperando para a compra de roupas e comidas, enquanto ao fundo a placa diz: “Não há caminho como o modo de vida americano”, frase slogan da euforia americana pré-1929.

A crise econômica norte-americana Capacidade de consumo e crescimento econômico da sociedade norte-americana não se desenvolvem com a mesma intensidade. Crise de superprodução A traz a primeira página de um jornal de 24 de outubro de 1928, dia do crash da Bolsa de Nova York. Repare que, apesar de estar na primeira página, a matéria não recebe grande destaque. Isso se deu devido à ideia liberal da época de que a economia voltaria ao normal sem a intervenção do Estado. Levou alguns anos para que essa crise ganhasse alguma atenção das autoridades americanas.

Soluções para a crise Política econômica: pleno emprego, estabilidade de preços, crescimento econômico e equilíbrio na balança de pagamentos BETTMANN/CORBIS/LATINSTOCK Distribuição de alimentos em Nova York, 1931

Baseado nas ideias do economista John Maynard Keynes O New Deal Novo acordo ou nova transação: programa de recuperação econômica proposto pelo governo do presidente Roosevelt, nos Estados Unidos, entre 1933 e 1945 Baseado nas ideias do economista John Maynard Keynes Na foto, o cotidiano de uma mãe faminta com os filhos em Nipomo, Califórnia, em 1936