A representação feminina no Mangá

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal De Santa Catarina
Advertisements

É menina... (Síntese do debate sobre os Direitos das Mulheres inserido no tema “Igualdade”)
Características do Romantismo no Brasil. Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque.
Do sonho Aos Ares.
Os meninos do Jardim de Infância de Cimo de Vila da Castanheira
HERÓIS DA NOSSA ESCOLA Como já dissemos na semana passada, os alunos Erick, Danilo e Anderson que participam do “Projeto Oficina de Desenho” sob a coordenação.
PORTINARI ARTE BRASILEIRA.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Daniela Leandro Rezende
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
DESIGUALDADE DE GÊNERO
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
AS GAROTAS DO CALENDÁRIO
EPBM – 8° ano Levi Cardozo.
Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes
Guia de Apoio à Criação de Bibliografia num Trabalho
Humberto de Campos Irmão X Clique.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
GIBI LUIS CARLOS F. MIRANDA DANIEL FELIPE DA SILVA COMIC HEMP.
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
MARKETING VIRTUAL: “MEIOS VIÁVEIS DE DIVULGAÇÃO PARA UMA BOA ACEITAÇÃO DO PÚBLICO JOVEM (ESTUDANTES DA FCT / UNESP)” ALEXANDRO VIEIRA LOPES CARLOS AUGUSTO.
Lenda do Guaraná.
Procuram um livro sobre um assunto, ou de um autor?
A Bruxa da Internet História escrita por Renan dos Anjos Dias
Quando as Mulheres tomam a Palavra
Você conhece bem o estilo japonês de desenho? Descubra!
Silvio Pléticos Ao chegar a Santa Catarina, nos anos 60, sua pintura matérica e vanguardista passou a ser uma referência para a geração que despontava.
Trabalho de conclusão de curso Aula 03 Tema, problema, hipóteses e justificativa Prof. Diovani Milhorim.
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
E.E. “Profª Maria Isabel dos Santos Mello”
Visita a Serralves 9 de Fevereiro de 2007 Bloco temático “Jardins de trapos” Professores responsáveis: Eva Coelho Manuel Barbosa.
Para todas as belas mulheres (pois são todas belas, belas, belas..)
Para todas as belas mulheres (pois são todas belas, belas, belas..)
Diverte-te com Hip-Hop
PONTOS ABORDADOS:  FAVELA  GÊNERO FEMININO  AÇÕES COLETIVAS  POLÍTICAS PÚBLICAS  CIDADANIA.
Descrevendo a atividade
Era digital e mudanças sociais
A Arte na Literatura de Cordel
Aula 03 – Animês Prof. Claudio Benossi
Filosofia da Arte.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Introdução Tutoriais. Seja Bem Vindo Você encontrará reunidos Tutoriais referentes a Biblioteca e apresentação do uso de seus serviços oferecidos online.
A Divulgação do Conhecimento Através das Redes Virtuais: Publicações Eletrônicas Prof. Dra. Silvia Helena Cardoso Unicamp/Instituto Edumed.
Branca de Neve: versões e visões de uma história
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Seminário de Análise e Produção Textual III
Módulo 5: Cultura e Personalidade
SIMBOLOS ?.
É no séc.XX que surgem novos hábitos, valores e comportamentos!
Apresentação aos Pais e Encarregados de Educação.
Universidade Sociedade. Brasil tem um parque produtivo -Metalúrgia -Siderúrgica -Automotiva -Papel e celulose -Aeronautica -Petroleo -Agroindustria.
1. Pesquisa Geral.
Era uma vez um grupo de pesquisadores que decidiram ver como era a vida no mar.
Clique na imagem para entrar
PROJETO DE APRENDIZAGEM REVOLUÇÃO DIGITAL O impacto da internet na sociedade Wagner Soares de Oliveira Disciplina de Computação e Sociedade Professor Orivaldo.
Mapa da Escola Seqüência didática:.
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DE QUADRINHOS INTRODUÇÃO. Um dos conhecimentos escolares mais utilizados são a produção de textos. Quando pensamos na dimensão.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
AULA SOBRE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Aluno: Luiz Henrique; Professora: Paula Nogueira; Escola e classe: Pirlimpimpim 5ºano B.
JORNALISMO RECEPÇÃO AOS ALUNOS DO 1º ANO INSTITUTO DE ESTUDOS JORNALÍSTICOS FLUC 22 DE SETEMBRO DE 2008 INSTITUTO DE ESTUDOS JORNALÍSTICOS FLUC 22 DE SETEMBRO.
Metodologia de Pesquisa Científica IES/Funcec Administração 2009 Prof. Breno Eustáquio.
DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO - Universidade Federal do Pará, VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS - Universidade Federal do Pará,
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
” رؤية في كتاب الذخيرة في محاسن أهل الجزيرة“
Transcrição da apresentação:

A representação feminina no Mangá Universidade de Coimbra Estudos Artísticos Cadeira: Informática para História da Arte Professor: Paulo Estudande Alunos: Iêda Risuenho e Leandro Marinho

O que é o Mangá? O Mangá é um gênero de banda desenhada que surgiu no Japão mais ou menos no século XI e se desenvolveu ao longo dos anos até chegar a forma atual, com os famosos olhos grandes e guerreiros ninjas, samurais e feitiçeiras. Ozamu Tezuka é considerado o pai do Mangá por ter introduzido características cinematográficas no desenho, além de criar os olhos grandes para maior expressão dos personagens.

Ozamu Tezuka em meio a edições de seus Mangás

Feminismo no Mangá A temática feminina era até então abordada por homens que escreviam o que eles achavam que as meninas deveriam ver, entretanto em 1964 Machiko Satonaka ganhou o concurso para mangakás da revista Ribon a partir disto a temática femina passa a ser abordada pela sua própria essência abordando temas que fogem inumeras vezes do ideal masculino acerca da mulher.

Referências Aranha, G. (Julho de 2010). Vozes abafadas: o mangá yaoi como mediação do discurso feminino. São Paulo, São Paulo, Brasil: Galáxia, Vol 10, Iss 19(2010). Castanheira, I. d. (2012). Comunidade de fãs e formas de expressão online: a indústria do anime e manga japonês na internet. Acesso em 03 de Janeiro de 2014, disponível em Instituto da Universidade de Lisboa: http://repositorio-iul.iscte.pt/handle/10071/5102 Gustavo, F. (s.d.). Teses e dissertações. Acesso em 03 de Janeiro de 2014, disponível em Biblioteca Digital USP: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-26012009-144033/pt-br.php